Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Oficina pedagógica _Luz Solar, Clorofila e Sustentabilidade_

ID: 1260

A fotossíntese pode ser considerada o processo vital fundamental para quase todas as plantas e animais, uma vez que fornece a fonte de energia que impulsiona todas as suas funções metabólicas e o oxigénio necessário para a respiração. Por outro lado, também é essencial para aliviar as consequências das mudanças climáticas e promover a regeneração da matéria orgânica no solo.
A rápida industrialização do nosso planeta tem sido responsável pela emissão de gases tóxicos para a atmosfera que destroem a camada protetora de ozono estratosférico. Como resultado, o aumento da absorção da radiação ultravioleta-B pela terra reduz a capacidade fotossintética das plantas ao danificar diretamente as estruturas e processos fotossintéticos. Ao diminuir a fotossíntese no planeta, a redução da produção agrícola e o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera estão a afetar gravemente os problemas da fome, poluição e alterações climáticas.
A clorofila é um pigmento fotossintético importante para as plantas, determinando em grande parte a capacidade fotossintética e, portanto, o crescimento da planta. Assim, a clorofila é frequentemente usada como um indicador de atividade fotossintética, sendo hoje em dia considerada um importante índice de sustentabilidade.
Nesta oficina pedagógica será demonstrada a importância da luz solar, da clorofila e do dióxido de carbono na fotossíntese. Será ainda analisada a química envolvida nos processos e discutida a importância destes fatores na sustentabilidade.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até dia 15 de novembro, através do formulário disponível em https://forms.gle/NMPvAYeLV24FkdwK9

Instituição: Escola de Ciências da Universidade do Minho

Coordenador(a) do Programa: Ana Carvalho

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 18

Localidade: Escola de Ciências da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/De-Portas-Abertas.aspx

Datas:

24-11-2021 15:00

24-11-2021 16:00