COMUNICADOS DE IMPRENSA



Listar todos os comunicados

Legislativas 2022: estará a cultura científica nos programas dos partidos?

25-01-2022


A pandemia tem mostrado a importância da ciência para a saúde pública e para o desenvolvimento de vacinas num tempo recorde. Uma maior escolaridade e cultura científica está correlacionada com uma saúde melhor e uma maior longevidade, de acordo com o relatório da OCDE Education at a Glance 2021.


Neste período sempre tão importante para a democracia portuguesa – o período eleitoral – a Ciência Viva quis saber até que ponto a cultura científica faz parte da agenda dos candidatos às próximas legislativas. Está a cultura científica, a literacia científica, presente nos programas? É este tema abordado nas sessões de esclarecimento dos partidos políticos?


"Entendemos ser importante fazer essa análise. Os temas considerados tradicionalmente mais importantes, e que sempre estão presentes na agenda política, são a economia, a habitação, saúde, finanças e fiscalidade. Estamos de acordo, mas para tal precisamos de cidadãos interventivos, críticos, conhecedores, portadores de uma cidadania ativa que se aprende cedo na escola, nas famílias, na sociedade. A cultura científica é um exercício completo de cidadania em todas estas áreas. Estamos a trabalhar hoje com os cidadãos de amanhã”, esclarece a Direção da Ciência Viva.


Atenta aos programas eleitorais de todos os partidos com assento parlamentar na última legislatura, e que são também agora candidatos às eleições legislativas de 2022, a Ciência Viva lançou a cada partido o desafio de responderem a duas questões: “Como encara a importância da cultura científica dos cidadãos para o desenvolvimento da sociedade” e “Que medidas prevê o programa do seu partido para aumentar a cultura científica dos cidadãos?"


Tiago Estêvão Martins, candidato do PS pelo círculo eleitoral de Coimbra, Ana Costa Freitas, que lidera a lista de candidatos do CDS-PP pelo círculo eleitoral de Évora, Maria da Graça Carvalho, Coordenadora do Conselho Estratégico Nacional do PSD para o Ensino Superior, Cultura e Ciência, e Teresa Summavielle, candidata do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral do Porto, foram os porta-vozes dos respetivos partidos.Os seus testemunhos estão já disponíveis na página da Ciência Viva, que será atualizada à medida que forem recebidas as respostas dos diferentes partidos.


Uma coisa é certa: os portugueses interessam-se por ciência e tecnologia, confiam nos cientistas, gostariam que estes lhes dessem mais informação e somos o 2º país europeu que mais visita centros de ciência, de acordo com os recentes dados do Eurobarómetro.


CDS - Partido Popular


https://www.youtube.com/watch?v=M9GD6_KnxJ4&utm_source=getresponse&utm_medium=email&utm_campaign=jornalistas&utm_content=Legislativas%202022%3A%20estar%C3%A1%20a%20ci%C3%AAncia%20nos%20programas%20dos%20partidos%3F


Partido Socialista


https://www.youtube.com/watch?time_continue=28&v=nc2z6FO72V0&feature=emb_title&utm_source=getresponse&utm_medium=email&utm_campaign=jornalistas&utm_content=Legislativas%202022%3A%20estar%C3%A1%20a%20ci%C3%AAncia%20nos%20programas%20dos%20partidos%3F


Partido Socialista Democrata


https://youtu.be/t2pB3YiL6Ug?utm_source=getresponse&utm_medium=email&utm_campaign=jornalistas&utm_content=Legislativas%202022%3A%20estar%C3%A1%20a%20ci%C3%AAncia%20nos%20programas%20dos%20partidos%3F


Bloco de Esquerda


https://www.youtube.com/watch?v=VzVF1jyHslc&utm_source=getresponse&utm_medium=email&utm_campaign=jornalistas&utm_content=Legislativas%202022%3A%20estar%C3%A1%20a%20ci%C3%AAncia%20nos%20programas%20dos%20partidos%3F