COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

Centro Ciência Viva de Constância e Planetário Calouste Gulbenkian Ciência Viva acompanham chegada da Sonda Rosetta ao Cometa 67P/C-G

04-08-2014

Churyumov ? Gerasimenko. Os nomes parecem impronunciáveis mas vamos ouvir falar muito neles nos próximos tempos. Isto porque depois de uma longa viagem de 10 anos e quase 6.5 mil milhões de quilómetros pelo Sistema Solar, a sonda Rosetta alcançará esta quarta-feira, 6 de Agosto, o Cometa 67P/Churyumov ? Gerasimenko, descoberto em 1969 pela dupla de astrónomos russos Klim Churyumov e Svetlana Gerasimenko.

Dedicados à temática da Astronomia, o Centro Ciência Viva de Constância e o Planetário Calouste Gulbenkian Ciência Viva, acompanharão este momento histórico com uma ligação em directo à Agência Espacial Europeia (ESA), às 10.30, que será comentada, em Lisboa, pelo investigador Pedro Machado, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, e em Constância por Cátia Cardoso, do European Space Education Resource Office (ESERO) Portugal, sediado na Ciência Viva.

Entre as 10.30 e as 11.00, o centro de operações da ESA confirmará o sucesso do encontro e divulgará as primeiras imagens de alta resolução da superfície do Cometa 67P/C-G. A sonda irá circular continuamente o cometa a uma distância de apenas 100 km do seu núcleo para criar um mapa detalhado da sua superfície que sirva de preparação para a acoplagem da sonda Philae, em Novembro.

A Ciência Viva é a parceira portuguesa do ESERO, um programa educativo da ESA que usa o Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tenologias e matemáticas, de forma a promover o interesse dos alunos dos ensinos básico e secundário nestas disciplinas e incentivar carreiras científicas e na área da ciência e da engenharia.