A programação associada à Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias promoveu a valorização dos recursos locais através de atividades de divulgação relacionadas com os produtos, processos, métodos e técnicas utilizados na produção agrícola. Dirigidas a um público mais alargado e intergeracional – crianças e jovens, famílias, produtores, empreendedores e comunidade em geral – estas iniciativas visaram acentuar a apropriação e valorização cultural, científica e económica das possibilidades e potencialidades dos produtos locais, tal como as cerejas.
Todas as plantas podem ser medicinais, mas nem todas são aromáticas...
Como podemos utilizar este tipo de plantas? Quais os conhecimentos que devemos ter?
A Professora Fernanda Delgado – docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e investigadora do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior – irá responder a estas e outras questões.
Nesta oficina temática, serão desmistificados alguns conceitos comuns sobre o conhecimento e uso deste tipo de plantas, serão dadas a conhecer as plantas que surgem espontaneamente na Natureza e que devem ser utilizadas e valorizadas, assim como qual a melhor época para o seu cultivo e colheita.
As plantas aromáticas são presença assídua na Dieta Mediterrânica. Nesta atividade haverá ainda a oportunidade de degustar várias infusões, água florais aromatizadas com óleos essenciais e de aprender a preparar sal, azeite, vinagre e açúcar aromatizados com plantas condimentares em fresco ou seco, entre outras partilhas de saberes e sabores!
Cientista: Fernanda Delgado | Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior
Local: Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias (Alcongosta, Fundão)
Data: 31-07-2021 | das 16h00 às 18h00
As flores não são todas comestíveis, mas muitas podem ser… e são utilizadas na alimentação desde o tempo dos Romanos! E... quem nunca comeu flores?!
Apaixonada pelo tema das flores comestíveis, e tendo já realizado trabalho de investigação com algumas destas plantas (desde a propagação, cultivo até à sua utilização), Cristina Vilela Alves – licenciada em Agronomia pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco - vai dar a conhecer e explicar como cuidar e degustar estas delicadas iguarias.
Nesta oficina temática, será possível conhecer flores que se podem ingerir, analisar a sua composição química e nutricional, explorar os benefícios para a saúde, aprender a cultivar, utilizar e preparar flores que irão conferir um "elegante toque de sofisticação" a qualquer refeição!
Entre partilhas e degustações, de saberes e sabores, haverá ainda oportunidade de "meter as mãos na terra" para semear algumas variedades de plantas de flores comestíveis... para levar para casa!
Cientista: Cristina Vilela Alves
Local: Quinta Ciência Viva das Cerejas e Ideias (Alcongosta, Fundão)
Data: 09-10-2021 | das 15h00 às 17h00
No Dia Europeu da Lã - 9 de abril - a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias desafia miúdos e mais graúdos a desenrolar o "novelo" da ciência. Da tosquia ao tricô... do pelo às fibras vegetais... da lã à matemática... esta atividade convida a explorar a diversidade de fibras e fios, a compreender o seu tratamento e a descobrir novas aplicações originais. Porque o conhecimento não tem idade e a ciência pode ser a solução para "encontrar o fio à meada"!
Cientista: Sofia Santos | Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias
Local: Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade | Fundão
Data: 09-04-2022 | 10:30 Lã: da Biologia à Matemática - Edição XL (público: adultos) | 15:00 Lã: da Biologia à Matemática - Edição S (público: escolas)
PROGRAMA
A Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, desafia os mais jovens, a tentar a sua sorte no antigo “Jogo da Glória”. Inserido nas Jornadas das Raças Autóctones, e ao ritmo do rodar do dado, os jovens aventureiros são convidados a perceber de que forma é que cada raça autóctone aproveita as suas características para obter vantagens no habitat onde vive.
Cientista: Sofia Santos | Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias
Local: Jornadas das Raças Autóctones – Casino Fundanense (Fundão)
Data: 12 e 13-04-2022
A convite da Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, a autora fundanense Sara Couto apresenta o seu livro infantil “As cerejas e assim”. As cerejas têm pés e não vão a lado nenhum… não é engraçado? E são cor-de-rosa quando estão verdes… confuso?! Composta por um momento de leitura, uma sessão de autógrafo e a dinamização de jogo e atividade criativa inspiradas no álbum infantil, esta esta oficina temática convida miúdos e graúdos a uma viagem à infância e às memórias que ficam para sempre, como as nódoas de cereja na roupa.
Autora: Sara Couto | Regador Amarelo
Local: Festa da Cereja - Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias (Alcongosta, Fundão)
Data: 10-06-2022 | das 16h30 às 17h30
Desenvolver plantas de interior envolve alguns desafios, uma vez que nem sempre é possível reproduzir e respeitar as condições ambientais vitais para a sua sobrevivência. Nesta oficina temática, a influencer Sofia Manuel (A Tripeirinha) mostra que não é assim tão complicado cuidar corretamente das plantas de interior e quais são os aspetos mais importantes para as manter saudáveis.
Convidada: Sofia Manuel (“A tripeirinha”)
Local: Festa da Cereja - Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias (Alcongosta, Fundão)
Data: 12-06-2022 | das 10h30 às 12h00
Nesta oficina temática, a bióloga Marie Bartz (conhecida por Dra. Minhoca) dá a conhecer, a miúdos e graúdos, o solo e a biodiversidade que nele habita: o que é o solo e os cuidados que devemos ter para mantê-lo saudável? Quem vive no solo? O que fazem e porque são tão importantes para o Planeta e para os seres humanos, principalmente?...
Cientista: Marie Bartz | Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova
Local: Festa da Cereja - Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias (Alcongosta, Fundão)
Data: 12-06-2022 | das 16h30 às 17h30
Em plena Feira de Inovação Agrícola do Fundão, a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, atrai os mais jovens, a perceber como a tecnologia ajuda a perceber que insetos são uma ameaça para os campos agrícolas e quais são… benéficos. Através da análise de algumas características é possível distinguir entre pragas e polinizadores.
Cientista: Sofia Santos | Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias
Local: Feira de Inovação Agrícola do Fundão
Data: 14-10-2022
As estórias infantis podem ser o ponto de partida para a exploração de várias temáticas científicas e… as nódoas de cereja também!
À sombra das cerejeiras e embalados pela leitura do conto infantil “Dias felizes de uma nódoa teimosa”, de Isabel Zambujal, miúdos e graúdos vão descobrir que a ciência também lava roupa, porque... com pouca água e muita ciência não há nódoa que resista!
Esta é a primeira oficina temática – do ciclo mensal de atividades para famílias Com contos, peso e medida: a ciência das estórias – que a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias organiza em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.
Local: Quinta Ciência Viva das Cerejas e Ideias (Alcongosta, Fundão)
Data: 23-10-2021 | das 15h00 às 16h00
As estórias infantis podem ser um ingrediente fundamental para a exploração de várias temáticas científicas! Entre aromas e sabores, a leitura do conto infantil “A cozinheira do Rei”, de Soledad Felloza, vai condimentar a curiosidade e desafiar miúdos e graúdos a identificar e ilustrar várias espécies micológicas. A ciência vai revelar que, apesar das pintas, nem todos são… cogumelos com pinta! Realizada em pleno certame Míscaro – Festival do cogumelo, esta é a segunda oficina temática – do ciclo mensal de atividades para famílias Com contos, peso e medida: a ciência das estórias – que a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias organiza em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.
Local: Míscaros – Festival do cogumelo (Alcaide, Fundão)
Data: 20-11-2021 - das 15h00 às 16h00 | 21-11-2021 - das 16h00 às 17h00
Este Natal, o presente da Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias não chega pela chaminé, mas… está à distância de um clique! Organizada em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, a terceira oficina temática – do ciclo mensal de atividades para famílias Com contos, peso e medida: a ciência das estórias – vai reconfortar a curiosidade científica de miúdos e graúdos. Ao sabor do conto infantil “Emília e o chá de tília”, de Alexandra Pinheiro, a ciência vai revelar como apreciar chá com os cinco sentidos e como este pode dar cor à criatividade dos participantes.
Local: Online (plataforma Zoom)
Data: 18 e 23-12-2021 | das 15h00 às 16h00
O início de um novo ano comemora-se com festa… e a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias não é exceção! Organizada em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, a primeira atividade de 2022 do ciclo mensal Com contos, peso e medida: a ciência das estórias, desafia miúdos e graúdos a construir os seus próprios instrumentos musicais ao “ritmo” do conto infantil “Os quatro amigos (Músicos de Bremen)”, de J. e M. Grimm. Não desafine e… entre no compasso desta melodia musical!
Local: Online (plataforma Zoom)
Data: 22-01-2022 | das 11h00 às 12h00
Do palco do Festival da Canção para a bancada da cozinha, a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias desvenda porque cresce a massa do pão! Organizada em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, a segunda atividade de 2022 do ciclo mensal Com contos, peso e medida: a ciência das estórias, desafia miúdos e graúdos a confecionar o seu próprio pão com os ingredientes protagonistas do conto infantil "Maruxa", de Eva Majusto. Prepare-se para colocar as mãos na massa e perceber como a ciência é o ingrediente fundamental de todas as receitas!
Local: Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade (Fundão)
Data: 12-02-2022 | das 15h00 às 16h00
No mês em que inicia a primavera, a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, desvenda o que sucede a uma semente quando esta desperta… A partir da leitura do conto infantil "Ainda nada?”, de Christian Voltz, miúdos e graúdos são desafiados a explorar o ciclo de desenvolvimento das plantas e a compreender como germina a Ciência a partir de uma simples semente.
Local: Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade (Fundão)
Data: 12-03-2022 | das 15h00 às 16h00
No Dia Internacional do Livro Infantil, a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, pretende atrair miúdos e graúdos para a descoberta da ciência que se “esconde” nas entrelinhas das estórias infantis. A leitura do conto "Leónia devora os livros”, de Laurence Herbert, é o ponto de partida para a criação de marcadores de página com… uma forte atração por livros!
Local: Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade (Fundão)
Data: 02-04-2022 | das 15h00 às 16h00
Em plena 14º Feira do Queijo, a Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas, em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, dá continuidade ao ciclo mensal de atividades para famílias. A partir da leitura do conto infantil "A Princesa que gostava de queijo", de Sofia Salvado, miúdos e graúdos são desafiados a misturar leite com uma pitada de ciência para produzir um delicioso… bioplástico! Porque para além do queijo, o leite pode servir para produzir bioplástico e contribuir para o bem do ambiente.
Local: 14º Feira do Queijo (Soalheira, Fundão)
Data: 21-05-2022 | 15h00 às 16h00
Em plena Festa da Cereja, a Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas, em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, mostra que nem só de fruta se faz uma saborosa e colorida salada de frutos! A partir da leitura do conto infantil “Brincos de cereja”, de Maria Antonieta Nabais, miúdos e graúdos são convidados a investigar o mundo das frutas, frutos e… pseudofrutos para perceber que nem todos os frutos são uma fruta, mas... (quase) todas as frutas são um fruto!...
Local: Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias (Alcongosta, Fundão)
Data: 11-06-2022 | 10h30 às 11h30
O verão chegou e as altas temperaturas convidam a mergulhos na praia e na piscina! Mas que cuidados são precisos ter? Será que o protetor solar é mesmo necessário? E o chapéu, a t-shirt ou os óculos, que diferença fazem? A Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, responde a estas (e outras) questões. A partir da leitura do conto infantil "Quando o Sol está a brilhar", de José Fanha, as famílias são convidadas a reconhecer algumas medidas preventivas para reduzir os riscos associados à exposição solar.
Local: Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade (Fundão)
Data: 09-07-2022 | das 10h30 às 11h30
No mês em que começa o Outono, a Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas, em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, prepara-se para desmistificar o arco Iris por trás da chuva! A partir da leitura do conto infantil “O arco e o Marco”, de Clara de Sousa, miúdos e graúdos são convidados a investigar o mundo das cores! Porque para determinadas cores, às vezes, é preciso determinados filtros para o conhecimento só precisamos de ciência!
Local: Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade (Fundão)
Data: 17-09-2022 | das 15h00 às 16h00
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, a Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias – em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade – convida as famílias a descobrir que a cozinha é um verdadeiro laboratório e as receitas são protocolos experimentais que têm de ser seguidos à risca! Tendo como mote a leitura do livro “Um bolo para o lanche”, de Christian Voltz, é possível compreender que fazer um bolo, por exemplo, pode ser uma autêntica experiência científica… Qual a função de cada um dos ingredientes? E porque é que certos alimentos são considerados mais saudáveis do que outros? Vamos meter a mão na massa e descobrir a resposta a estas e outras perguntas. Prometemos uma tarde doce q.b.
Local: Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade (Fundão)
Data: 08-10-2022 | das 15h00 às 16h00
A Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias – em parceria com a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade – convida a desvendar enigmas, desafios e a ser criativo. Pensamento lógico e rapidez de raciocínio são necessários… Quem será capaz de resolver os “mistérios” e derrotar o relógio? O jogo começa com a leitura do conto infantil “A horta do Senhor Lobo”, de Quentin Gréban, e depois será necessário resolver vários enigmas em apenas 60 minutos, para que a porta se abra antes do relógio chegar a zero!
Local: Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade (Fundão)
Data: 26-11-2022 | das 15h00 às 16h00