COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

SEMANA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA 2011

16-11-2011

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

É já na próxima semana que a ciência e a tecnologia estão na ordem do dia em centenas de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o país.

Na Semana da Ciência e da Tecnologia 2011 conte com sete dias de visitas guiadas, exposições, cafés de ciência e actividades em laboratórios para todas as idades.

Sabemos que é difícil escolher: são mais de 350 acções de participação gratuita. Mas aqui ficam alguns exemplos:

Na segunda-feira, dia 21, leve com a Química por tabela no Centro Ciência Viva de Aveiro - A Fábrica e maravilhe-se com os efeitos visuais da combinação rápida de alguns reagentes. Também neste dia, poderá finalmente perceber como fala um bebé, o que é a gaguez ou como se identifica um suspeito pela voz, no Laboratório de Fonética & BabyLab da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Na terça-feira, dia 22, saiba quem foi Hertz e como as ondas electromagnéticas nos permitem comunicar informação, no Museu das Comunicações, em Lisboa.

Na quarta-feira, dia 23, perceba como os nossos neurónios comunicam entre si e o muito que há ainda a compreender sobre as sinapses. O Centro de Neurociências e Biologia Celular, em Coimbra, abre as suas portas para mostrar a investigação que desenvolve nesta área.

Na quinta-feira, dia 24, Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva presta homenagem a Rómulo de Carvalho com a abertura de uma exposição baseada na obra Física no dia-a-dia. Este centro de ciência materializou as 73 experiências descritas pelo professor/divulgador de ciência/poeta e que fazem uso de materiais do quotidiano.

Na sexta-feira, dia 25, o Instituto Politécnico de Bragança demonstra a operação de uma Flight Control Unit e de módulos que estão a ser desenvolvidos por alunos desta instituição para o Airbus A320 e o Simulador Flight Simulator X, da Microsoft.

No sábado, dia 26, o Museu Soares dos Reis convida os visitantes a conhecer o contributo da ciência e da tecnologia no restauro de algumas das obras do seu espólio.

No domingo, dia 27, é dia de escavar, medir, pesar e desenhar no Instituto de Investigação Científica Tropical, que desenvolve uma acção de Arqueologia para os mais novos no Jardim Botânico Tropical, em Belém.

Durante esta semana, muitos cientistas trocam o seu laboratório pelas escolas. Destacamos a palestra de Jorge Calado, do Instituto Superior Técnico, na Escola Secundária Raul Proença, das Caldas da Rainha. Também o IBMC.INEB irá às escolas do Porto realizar experiências sobre o genoma da mosca da fruta (Drosophila).

Estas são apenas algumas sugestões. Consulte o programa completo em www.cienciaviva.pt