COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

Ciência Viva celebra o Dia de Reis mais perto das estrelas

03-01-2022

É já esta quinta-feira a conversa com investigadores sobre o Telescópio Espacial James Webb (JWST)

6 janeiro · 18.00 – 20.00 · Live streaming no YouTube Pavilhão do Conhecimento

O novo Telescópio Espacial James Webb já está a caminho do seu posto de observação do Universo profundo. Que respostas e que novas questões nos vai trazer o maior e mais potente telescópio de sempre?

Vamos conhecer melhor esta missão espacial e revisitar os melhores momentos do seu lançamento com os comentários de investigadores portugueses: Catarina Alves de Oliveira, Agência Espacial Europeia (ESA), Elisabete da Cunha, Australian National University, Camberra, Rui Agostinho, Universidade de Lisboa, Nuno Santos, Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Universidade do Porto, e Ricardo Conde e Cláudio Melo, Agência Espacial Portuguesa.

Esta iniciativa é organizada pelo ESERO Portugal e pela Ciência Viva, em colaboração com a Agência Espacial Portuguesa. A sessão será moderada por Ana Noronha e Pedro Russo, da direção da Ciência Viva, e transmitida em direto no YouTube do Pavilhão do Conhecimento.

O JWST resulta da colaboração da NASA, da ESA e da Agência Espacial Canadiana. Vai complementar o Telescópio Espacial Hubble com imagens na gama do infravermelho, que nos permitirão explorar melhor o Universo e as suas origens, a formação das primeiras galáxias e procurar novos planetas fora do Sistema Solar.

O JWST será colocado em linha com o Sol e a Terra, a 1.5 milhões de quilómetros do nosso planeta. Até lá mais de 1200 cientistas, engenheiros, técnicos – e todos nós – aguardamos expectantes que tudo corra como planeado e que as imagens comecem a chegar à Terra por volta de julho.

Boa viagem, JWST!