Já pensaste em viver numa mistura de ácido borbulhante e fervente? Ou no fundo do oceano mais profundo? Ou que tal num reator nuclear? Parece impossível, não é? Esses ambientes parecem muito extremos! No entanto, para certas formas de vida na Terra, estes ambientes são o seu lar. Um grupo de organismos, conhecidos como extremófilos (que significa "aqueles que amam extremos"), adaptaram-se, não só para sobreviver, mas também para prosperar e, na verdade, requerem mesmo essas condições tão "duras" para o seu crescimento.
Vem aprender sobre estes organismos que vivem nos ambientes extremos! Após uma introdução aos investigadores e seus percursos, explicaremos o que é um cientista e o seu dia à dia. De seguida, serão apresentados os extremófilos, os seus diferentes tipos, bem como os habitats onde estes se encontram. A atividade inclui um jogo de cartas didático sobre extremófilos, e apresentações interativas sobre os seus habitats no mundo e em Portugal, além das suas aplicações no nosso quotidiano.
Responsável: Tony Collins, Diogo Coelho e Margarida Costa, Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
Duração: 2.30 Horas
Observações: Destinatários: alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.
Local: Campus de Gualtar, Braga.
Nº máximo de alunos: 1 turma.
Instituição: Escola de Ciências da Universidade do Minho
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.56184865, -8.3972929655545
Localidade: Braga
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/De-Portas-Abertas.aspx
Data: