COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

INVESTIGADORES RECEBEM PELO SEGUNDO ANO ARTISTAS NOS SEUS LABORATÓRIOS

28-07-2009

Na próxima quarta-feira, dia 29 de Julho, a partir das 20h00, terá lugar no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, no Parque das Nações, a apresentação da segunda edição do Programa Rede de Residências | Experimentação ? Arte, Ciência e Tecnologia.

Este projecto, que teve início em 2007/2008, tem por objectivo fomentar a criação artística através da relação entre cientistas e artistas.

Nas instituições que integram a Rede de Residências os artistas são convidados a desenvolver projectos de carácter experimental e transdisciplinar utilizando ferramentas e processos próprios dos laboratórios de investigação científica.

Os trabalhos podem ser desenvolvidos nas áreas da arquitectura, artes digitais, artes plásticas, dança, design, fotografia, música e teatro e têm uma duração entre quatro a nove meses. Em cada entidade de acolhimento o trabalho do artista é acompanhado por um investigador.

A fase de candidaturas encontra-se aberta nos meses de Agosto e Setembro e as residências nas instituições científicas de acolhimento ocorrerão entre Novembro de 2009 e Julho de 2010.

Dez artistas serão seleccionados pela Direcção-Geral das Artes e pela Ciência Viva, as duas entidades promotoras do Programa, para ingressar em dez instituições científicas de acolhimento de vários pontos do país e de diversos domínios de investigação: Biologia Molecular e Celular, Engenharia Biomédica, Engenharia Química e Biológica, Electrotecnia, Engenharia de Sistemas e Computadores, Física, Imunologia, Medicina Molecular, Nanotecnologia, Neurociências, Óptica e Robótica.

Durante a sessão de apresentação do Programa Rede de Residências terá lugar a performance START! por Heitor Alvelos, da colaboração UTAustin-Portugal, e Anselmo Canha, da Universidade do Porto. Este set multimedia integrou o Festival FuturePlaces, que explora o potencial dos media digitais no desenvolvimento de culturas locais (www.futureplaces.org).

Veja os vídeos em www.cvtv.pt (Arte e Ciência)