COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

As Energias Verdes em foco no próximo Espaço à Quarta

20-03-2023



De que forma as ciências e tecnologias do Espaço contribuem para o desenvolvimento das energias renováveis?


Este é o mote para a próxima sessão de “O Espaço à Quarta”, que terá lugar esta quarta-feira, dia 22 de março, às 19.00. A sessão será transmitida na página de YouTube do Pavilhão do Conhecimento.


A observação da Terra tem – ou poderá vir a ter – um papel muito importante na avaliação dos melhores locais para a instalação de infraestruturas eólicas offshore ou de equipamentos para obtenção de energias renováveis a partir de ondas ou marés.


Para nos falar deste tema, a Ciência Viva convidou um painel de profissionais que trabalham nos setores das energias renováveis e da observação da Terra: Teresa Simões (LNEG), Francisco Correia da Fonseca (WavEC), Nuno Borges de Carvalho (Universidade de Aveiro/IT) e Isabel Trigo (IPMA/Instituto Dom Luiz).


 


O que é o Espaço à Quarta?


O Espaço está bem presente nas nossas vidas, mesmo sem darmos por isso. A tecnologia espacial atual pode, por exemplo, orientar as nossas deslocações. Para além disso, também assegura as telecomunicações, as previsões meteorológicas, a agricultura de precisão e a gestão de recursos preciosos, como a água potável.


É igualmente responsável pela monitorização do nosso planeta e pelo auxílio em situações de crises ou catástrofes, sejam elas humanitárias ou naturais, entre muitos outros recursos.


Nas sessões de 2023 de “O Espaço à Quarta” iremos analisar como a indústria espacial se pode tornar mais sustentável. Abordaremos alguns dos problemas atuais que o Espaço pode ajudar a resolver, como a procura dos melhores locais para a exploração das energias renováveis, a utilização sustentável da órbita terrestre ou a monitorização de resíduos no oceano.


Próxima sessão: Lixo espacial | 12 de abril