A 16 de setembro, para celebrar o Dia da Ecologia 2023 em Portugal, O Pavilhão do Conhecimento, em parceria com a SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia, dedica ao público jovem e famílias atividades repletas de natureza e, claro, muita ciência. Preparem-se para um programa cheio de desafios!
16 de setembro
Manhã
Nas entrelinhas da ecologia
10:30 - 11:30 | Cozinha é um laboratório
À volta do livro "Histórias num admirável... mundo invisível"*, descobre os minúsculos seres vivos presentes no solo e o seu importante papel na natureza. Como é que organismos tão pequeninos podem ser tão poderosos? Terás de pôr as mãos na terra para conhecer melhor quem vive no seu interior!
* De Maria Amélia Martins-Loução, com ilustração de Sandra Serra. Projeto financiado ao abrigo do Fundo Ambiental e coordenado pela SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia e pela Caravana AgroEcológica.
11:30 - 12:30 | Biblioteca
À volta do livro “A revolta da natureza em Brimsa”**, vem desvendar o significado do estranho sms "troco o vosso tempo pelo bem da cidade e do ambiente" que os cidadãos de Brimsa receberam. Estará o nosso planeta em perigo? Vem descobrir os diferentes ambientes naturais que rodeiam o Pavilhão do Conhecimento e fazer medições como um verdadeiro ecólogo!
** De Vanda Brotas Gonçalves, com ilustração de Rui Sousa. Oferta de um exemplar do livro por grupo/ família.
Tarde
Tu perguntas… o ecólogo responde!*
15:00 - 17:30 | Átrio
Tens o bichinho da natureza e muita curiosidade sobre diferentes temas que gostavas de ver esclarecidas? Juntámos vários investigadores de diversas áreas da ecologia para responderem a todas as tuas questões!
Participantes
- Cristina Branquinho , cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes
- Maria Ana Dias , cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes
- Pedro Cardoso , cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes
- Pedro Anastácio , MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
- Rui Rosa , MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
* Atividade enquadrada à luz do projeto “Pergunta a um Ecólogo” (SPECO, em colaboração com a Ciência Viva, CTT e DGE), com posterior comunicação de resultados do projeto.
Encerramento
17:30 | Átrio
Maria Amélia Martins-Loução
Os nosso ecólogos
Cristina Branquinho , cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes
Professora de Ecologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação é o restauro ecológico, nomeadamente o estudo de ecossistemas semiáridos e o combate à sua desertificação. Será que Portugal se vai tornar num grande deserto?
Maria Ana Dias , cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes
Professora assistente de Ecologia na Universidade de Lisboa. Investiga as principais ameaças à biodiversidade, em particular a forma como as atividades humanas afetam as aves migradoras. Poderás descobrir como os resultados do seu trabalho levaram à criação de uma área marinha protegida no norte do Oceano Atlântico!
Pedro Cardoso , cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes
Investigador na área de Ecologia na Universidade de Lisboa. Estuda a ecologia de invertebrados, como insetos, aranhas e escorpiões, que vivem em ilhas e grutas em ambientes tropicais e mediterrânicos. Se não tiveres medo destes pequenos animais, é a tua oportunidade para descobrir mais sobre eles!
Pedro Anastácio , MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Professor associado de Ecologia na Universidade de Évora. A sua área de investigação é a ecologia aquática, nomeadamente o impacto das espécies invasoras em ambientes de água doce, mas também em estuários e áreas costeiras. Conseguirá a fauna dos nossos rios sobreviver a esta ameaça?
Rui Rosa , MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Investigador na Universidade de Lisboa. A sua área de investigação tenta perceber como as alterações climáticas e a acidificação do oceano afetam a biodiversidade marinha. Se gostas da vida marinha, é o investigador indicado a quem fazeres perguntas!