COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Mudança de género ou uso de psicadélicos: Qual o impacto dos novos mundos na saúde mental?

12-05-2023




Na terceira sessão do ciclo de debates “Uma Questão de Ética” refletimos sobre a relação da saúde mental com os novos mundos idealizados pelos mais jovens. Sob o mote “Novos mundos na nossa cabeça” iremos debater no próximo dia 18 de maio, quinta-feira, pelas 15.00, tópicos como a mudança de género na puberdade, o uso de psicadélicos na saúde ou a formação de identidade.




Para abordar estas questões convidámos um painel de especialistas nas áreas da sexologia clínica, neuropsiquiatria, psiquiatria da infância e da adolescência e ginecologia-obstetrícia. Dele fazem parte Rui Ferreira Carvalho (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte), Albino Jorge Maia (Fundação Champalimaud) e Margarida Crujo (Hospital CUF Descobertas). A moderação fica a cargo de Margarida Silvestre (Conselho Nacional de Ética para as Ciência da Vida).




Os encontros “Uma Questão de Ética” são uma iniciativa da Ciência Viva e do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). Este ano, o ciclo de debates explora várias dimensões do cérebro e da saúde mental. A primeira sessão, realizada em março, teve como tema "O cérebro e o digital". A segunda sessão ocorreu em abril e focou-se nos animais de companhia.




As sessões decorrem no Pavilhão do Conhecimento com transmissão online. Entrada livre, mediante inscrição.




Mais informação em





Inscrições em




https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfB2oQ6nCE9hw2cdLkoy2PSaQSuETx5T3SNksEPo_SmLMzf_Q/viewform


Oradores convidados




Rui Ferreira Carvalho




Psiquiatra da infância e adolescência com competência em sexologia clínica reconhecida pela Ordem dos Médicos. Exerce funções no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente desde 2018, onde integra a equipa de Diversidade de Género na Infância e Adolescência. Cocoordenador e docente da Pós-Graduação em Sexualidade Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – FMUL e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Docente nos módulos de Pediatria e de Psiquiatria no Mestrado Integrado em Medicina na FMUL.


 





Albino Jorge Maia




Diretor de Neuropsiquiatria na Fundação Champalimaud e professor auxiliar da NOVA Medical School, em Lisboa. Médico-cientista, especialista em psiquiatria, doutorado em Neurociências pela Universidade do Porto e pelo Duke University Medical Centre. Mestre em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health. Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.


 


Margarida Crujo


Médica Psiquiatra. Especialista em psiquiatria da infância e da adolescência. Coordenadora da Equipa de Pedopsiquiatria do Hospital CUF Descobertas.


 


 


 





Margarida Silvestre


Médica especialista em ginecologia-obstetrícia, subespecialista em medicina da reprodução pela Ordem dos Médicos e assistente hospitalar graduada de ginecologia-obstetrícia. Exerce atividade clínica na CLINIMER – Clínica de Medicina da Reprodução, Centro Cirúrgico de Coimbra. Doutorada em Bioética. Professora de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – FMUC. É presidente da Comissão de Ética da FMUC, Senior Deputy of the SIG Ethics and Law Steering Committee of the European Society of Human Reproduction and Embryology, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, membro do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica da Ordem dos Médicos e membro do Colégio da Subespecialidade de Medicina da Reprodução da Ordem dos Médicos.