COMUNICADOS DE IMPRENSA

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Paleomemorial do Convento
Quinta-feira, 9 de Agosto, às 15.00 horas

Palácio/Convento de Mafra

?(?) porque este é o dia de ver, não o de olhar (?)?
(SARAMAGO, 1984)

A Ciência, a Arte e a História estarão presentes na sessão que marca o lançamento da Geologia no Verão. Quinta-feira, dia 9 de Agosto, pelas 15.00 horas, na companhia do ministro José Mariano Gago, os geólogos guiarão o público numa visita invulgar. Ao longo das salas do Palácio, esta equipa dará voz às pedras que se tornarão assim as testemunhas do passado geológico e humano de toda a região envolvente.

O que é a Geologia no Verão?

A Geologia no Verão é promovida pela Agência Ciência Viva desde 1998 e tem vindo a proporcionar a milhares de portugueses uma experiência directa e vivida dos aspectos geológicos do ambiente em que vivemos. Através da companhia de geólogos, em passeios, excursões e saídas de campo, os visitantes aprendem a conhecer melhor as rochas, as épocas e os ambientes em que foram formadas e o uso que delas fizeram os homens.

Em Agosto e Setembro, 33 instituições (universidades, institutos, museus, escolas, associações científicas e empresas mineiras) colocam à disposição do público mais de 350 acções, organizadas de forma aberta e gratuita em todo o País.

Os acontecimentos do passado que modelaram a paisagem actual, a evolução da Vida na Terra, as técnicas de exploração mineira desde os romanos até às mais modernas empresas do sector, a erosão do litoral ou os deslizamentos de vertentes, são alguns dos temas presentes na Geologia no Verão 2001.

Para mais informações sobre a Geologia no Verão, imagens e documentação de apoio, consultar: www.cienciaviva.mct.pt/geo2001

Informações pelo nº azul 808 200 205

Contactos institucionais:

Departamento de Geologia da FCUL ? Prof. Mário Cachão Telef. 93 626 47 54

Lisboa, 6 de Agosto 2001

Geologia no Verão 2001

PROGRAMA

Visita do Senhor Ministro da Ciência e da Tecnologia,
Prof. Doutor José Mariano Gago

?O Paleomemorial do Convento? Palácio/Convento de Mafra

Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

9 de Agosto, Quinta feira

15h 00 Chegada ao Palácio/Convento de Mafra

Início do percurso pelo interior do Palácio de Mafra:
Claustro Central, Campo Santo, Capela, Enfermaria, Sala da Benção

Visita guiada pelo Prof. Doutor Mário Cachão e pelo Dr. Carlos Marques da Silva, do Departamento de Geologia da FCUL

A partir de textos de José Saramago e do passado deste monumento, partimos para uma história geológica das rochas usadas na sua construção e para a Geologia da Serra de Sintra e da região de Mafra. As actividades terminam na Biblioteca, onde livros do século XVIII permitem ainda discutir as concepções científicas da época.

Estarão presentes a Dra Margarida Montenegro, Directora do Palácio de Mafra, e os professores da Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr. Rui Grácio, cujo projecto Ciência Viva esteve na base desta acção.

16h 00 Biblioteca do Palácio
Apresentação do programa geral da Geologia no Verão 2001.

Fim da visita