PRÉMIO CIÊNCIA VIVA EDUCAÇÃO 2022
Pedro Abreu
Pedro Abreu é professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, investigador no LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e co-chair da Colaboração IPPOG – International Particle Physics Outreach Group desde 2020, ano em que esta rede de cientistas se institucionalizou como projeto internacional.
Doutorou-se em Física no Instituto Superior Técnico e realizou a agregação em 2007. Trabalhou na experiência DELPHI no LEP/ CERN de 1987 a 2014, no Observatório Pierre Auger (na Argentina) desde 2006 e, mais recentemente, em SWGO (projeto para um novo Observatório na América do Sul).
Coordena a Divulgação Científica no LIP desde 2003 sendo responsável por projetos de ciência e sociedade, nomeadamente “ Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos ”. Integra o IPPOG – International Particle Physics Outreach Group desde a sua origem, em 2002, e foi nesse âmbito que participou na criação das Masterclasses Internacionais em Física de Partículas em 2005. Neste projeto os alunos do ensino secundário trabalham com dados reais dos aceleradores do CERN, com o apoio de cientistas desta área. Portugal é o país que conta com a maior adesão a este projeto, com a participação, em cada ano, de cerca de 1700 alunos em simultâneo em 14 locais.
Outro importante programa desenvolvido pelo LIP na área da educação é a Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa , curso acreditado de formação de professores por onde já passaram, em 14 edições, 771 professores da CPLP, dos quais 448 portugueses. As Masterclasses e a Escola de Professores no CERN têm o apoio da Ciência Viva, a que se junta neste segundo caso o apoio do Instituto Camões para os professores de outros países de língua portuguesa.