COMUNICADOS DE IMPRENSA

Listar todos os comunicados

Semana da Ciência e da Tecnologia: descubra a ciência que se faz em Portugal

21-11-2018

A Semana da Ciência e da Tecnologia 2018 já vai a meio mas ainda há muitas acções de aproximação do público com a ciência que se faz em Portugal e com os nossos cientistas.

Hoje, dia 21, a Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes irá ensinar aos estudantes do ensino secundário como pôr em prática o Suporte Básico de Vida, um conjunto de procedimentos técnicos elementares que permitem a qualquer cidadão assegurar a manutenção da vida de uma vítima até que ocorra a intervenção de cuidados de saúde especializados.

Amanhã, quinta-feira, dia 22, o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho abre as portas aos alunos do ensino básico e convida-os a observar ao microscópio bactérias, leveduras, fungos e protozoários. No mesmo dia, o Planetário - Casa da Ciência de Braga organiza actividades para escolas com canetas e impressoras 3D.

Sexta-feira, dia 23, o RÓMULO ? Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra antecipa, às 16.30, as celebrações do seu 10.º aniversário com a apresentação da Escola Ciência Viva, a funcionar pela primeira vez neste centro de ciência, e da exposição ?Feynman: 100 anos?. Estarão presentes o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas.
Às 18.00, o físico Carlos Fiolhais e o escritor Afonso Cruz conversam sobre literatura e ciência.

Sábado, 24, Dia Nacional da Cultura Científica, vai para as bancas uma edição muito especial do jornal Público, que inclui o DVD ?As Novas Viagens Philosophicas?, editado pelo CIBIO ? Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, com o apoio da Ciência Viva. Durante cinco anos, uma equipa de televisão acompanhou o trabalho de 13 biólogos portugueses espalhados pelo mundo. O resultado são 13 episódios que compõem uma das melhores séries documentais científicas portuguesas de sempre.

Domingo, último dia da Semana da Ciência e da Tecnologia, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) organiza um passeio científico desde o Palácio Nacional da Ajuda à Residência Faria Mantero, no Restelo, com o foco na geologia da zona ocidental de Lisboa e a sua relação com o património edificado.

Coloque a ciência e a tecnologia na sua agenda. Consulte o programa completo em www.cienciaviva.pt