Ciência Viva na Feira de Inovação do Cairo com a comitiva do Ministério da Ciência

A Ciência Viva viajou até à 7.ª  Exposição Internacional de Inovação do Cairo, integrada na comitiva da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e é uma das instituições que celebraram acordos de colaboração entre instituições portuguesas e egípcias.

Rosalia Vargas assinou um dos múltiplos acordos realizados entre o Egito e diversas instituições científicas portuguesas, integrada na delegação chefiada por Elvira Fortunato

 

Portugal é o país convidado da edição 2023 e o objetivo dos memorandos de entendimento já assinados é aumentar a cooperação na atividade científica entre os dois países.

Os acordos foram celebrados na presença das tutelas públicas da Ciência de Portugal e do Egito. A Presidente da Ciência Viva fez parte da delegação portuguesa, a convite da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Durante a feira tecnológica egípcia, que decorre nos dias 13 e 14 de fevereiro, Rosalia Vargas assinou um dos protocolos bilaterais, tornando a Ciência Viva parte do conjunto de instituições - que inclui ainda a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Academia de Ciências de Lisboa e a Agência Nacional de Inovação - que vão trabalhar de forma mais próxima com as entidades do Egito e os seus cientistas.

A Exposição Internacional de Inovação do Cairo é organizada pela Academy of Scientific Research and Technology of Egypt (ASRT) e reúne cientistas, empresas e organizações de financiamento de todo o Mundo, para fomentar a troca de conhecimento científico e promover o intercâmbio cultural internacional.

O Egito tinha sido o país convidado do Encontro Ciência 22,  participando no programa da grande reunião anual dos cientistas portugueses, promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

14-02-2023