Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


Centro de Investigação em Qualidade de Vida - CIEQV (IPSantarém/IPLeiria)

Apresentação e experimentação de testes de coordenação motora

ID: 2581

Pretende-se que os estudantes observem e experimentem a realização de testes de coordenação motora grossa. Para tal, utilizaremos o KTK (Teste de Coordenação Corporal para Crianças), o KTK3+ (composto por 3 testes do KTK e pelo EHC – Eye Hand Coordination test) e o WDPK&C (Wall Drop Punt Kick & Catch), um teste de coordenação óculomanual e óculopedal desenvolvido por nós que se encontra em processo de validação.
No seu conjunto, é a noção de “Competência Motora” que estará em jogo. Sabe-se que os sujeitos que apresentam um bom nível de coordenação têm uma maior probabilidade de desenvolver uma competência motora aumentada, o que os poderá fazer aderir mais à prática de atividade física, com os benefícios que a literatura aponta.
Assim, iremos fazer uma sessão (realizada duas vezes, acompanhando as aulas das duas turmas de 1º ano do Curso de Licenciatura em Desporto e Bem-Estar) em que os participantes estarão divididos por estações, realizando-se em cada uma dessas estações um dos 6 testes (4 do KTK, o EHC e o WDPK&C)_ ao fim de algum tempo, passam para a estação seguinte.

Duração: 4.00 Horas

Instituição: Centro de Investigação em Qualidade de Vida - CIEQV (IPSantarém/IPLeiria)

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Localidade: ESECS (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria)

Concelho: LEIRIA

Distrito: LEIRIA

Data:

22-11-2022 09:00