Estudantes nacionais em grande forma nas Olimpíadas

INFORMÁTICA
INFORMÁTICA

TRÊS MEDALHAS DE BRONZE NAS OLIMPÍADAS DA INFORMÁTICA

As Olimpíadas da Informática da Europa Ocidental decorreram no passado 17 de junho, de forma remota. Estiveram presentes alguns alunos dos ensinos básico e secundário nacionais, vencedores das provas nacionais.

Cada país pode apresentar um máximo de seis alunos, selecionados durante um estágio online organizado pelo Professor Pedro Ribeiro. O grupo de alunos português obteve resultados muito positivos, conquistando três medalhas de bronze, pelos alunos Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa, dois do 12º e um do 10º ano. Compuseram a seleção nacional ainda os alunos Laura Muliar (10º), Diogo Ferreira (11º) e Pedro Peixote (12º).

BIOLOGIA
BIOLOGIA

BRONZE E DIPLOMAS DE MÉRITO NAS OLIMPÍADAS BIOLOGIA

Está a terminar a aventura dos nossos estudantes nas Olimpíadas Internacionais da Biologia. Uma medalha de bronze para André Cruz e dois diplomas de mérito para João Martins e Rodrigo Marques.

MATEMÁTICA
MATEMÁTICA

MEDALHA EM BRONZE E MENÇÕES HONROSAS EM MATEMÁTICA

A equipa portuguesa conquistou uma medalha de bronze e quatro menções honrosas na 64ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO2023), que decorreu em Chiba, no Japão.

Rafael Inácio, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, trouxe a medalha de bronze, André Pinheiro. Tiago Sousa, Tomás Faria e Xingyu Zhu foram distinguidos com menções honrosas. Da comitiva portuguesa faziam ainda parte Apolo Gomes, aluno da equipa, Joana Teles, chefe de equipa, e Nuno Arala, tutor.

FÍSICA
FÍSICA

MEDALHAS DE OURO, E BRONZE PARA A EQUIPA PORTUGUESA NAS OLIMPÍADAS IBERO-AMERICANAS DE FÍSICA

A equipa portuguesa que participou na Olimpíada Ibero-Americana de Física, que decorreu de 23 a 30 de setembro, arrecadou uma medalha de ouro e três medalhas de bronze numa excelente participação no evento.
 
A medalha de ouro foi conquistada por Miguel Barra De Almeida, que realizou a quarta melhor prova do evento, e as medalhas de bronze foram conquistadas por Duarte Luís Malheiro Duarte, Dinis Chaves Sousa Marques da Costa e por Francisco Carvalho Martins.
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA

MEDALHA DE PRATA E TRÊS DE BRONZE NAS OLIMPÍADAS IBERO-AMERICANAS DE MATEMÁTICA

As XXXVIII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) chegaram ao fim no Rio de Janeiro. Portugal sai da competição com uma medalha de prata e três de bronze. Na classificação por países fica em 5º lugar na tabela.
 
Rafael Inácio, aluno do 12º ano da Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro, conquistou a medalha de prata. Laura Muliar, do 11º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima, Rui Rodrigues, do 12º ano da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja, e Tomás Faria, do 10 º ano do Colégio Moderno, em Lisboa, arrecadaram as medalhas de bronze.
CIÊNCIAS DA TERRA
CIÊNCIAS DA TERRA

PORTUGAL TRAZ MEDALHAS DE PRATA E TRÊS DE BRONZE DAS OMEDALHA INTERNACIONAIS DE CIÊNCIA DA TERRA

As Olimpíadas Ibero Americanas de Biologia decorreram em Madrid entre 3 e 9 de setembro e Portugal esteve representado por quatro alunos, tendo obtido duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze. A equipa portuguesa foi acompanhada por dois professores e foram alojados no campus da Universidade Autónoma de Madrid.
 
Os alunos realizaram quatro provas a título individual, onde foram autênticos detetives e cientistas forenses!
As atividades realizadas, as visitas e o contacto com dezenas de jovens (48), provenientes de diferentes países (14), foi uma experiência enriquecedora e insubstituível!
ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA
ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA

PORTUGAL RECEBE MENÇÃO HONROSA NAS OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA

A equipa de Portugal destacou-se nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica deste ano, realizadas em Chorzow, Polónia, de 10 a 20 de agosto.

Composta por 5 alunos, a equipa conquistou uma menção honrosa para Bruno Ralha, demonstrando um desempenho notável em diversas provas. Os alunos prepararam também um poster com o título “Gaia Alerts: Observing Type Ia supernovae with robotic telescopes", mostrando a recolha e a análise de dados de imagem obtidas com telescópios robóticos no Observatório de Las Cumbres, feitas pela equipa portuguesa.
 
Esta jornada contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva.
INFORMÁTICA
INFORMÁTICA

TRÊS MEDALHAS DE BRONZE NO CONCURSO IBERO-AMERICANAS DE INFORMÁTICA E PROGRAMAÇÃO

Durante a cerimónia de encerramento das IOI 2023, foram também mencionados os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI.
 
As medalhas foram conquistadas pelo Luís Barbosa, Laura Muliar e Diego Ferreira. Participaram também o Afonso Sancho, o Vasco Carmo e o Pedro Peixoto.

As Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Informática são uma iniciativa de alta competição em TIC, que serve para fomentar o gosto dos jovens por esta área, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Ciência Viva, da Everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.