As fotografias e vídeos do Hoje Quem Manda Sou Eu
Veja as imagens da iniciativa Hoje Quem Manda Sou Eu, que durante três dias promoveu uma troca de Diretores dos Centros da Rede Ciência Viva. As atividades, de 14 a 16 de julho, levaram novas propostas de ciência a todo o Continente e aos Açores.
Foi uma operação de divulgação do trabalho e da importância da Rede de Centros Ciência Viva em que todos trocam de Direção ao mesmo tempo. Esta troca de cadeiras transportou programas diferentes que desafiaram as equipas de cada Centro Ciência Viva e proporcionaram experiências inspiradoras aos visitantes.
Pode saber aqui mais sobre a programação do Hoje Quem Manda Sou Eu.
As imagens de uma nova experiência
CCV do Algarve ← Rosalia Vargas | Diretora do Pav. do Conhecimento - CCV
Rosalia Vargas, diretora do Pavilhão do Conhecimento, rumou ao sul para ser diretora do Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, e propõe um desafio aos motards de Faro, uma descida à Mina de Sal-Gema ou, entre outras propostas, visitas sensoriais e percursos ao longo dos canais da Ria Formosa. O Centro recebeu ainda a visita do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
Pavilhão do Conhecimento - CCV ← Rui Dias | CCV Estremoz
O Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, é estes dias a nova casa de Rui Dias, do Centro Ciência Viva de Estremoz. O Antropocénico é o foco de uma programação que tem visitas guiadas, conversas com investigadores, histórias para miúdos e filmes de animação.
Museu do Côa – CCV ← Raquel Ribeiro | Diretora do CCV de Vila do Conde
A diretora do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Raquel Ribeiro, destaca na sua nova “casa”, o Museu do Côa, uma visita noturna ao sítio de arte rupestre da Penascosa para observação da arte paleolítica do Côa e um percurso guiado pela investigadora Vanessa Mata.
CCV de Vila do Conde ← Álvaro Pinto | Diretor do CCV de Lousal - Mina de Ciência
Álvaro Pinto, que dirige o Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência, viajou até Vila do Conde para promover atividades experimentais e “Ciência Viva on the rocks ”, com rochas que cabem na palma da mão.
CCV de Estremoz ← Pedro Pombo | Diretor da Fábrica - CCV de Aveiro
Pedro Pombo, diretor da Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro, foi atéo o Alentejo e na mala leva estruturas com impressão 3D, Mbots, Legos WeDo 2.0 e desafios elétricos.
Expolab – CCV dos Açores ← Edite Fernandes | Diretora do CCV da Floresta, Proença-a-Nova
Edite Fernandes, diretora do Centro Ciência Viva da Floresta, de Proença-a-Nova, voa até ao Expolab – Centro Ciência Viva dos Açores com atividades que revelam que a floresta não é só feita de madeira, mas também de aromas.
CCV de Lagos ← Paula Robalo | Diretora do CCV Alviela
Paula Robalo, diretora do Carsoscópio, leva até Lagos a “Noite dos Morcegos”, uma das atividades mais emblemáticas do Centro Ciência Viva do Alviela.
CCV de Bragança ← Filipe Pires | Diretor do Planetário do Porto - CCV
Filipe Pires, diretor do Planetário do Porto, viaja com telescópios até ao Centro Ciência Viva de Bragança e promove uma noite dedicada à Astronomia, atividades de observação do sol e uma oficina de construção e lançamento de foguetões.
Fábrica – CCV de Aveiro ← Maria João Fonseca | Diretora da Galeria da Biodiversidade - CCV
Maria João Fonseca, que dirige a Galeria da Biodiversidade, leva até à Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro uma proposta para aumentarmos a biodiversidade nos nossos jardins e quintais.
Planetário do Porto - CCV ← João Vieira | Diretor da Casa da Ciência - Planetário de Braga
João Vieira, diretor do Planetário – Casa da Ciência de Braga, irá programar o Planetário do Porto e tem como missão estruturar uma sala Hands-on com atividades de astronomia dedicadas a miúdos e graúdos.
Galeria da Biodiversidade – CCV ← Cristina Veiga-Pires | Diretora do CCV Algarve
A Galeria da Biodiversidade recebe a diretora do Centro Ciência Viva do Algarve. Cristina Veiga-Pires transporta para este centro de ciência a exposição de fotografia “Um mundo de areia” e promove uma tertúlia a propósito do documentário “Sand Wars”, de Denis Delestrac, sobre a extração intensiva da areia da praia.
CCV da Floresta, Proença-a-Nova ← João Paulo Constância | Diretor do Expolab - CCV
João Paulo Constância deixa o Expolab dos Açores, na ilha de São Miguel, e ocupa a cadeira de diretor do Centro Ciência Viva da Floresta. O módulo de realidade virtual “A Floresta de Laurissilva” éo ponto de partida para várias atividades.
Casa da Ciência - Planetário de Braga ← Sérgio Freitas Silva | Diretor do Curtir Ciência - CCV Guimarães
Sérgio Freitas Silva, diretor do Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães, promove no Planetário – Casa da Ciência de Braga “Conversas fora da caixa” entre o público e investigadores. A microscopia é outro dos destaques da programação.
Curtir Ciência - CCV de Guimarães ← Luis Azevedo Rodrigues | Diretor do CCV Lagos
Luís Azevedo Rodrigues, diretor do Centro Ciência Viva de Lagos, atravessa o país e leva a Guimarães roteiros virtuais 360º para explorar o interior do museu e o património histórico e natural ao seu redor. O resultado foi um vídeo que registou os melhores momentos de toda a experiência.
CCV de Constância ← Ana Ramos | Diretora do CCV de Tavira
Ana Ramos, do Centro Ciência Viva de Tavira, foi diretora do Centro Ciência Viva de Constância e explorou a biodiversidade, as alterações climáticas e a sustentabilidade.
Exploratório – CCV de Coimbra ← Aida Carvalho | Diretora do Museu do Côa - CCV
Aida Carvalho, diretora do Museu do Côa, leva até ao Exploratório de Coimbra a arte rupestre, com um programa que inclui uma oficina de Arqueologia e a projeção de um documentário.
CCV de Tavira ← Ivone Fachada | Diretora do CCV Bragança
Ivone Fachada, diretora do Centro Ciência Viva de Bragança, atravessa o país e aterra no Centro Ciência Viva de Tavira com a exposição de fotografia “B.I. Biosfera Integrada” e atividades científicas para os mais novos.