COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Próximo O Espaço à Quarta: Cidades com mais Espaço

24-05-2022



25 maio · 18.30 · YouTube e Facebook do Pavilhão do Conhecimento


Cerca de 400 cidades em todo o mundo analisadas por organizações independentes ligadas ao ambiente não se encontram preparadas para enfrentar as alterações climáticas. Por outro lado, estudos recentes indicam que há uma forte tendência global para vivermos cada vez mais em grandes cidades. Isto significa que as escolhas que fizermos em matéria de infraestruturas urbanas terão grande influência na nossa capacidade de resistência à mudança climática.


Quais são então os desafios que poderemos ter de enfrentar em breve na Europa? Chuvas mais frequentes, inundações e ondas de calor – só para começar.


O próximo “O Espaço à Quarta” promove assim uma conversa entre especialistas sobre as aplicações das ciências e tecnologias espaciais no planeamento e monitorização das cidades, na procura do aumento da sua sustentabilidade e de forma a fazer face às alterações climáticas, aos riscos naturais e até à pressão provocada pelo aumento do turismo urbano.


Terá lugar esta quarta-feira, 25 de maio, às 18.30, com transmissão em direto no YouTube e no Facebook do Pavilhão do Conhecimento. O público poderá colocar questões em direto, no chat da plataforma.


São nossos convidados Ana Oliveira, analista sénior de Dados Geospaciais na CoLAB +ATLANTIC, Cristina Calheiros, investigadora do CIIMAR na Universidade do Porto, André Oliveira, Chief Technology Officer no CoLAB +ATLANTIC e gestor no CEiiA, Giuseppe Cornaglia, Gestor de Sistemas na Autoridade Nacional de Proteção Civil, e Alexandre Penha, Adjunto de Operações no Comando da Proteção Civil. A moderação estará a cargo de Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva.


"O Espaço à Quarta” conta com a participação de cientistas e especialistas de empresas que nos ajudarão a descobrir as aplicações do Espaço na sociedade. Esta é uma iniciativa do ESERO Portugal, parceria entre a Ciência Viva e a ESA, com a Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space.


 


Reveja as sessões anteriores


Em fevereiro falámos da importância da utilização de tecnologias espaciais em missões de busca e salvamento e em março discutimos a contribuição do espaço na monitorização da água usada para consumo humano. Em abril debatemos como as ciências e as tecnologias do espaço estão a contribuir para monitorizar as nossas culturas, reduzir o consumo de água e tornar a nossa agricultura mais sustentável. Veja aqui os vídeos.