Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Sessão de apresentação do projeto “Corpos geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial”

ID: 4705

O Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento está a desenvolver o projeto “Corpos geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial” (PTDC_FCT_2022_AGRRIN - DOI 10.54499/2022.06269.PTDC), no âmbito do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona, com o apoio da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”. O projeto insere-se no campo de estudos sobre o racismo cotidiano em Portugal a partir de uma perspectiva decolonial, e tem por objetivos (1) identificar e compreender as múltiplas expressões do racismo cotidiano, (2) analisar como se desenvolvem ações afirmativas por meio de expressões sociopolíticas e estéticas da população negra e afrodescendente, bem como (3) propor contribuições para uma pedagogia decolonial com base nos processos de insurgência identificados. A sessão em formato tertúlia pretende reunir pessoas interessadas pelo viés da investigação para apresentar o projeto e por acreditar ser fundamental escutar os coletivos e associações que contribuem para a agenda antirracista na área metropolitana de Lisboa. Neste sentido, convidamos a participar nesta iniciativa, para que possamos refletir sobre como oferecer contributos que combatam a violência racista, promovam uma escola inclusiva e uma educação para a cidadania em Portugal.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Departamento de Museologia - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - Universidade Lusófona

Tipo de Evento: Tertúlia

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 38.7581454, -9.1518219577273

Localidade: Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa
Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://agrrin.net/

Imagens:

Data:

21-11-2023 14:00