Sempre que contactamos com uma interface de um dispositivo móvel (como os nossos smartphones) ou jogamos um jogo de consola, estamos a fazer uso de conceitos intrinsecamente ligados à computação gráfica (CG). Cada vez mais presente no nosso quotidiano, permite, também que entidades empresariais e industriais sejam competitivas através da simulação de ambientes parcial ou totalmente virtualizados, que permitem, por exemplo, levar a cabo tarefas de formação e treino em condições menos dispendiosas e mais seguras, bem como dar apoio à decisão em procedimentos e intervenções técnicas de complexidade considerável (como é o caso da reparação ou manutenção de maquinaria especial). Tudo isto não seria possível sem o devido conjunto matemático que suporta a CG desde os seus primórdios (e.g. cálculo matricial), que, por sua vez, permite que modelos virtuais sejam gerados, transformados, animados e realisticamente iluminados para constituírem um ambiente sintetizado de apoio a muitas atividades que atualmente correm um espectro alargado de áreas como a educação e a saúde. Nesta sessão, será feito um enquadramento da acerca do suporte da matemática na CG, que culminará na apresentação de alguns projetos de CG de aplicabilidade prática.
Duração: 0.40 Horas
Observações: Esta atividade tem início às 16H10. O link para a participação online será cedido após a inscrição na atividade.
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença: Híbrido
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.244772570032, -7.6904295624999
Localidade: Vila Real
Concelho: VILA REAL
Distrito: VILA REAL
Mais informações: https://eventos.utad.pt/cienciatecnologia/
Data: