COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

VISITA DO PRIMEIRO MINISTRO E DO PRESIDENTE DOS EUA AO PAVILHAO DO CONHECIMENTO

29-05-2000

Visita do Primeiro Ministro e do Presidente dos Estados Unidos da América ao Pavilhão do Conhecimento
Ciências da Vida: cientistas e jovens juntos no conhecimento das doenças que afectam a Humanidade
30 de Maio, 16.15 horas - Lisboa, Parque das Nações, Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva

O Primeiro Ministro António Guterres e o Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton, visitam, na companhia do ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Naquele espaço dedicado à cultura científica, António Guterres e Bill Clinton vão contactar com cientistas e jovens estudantes do ensino secundário, no âmbito das actividades que ali decorrem sobre a temática das ciências da vida.

Desde 25 de Maio que o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva organiza diferentes actividades e promove a interacção com o público sobre algumas das mais importantes doenças infecciosas que afectam a Humanidade (Tuberculose, Leishmania, Malária, HIV e Herpes).

Estas actividades envolvem o diálogo entre investigadores portugueses de Ciências da Saúde e os visitantes do Pavilhão. Estes têm oportunidade de contactar com o trabalho experimental - nomeadamente através de observações de aspectos biológicos das doenças ao microscópico -, assistidos por peritos de vários centros de investigação nacionais. Este espaço de "Laboratório Ao Vivo", no grande "hall" que antecede as exposições interactivas de ciência patentes ao público, é complementado com painéis informativos sobre a dimensão do problema das doenças infecciosas (por exemplo, a Malária é causadora de mais de um milhão de mortes por ano, enquanto a Tuberculose é responsável por 3 milhões de mortes/ano, em todo o mundo), sobre o que se sabe dessas doenças (algumas delas associadas ao HIV), e quais os desafios que se colocam à ciência para as debelar, bem como as formas de prevenção a adoptar pela sociedade em geral.

Todos estes aspectos fazem parte de um projecto que envolve estudantes do ensino secundário portugueses e alemães, denominado "A Saúde no Sec. XXI: uma Visão dos Jovens Europeus", dinamizado em Portugal pelo Programa Ciência Viva, da responsabilidade do Ministério da Ciência e da Tecnologia.

No dia 30, durante a visita ao Pavilhão, António Guterres e Bill Clinton terão oportunidade de interagir num debate com alguns dos jovens e cientistas envolvidos neste projecto, que estará a ser difundido pela Internet de modo a permitir a participação dos restantes alunos e investigadores
(http://www.cienciaviva.mct.pt/instituicoes/projectos/)

O projecto "A Saúde no Sec. XXI: uma Visão dos Jovens Europeus", iniciado em Janeiro deste ano, é baseado na interacção entre estudantes e investigadores da área das Ciências da Saúde. São abordadas as doenças que mais afectam a Humanidade (cancro, epilepsia, doenças genéticas, doenças infecciosas, etc,) e a investigação científica que delas trata. No âmbito deste projecto, os jovens estudantes visitam laboratórios de investigação, entrevistam e trocam correspondência electrónica com os cientistas em Portugal e no estrangeiro, e preparam artigos baseados nos tópicos sobre os quais trabalharam. Também jornalistas contribuem para o projecto, produzindo notícias que são publicadas na página de Internet que o suporta.

Mais informações sobre este projecto em
www.cienciaviva.mct.pt/healthxxi

O Primeiro Ministro português e o Presidente dos Estados Unidos terão assim oportunidade de, por um lado, contactar com aspectos fundamentais do combate às doenças que afectam milhões de seres humanos em todo o mundo, especialmente no continente africano, e, por outro, com um exemplo concreto de formação e sensibilização para as ciências da saúde de jovens estudantes, num processo de diálogo cooperativo com a comunidade científica. A importância da cooperação científica internacional, nomeadamente entre os EUA e Portugal numa área como a da investigação sobre as doenças infecciosas, é outra das vertentes desta visita do Primeiro Ministro Guterres e do Presidente Clinton ao Pavilhão do Conhecimento.