COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Circuitos Ciência Viva: cinco anos a explorar Portugal à boleia da curiosidade

07-02-2022



Circuitos Ciência Viva: cinco anos a explorar Portugal à boleia da curiosidade


“Deixe-se guiar pela curiosidade”. Foi com este desafio que a Ciência Viva lançou em 2017, com o apoio tecnológico da Fundação Vodafone, os Circuitos Ciência Viva. Um projeto de turismo científico à escala nacional destinado a pequenos e grandes exploradores unidos pelo gosto pela ciência e pela cultura.


"Deixe-se guiar pela curiosidade”. Numa altura em que cada vez mais a cultura científica protege, o desafio continua atual. O 5.º aniversário dos Circuitos Ciência Viva traz descontos aos novos exploradores e ofertas para os que já o são há mais tempo. Os aderentes têm 10% de desconto na compra do cartão e ganham o Passaporte dos Circuitos Ciência Viva. Na visita aos Centros Ciência Viva com o passaporte, o explorador ganha um carimbo, coleciona cromos autocolantes, bem como cromos digitais na app, e ganha prémios à 3.ª e 6ª visita a Centros distintos. A versão digital do passaporte está a ser desenvolvida com o apoio da Fundação Vodafone.


Cinco anos e muitas descobertas depois, os Circuitos Ciência Viva já contam com 6 500 exploradores, num total de 61 500 visitas aos Centros Ciência Viva, que funcionam como uma espécie de epicentro dos 57 percursos existentes com mais de 200 etapas para conhecer. Em família ou com amigos, um olhar curioso revelará numa praia pegadas de dinossauros, um passeio pelo Alentejo pode transformar-se numa viagem pelo Sistema Solar e uma caminhada pela cidade surpreenderá com uma arte em extinção.


Com um cartão, um guia e uma app, os Circuitos Ciência Viva oferecem entrada gratuita nos 21 Centros Ciência Viva e descontos em mais de uma centena de instituições de ciência, cultura e lazer, como museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, jardins zoológicos e aquários, e ainda vantagens em mais de 200 parceiros de alojamento, alimentação e de viagem.


A app garante um dinamismo e uma atualização constante a este programa. Disponível em iOS e Android, esta plataforma digital inclui mapas interativos dos percursos, lança desafios aos exploradores e permite partilhar as experiências, aceder às vantagens de cada parceiro e consultar a agenda de atividades.


A curiosidade é mesmo a palavra-chave deste projeto que em 2019 foi distinguido com o Roy L. Shafer Leading Edge Award for Businesse Pratice. Uma chancela de qualidade atribuída pelo ASTC, a associação profissional norte-americana de museus e centros de ciência e tecnologia.