Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Micro/Nano plastics and the ocean pollution: an innovative spectroscopic research approach

ID: 1323

O tema da iniciativa é a poluição marítima por micro/nanoplasticos e a sua análise científica usando uma aproximação inovadora recorrendo a técnicas de espectroscopia.
As atividades contemplam uma componente introdutória sobre o assunto, desafios e perspetivas futuras e introdução sobre técnicas inovadores para investigação da poluição marítima. Esta introdução será feita através de uma apresentação oral, via Zoom, proferida pela Professora Doutora Ana G. Silva, do Departamento de Física da FCT-NOVA. A apresentação terá uma duração de 40 min seguindo-se de uma sessão de questões de 10 min.
A segunda componente requer a presença dos interessados na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Laboratório de Superfícies e Interfaces, sala 248, Edifício I. Esta componente será dirigida pelo Doutor Nenad Bundaleski, responsável do Laboratório de Superfícies e Interfaces, Cefitec/FCT-NOVA. A atividade de carácter experimental contempla uma sessão no laboratório de explicação e desmonstração de duas técnicas de espectroscopia: Espectroscopia de fotoeletrões de raios-X (XPS) e espectrometria de massa de iões secundários (SIMS). A atividade no laboratório será limitada a um número máximo de 40 participantes. Os participantes serão agrupados em 5 grupos de 8 elementos. A visita ao laboratório terá uma duração de 10 min por cada grupo de 8 participantes.
A sessão de apresentação oral terá lugar na quarta-feira dia 24 de Novembro às 14h30. Será enviado link zoom a quem se registar.
As sessões de laboratório serão no dia 25 de Novembro, durante a manhã, entre as 10h30 e as 11h30. Ou em caso de impossibilidade durante a parte da tarde do dia 25 de Novembro.

(Entidade responsável: CEFITEC | FCT NOVA)

Duração: 1.00 Horas

Observações: Para a sessão online: Inscrição obrigatória pelo email jla@fct.unl.pt. Na mensagem de inscrição os interessados deverão indicar: nome completo, situação profissional, empresa ou universidade, área profissional e/ou de estudo e interesses profissionais.

Para a sessão laboratorial: Inscrição obrigatória pelo email n.bundaleski@fct.unl.pt. Na mensagem de inscrição os interessados deverão indicar: nome completo, situação profissional, empresa ou universidade, área profissional e/ou de estudo e interesses profissionais.

Instituição: Nova School of Science and Technology | FCT NOVA

Coordenador(a) do Programa: NOVA FCT

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Localidade: NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://www.cefitec.fct.unl.pt/our-research-groups

Datas:

24-11-2021 14:30

25-11-2021 10:30