Centros Ciência Viva com entrada gratuita para celebrar Dia Nacional dos Cientistas

Os centros da Rede de Centros Ciência Viva em todo o país vão celebrar o Dia Nacional dos Cientistas com a entrada gratuita, a 16 de maio.  Para o Pavilhão do Conhecimento, há uma mão-cheia de atividades planeadas.

 

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por deliberação unânime da Assembleia da República, com o objetivo de celebrar e reconhecer o contributo relevante da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, consequentemente, para o progresso e o bem-estar da sociedade.

O dia 16 de maio, data do nascimento de José Mariano Gago, foi escolhido para homenagear o seu legado.

Para assinalar a data, a Ciência Viva volta a trilhar os Caminhos do Conhecimento, programa que vai já na 6.ª edição, com um encontro especial associado ao Encontro Ciência 2022 (16 a 18 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa), que vai cruzar a Ciência e a Música.

Os Caminhos do Conhecimento organizam também haver um jantar buffet, com apontamentos musicais e intervenções de cientistas.

Inscrições para o Jantar Mais sobre os Caminhos do Conhecimento

Descobertas, laboratório e ciência no Pavilhão do Conhecimento

No Pavilhão do Conhecimento, para além da entrada gratuita, estão preparadas atividades  que celebram o papel da ciência e dos cientistas. 

A agenda do dia tem um programa no exterior do edifício situado no Parque das Nações, em Lisboa, com os Percursos de Geobiodiversidade para os 2º e 3º ciclos e ensino secundário, ou a Bina Científica, que terá ciência fresquinha para todos os gostos.

Dentro do Pavilhão, vai haver experiências, oficinas e desafios.

Mais sobre o programa no Pavilhão do Conhecimento

Aproveitar Centros Ciência Viva sem pagar entrada

A Rede Centros CIência Viva vai também assinalar o Dia Nacional dos Cientistas com um dia em que a entrada será oferecida a todos os que querem aproveitar para conhecer mais ciência.

E há Centros que já anunciaram a sua programação especial.

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde - CCVVC "quer reforçar a ideia de que os cientistas não são pessoas estranhas ou diferentes, mas sim nossos familiares, amigos e parte da nossa comunidade. 

Mais detalhes aqui

 

Na Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro, está previsto um vasto programa de atividades para todas as idades, que inclui workshops, laboratórios, uma história com ciência e exposições.

Mais detalhes aqui

 

O Centro Ciência Viva de Estremoz vai celebrar também com um dia completo de atividades únicas no Observatório de Ciências da Terra Professor Doutor José Mariano Gago. 

Mais detalhes aqui

21 Centros em todo o país

Pode encontrar mais informações sobre a localização e as atividades da Rede de Centros Ciência Viva aqui