COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Ciência Viva no Verão: chegou o programa de divulgação científica mais aguardado do ano

06-07-2022



Atividades em todo o país · 15 julho - 15 setembro

O programa científico mais aguardado da época estival acaba de chegar. Já estão disponíveis para consulta no site da Ciência Viva as ações que compõem a edição deste ano da Ciência Viva no Verão.

As inscrições abrem no dia 11 de julho, às 15.00.

Nas férias, a ciência sai à rua em todo o país com centenas de atividades organizadas por Centros Ciência Viva em parceria com instituições e associações científicas, autarquias e empresas, sempre na companhia de especialistas.

Conhecer os habitantes noturnos mais ativos do Alviela, observar o céu estrelado de Constância, entrar na galeria mineira do Lousal a 30 metros de profundidade, ou fazer um passeio no estuário do Tejo observando as aves que ali vivem, são algumas das ações imperdíveis.

LISTA COMPLETA DE ATIVIDADES



OUTROS DESTAQUES

CIBIO-InBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto | Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Um dia no “escritório" com uma equipa de biólogos marinhos
Local: Av. da Praia de Angeiras, Matosinhos
Data: 31-07, 10.00

Os participantes acompanharão investigadores do grupo MarChange do CIBIO num dia de trabalho de campo. Juntos realizarão um levantamento da biodiversidade da Praia do Barreiro, com algumas espécies comuns e típicas das praias rochosas do norte de Portugal e organismos invasores. Com a ajuda de um smartphone descarregarão dados de temperatura registados por sensores instalados nas rochas e realizarão furos com berbequim em rochas para instalar novos sensores.


Centro Ciência Viva de Bragança
A Brama dos Veados
Local: Parque Natural de Montesinho, Bragança
Data: 10-09, 06.00



Saída de campo para observação de veados, de alguns aspetos da sua ecologia e do seu comportamento, com o objetivo de informar e sensibilizar o público para a importância desta espécie e da conservação da biodiversidade que nos rodeia.




Centro Ciência Viva de Constância
Observar o Céu Noturno no Parque de Santa Margarida
Local: Parque de Santa Margarida
Data: 14-09, 21.15

Na companhia de astrónomos profissionais, os participantes nesta ação irão aprender a identificar constelações e a estrela Polar e perceber por que razão o céu se altera com o decorrer da noite. Haverá ainda tempo para observar Júpiter, Saturno e objetos do céu profundo (nebulosas, enxames, galáxias...) através de imagens captadas por telescópios.



Centro Ciência Viva do Alviela
Noite dos Morcegos
Local: Olhos de Água do Alviela, Louriceira
Data: 16-07, 30-07, 12-08 e 27-08, 19.30

Alertando o público para a importância dos morcegos e para a necessidade da sua preservação, nesta saída de campo irão observar-se as espécies que habitam a Lapa da Canada e as suas saídas para o exterior da gruta para caçar. Os participantes irão aprender a identificar as espécies pelos sons emitidos usando detetores de ultrassons.


Câmara Municipal de Lisboa | Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia + MARE
A bordo no Tejo
Local: Parque das Nações, Lisboa
Data: 22-07 e 05-09, 10.00

Passeio pela zona do Mouchão da Póvoa, no estuário do Tejo, a bordo da falua Esperança para observação das várias espécies de aves que ali habitam. Durante o passeio serão abordados temas ambientais, nomeadamente a importância ecológica do estuário do Tejo e o papel que este ecossistema desempenha para as suas comunidades biológicas de flora e fauna.


Centro Ciência Viva do Lousal
Viagem ao Centro da Terra
Local: Mina de Ciência do Lousal
Data: 13-08 e 03-09, 10.00



Os participantes mais afoitos são desafiados a entrar na galeria mineira do Lousal, a 30 metros de profundidade, e a fazer duas viagens no tempo, uma aos anos de mineração no Lousal e outra que representa 360 milhões de anos na história geológica do planeta. As falhas geológicas deram lugar à entivação, estrutura de madeira que servia de sustentação da galeria. A pirite deu lugar a mineiros e martelos pneumáticos. E a escuridão deu lugar à luz do conhecimento.


Centro Ciência Viva do Algarve
À descoberta da Ria Formosa em caiaque
Local: Centro Náutico da Praia de Faro
Data: 18-07, 02-08, 05-09 e 08-09, 09.30



Esta é uma oportunidade única para o público testemunhar e compreender as riquezas da Ria Formosa, com a ajuda de um investigador da Universidade do Algarve, ao longo de vários percursos de caiaque dedicados às aves, ervas marinhas e morfologia da Ria Formosa.


Centro Ciência Viva de Tavira
Mercados Sustentáveis
Local: Mercado de Tavira
Data: 15, 16, 22, 23, 29 e 30-07, 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27-08, 02, 03, 09, 10-09, 10.00



Biodiversidade, cadeias tróficas e as espécies que contribuem para um oceano rico e saudável vão estar em foco nesta ação. Vamos também falar de lixo marinho, do seu impacto na saúde do oceano, na sociedade e na economia, e de como é possível inverter a poluição marinha quando modificamos os nossos padrões de consumo, sobretudo no que diz respeito ao plástico. Atividade dinamizada em parceria com a Câmara Municipal de Tavira e a EEMT- IPMA.