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Apresentação dos resultados do projeto Cartografia e dinâmicas socioeconómicas dos estudantes do Grande Porto e Grande Lisboa

A democratização do ensino superior (ES) continua a representar um desafio para os sistemas e instituições educativos, como evidenciam os diferentes indicadores sobre a influência das condições socioeconómicas no percurso académico dos estudantes. Ao nível do acesso, são apontadas diferentes formas de aceder a este nível de ensino, nas quais a situação socioeconómica dos jovens tem impacto. Quando consideramos o conceito de acesso do ES, estamos a perspetivá-lo, não apenas na colocação numa instituição de ensino superior (IES), mas, também, nas formas como esta ocorre. Deste modo, melhorar o acesso ao ES passa pela garantia da colocação, mas, igualmente, pela possibilidade de os jovens, de qualquer grupo social, poderem aceder ao ES sem barreiras institucionais. Assim, é necessário garantir a mitigação, senão a eliminação, das dificuldades ao nível do acesso a determinados percursos académicos, normalmente mais prestigiados e competitivos.
O projeto permitiu identificar, à luz dos seus resultados, recomendações que se espera auxiliem, quer as IES, quer as estruturas do poder central, a enformar as suas práticas e políticas, designadamente no que se refere à ação social e ao apoio aos estudantes, fundamental, para o acesso a todos ao ES, a sua permanência neste nível de ensino, a diminuição da taxa de abandono e, como meta final, a conclusão com sucesso dos seus programas de estudo.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Universidade do Porto

Tipo de Evento: Debate

Público-Alvo: Público Geral

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 41.145923176443, -8.615058855036

Localidade: Pólo Zero da Federação Académica do Porto
Praça de Lisboa - R. de São Filipe de Nery, 4050-546 Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://tinyurl.com/2a89drhj

Imagens:

Data:

22-11-2024 14:30