Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

O que perdemos com a extinção de cada espécie?

ID: 1056

Porque precisam os gorilas de montanha de distanciamento social?
Cada espécie que desaparece na Terra acelera a extinção humana. A fascinante investigação da Dr.ª Raquel Costa analisa o bem-estar e plasticidade comportamental de primatas, que interagem com humanos. Durante anos, estudou nas montanhas de Virunga - fronteira Uganda / R.D. Congo, famílias de gorilas selvagens habituadas à proximidade de visitantes. Os resultados permitem assegurar os benefícios do ecoturismo e evitar custos, tais como perturbação da estrutura social e stress dos animais, ou aumento do risco de transmissão de agentes patogénicos.
Raquel Costa - PhD University of Kyoto (JP). Work experience: study of a wild mountain population of gorillas in Bwindi, Uganda and of other monkeys, apes and lemurs, wild or in captivity. Collaborates with the Universities of Lund (SE), Exeter (UK), Alicante (ES), Lisbon (PT) and Japan Monkey Centre (JP), on well-being and behavioural plasticity of primates that interact with humans.
(Entidade responsável: Biblioteca da FCT NOVA)

Duração: 2.00 Horas

Observações: O Dia Nacional da Cultura Científica comemora-se em Portugal por volta de nov 24, desde 1996, por iniciativa do Professor Mariano Gago. Neste dia nasceu Rómulo de Carvalho (1906), o Professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino da ciência e da cultura científica no nosso país. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão. A Biblioteca da FCT NOVA, cedo se associou a esta data, celebrando o Professor/ Poeta mas também figuras da cultura e ciência ou temas de grande relevância e alguns de grande preocupação. Em 2021, após a longa viagem por tempos tão difíceis, penso que nos tornámos mais conscientes da nossa fragilidade num mundo ameaçado por pandemias, aquecimento global, a exaustão de bens naturais, escassez de meios energéticos e sobrevivências dos seres vivos (nós mesmos, os Humanos).
Altura de agirmos! Bem-vindos a esta reflexão conduzida pela Dra Raquel Costa.
Inscrições: jose.moura@fct.unl.pt

Instituição: Nova School of Science and Technology | FCT NOVA

Coordenador(a) do Programa: NOVA FCT

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 40

Localidade: Caparica

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: http://bibliotecaunl.blogspot.com/2021/10/dia-nacional-da-cultura-cientifica-2021.html

Imagens:

Data:

23-11-2021 16:00