COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

CRESCERE COM A FÍSICA

05-12-2005

Escolas do ensino secundário realizam experiências de Física por controlo remoto

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

No próxima quarta-feira, dia 7 de Dezembro, entre as 9h 30 e as 18h, alunos e professores de escolas portuguesas, italianas, e romenas encontram-se com investigadores no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva para apresentar e discutir os resultados das suas experiências.

CRESCERE é um projecto em que escolas do ensino secundário de três países - Itália, Roménia e Portugal ? realizam experiências de Física acedendo a equipamentos em laboratórios de investigação através da Internet. As experiências, como por exemplo a determinação da vida média dos muões, ou da velocidade dos raios cósmicos, são comandadas remotamente por alunos e professores, com o apoio de investigadores nos laboratórios.

Em Portugal participam neste projecto a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o LIP ? Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, onde funcionam duas das experiências que os jovens europeus participantes neste projecto têm acesso. O projecto CRESCERE foi apoiado no âmbito da iniciativa europeia RESEARCHERS IN EUROPE 2005.

Mais informação sobre este projecto na página web