Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Sessão de planetário imersivo digital + oficina pedagógica _Brincar com a luz e as cores_ (1º ciclo) OU _Espectroscopia: o estudo da luz_ (outros ciclos)

ID: 1259

Nas sessões de planetário, o monitor faz uma visita guiada ao céu, explorando os astros visíveis e são ainda exibidos filmes ou documentários científicos com imagens imersivas. Assistir a uma sessão de planetário é uma experiência inesquecível e altamente pedagógica tendo os participantes a oportunidade de usufruir de uma ferramenta que potencia o conhecimento.
_Brincar com a luz e as cores_ (1º ciclo) - Quando está sol e chuva vemos no céu um arco-íris, como é que se formou? E porque é que os objetos têm cores diferentes? Nesta atividade, os alunos vão responder a estas e outras questões. Usando prismas, lâmpadas coloridas e filtros, os alunos vão aprender mais sobre a luz e as cores. No final, cada aluno irá construir um disco de Newton para si.
_Espectroscopia: o estudo da luz_ (outros ciclos) - Existe luz que não se vê? O que é a refração? Nesta atividade, os alunos vão _brincar com luz_! São abordados temas como a propagação da luz, qual a sua velocidade, porque é que o céu é azul. No final, os participantes constroem o seu próprio espectroscópio.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Duas atividades, em sistema de rotatividade.
Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até dia 15 de novembro, através do formulário disponível em https://forms.gle/NMPvAYeLV24FkdwK9

Instituição: Escola de Ciências da Universidade do Minho

Coordenador(a) do Programa: Ana Carvalho

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 60

Localidade: Planetário - Casa da Ciência de Braga Centro Ciência Viva, Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ecum.uminho.pt/pt/Sociedade/Paginas/De-Portas-Abertas.aspx

Data:

24-11-2021 14:30