Montagem e programação de robôs móveis com capacidades sensoriais e reactivas
Instituição: IEETA
Tipologia: Estágio científico e tecnológico
Localização: AVEIRO , AVEIRO
Anos: 11º, 12º
Data:
De 06-07-2026
a 10-07-2026
Ação paga
Descrição:
Neste projeto pretende-se realizar a montagem e programação de robôs móveis autónomos capazes de cumprir missões pré-definidas com sensores e capacidade de agir em situações de exceção, tais como obstáculos ou estímulos (som, luz, calor):
a) Montagem: os alunos irão montar um kit de robô com base, bateria e sensores. Será montado um circuito elétrico geral. O microcontrolador (uC) usado é o Romeo, que será montado e ligado a sensores e motores.
b) O programa Arduino IDE programará em C, e irá transferi-lo para o uC.
c) A aprendizagem do Arduino C começará com programas exemplo; haverá aprendizagem para leitura de sensores binários, analógicos e digitais. Serão ainda ativados os motores.
d) Sensores: os alunos acrescentarão sensores específicos para as missões, que façam o robô divergir da ação normal e executem reações temporárias que serão resultado de estímulos externos. Logo após essa reação, os robôs retomarão o comportamento normal.
e) No final do estágio, cada grupo mostrará a missão destinada ao robô.