GRANDE PRÉMIO CIÊNCIA VIVA 2022

Nuno Ferrand

Biólogo e professor catedrático na Universidade do Porto, Nuno Ferrand é fundador e diretor do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Laboratório Associado InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva.

Criou e foi diretor do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto onde, em parceria com a Ciência Viva, inaugurou a Galeria de Biodiversidade – Centro Ciência Viva, em junho de 2017.

Estabeleceu os TwinLabs , uma rede de laboratórios colaborativos em países africanos, para promover a capacitação e formação avançada de recursos humanos em ciência e tecnologia e a transferência de conhecimento. A cátedra “Life on Land” foi atribuída pela UNESCO à Universidade do Porto em 2017 para coordenar a rede de TwinLabs . Nuno Ferrand dirige também o projeto europeu BIOPOLIS, associado ao maior financiamento alguma vez atribuído a um centro de investigação em Portugal. Este é um projeto colaborativo com França, através da Universidade de Montpellier, com duração até 2030 e que mobiliza dezenas de milhões de euros.

A par com a investigação e a capacitação de quadros na área da ciência, a divulgação científica tem tido um lugar de destaque na sua atividade. Criou a série As Novas Viagens Philosophicas , apoiada no Concurso Media Ciência e exibida na RTP 1, mostrando a investigação realizada pelo CIBIO em diferentes continentes.

Nuno Ferrand concebeu e lançou ainda em território nacional as Estações Biológicas Internacionais de Mértola (já em construção) e da Branda de São Bento do Cando, Arcos de Valdevez/PNPG (em fase de preparação/planeamento). Lançou também a editora Arte e Ciência, destinada a publicar os melhores livros de divulgação de ciência em Portugal.