Saiba onde acontecem as ações

Algoritmia e pensamento computacional

A palavra algoritmo vem da matemática, associada às regras para as operações aritméticas escritas. Copérnico calculou uma tabela trigonométrica e explica como fez os cálculos. Newton descreveu como calcular uma melhor aproximação da raiz de um polinómio. Leibniz idealizou uma máquina de cálculo mecânico e Pascal construiu várias. Gauss fazia cálculos geodésicos e aperfeiçoou um método para resolução de sistemas lineares. Decompor um problema em problemas mais simples e recombinar as soluções parciais faz parte da matemática (Descartes, Polya).
Se precisamos de resolver o mesmo problema em circunstâncias diferentes há que reconhecer um padrão e, assim, escrever funções para o solucionar. Como se organizam os cálculos e como funciona o algoritmo que pretende dar solução ao problema é o principal objetivo desta sessão. Através de desafios, e por depuração, pretende-se motivar os participantes a analisar e a adquirir competências para os solucionar usando a programação python e folha cálculo.

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Clube Ciência Viva na Escola – ESRT, Escola Secundária de Rio Tinto

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Localidade: Rio Tinto

Concelho: GONDOMAR

Distrito: PORTO

Mais informações: https://www.aert3.pt/

Data:

20-11-2024 15:00