Astrofesta dedicada a Magalhães regressa com observações noturnas, livros e atividades no Algarve

A pandemia forçou o adiamento em 2021, mas a XXVII Astrofesta tem agenda marcada para 5, 6 e 7 de agosto de 2022 em Sagres, Vila do Bispo. Organizada pelo Centro Ciência Viva de Constância, tem o apoio da Ciência Viva.

Centro Ciência Viva de Constância leva a Astrofesta até Sagres, no Algarve

"Os céus de Magalhães, 500 anos depois da primeira viagem de circum-navegação" é o tema da Astrofesta 2022, uma grande festa da Astronomia com um programa vasto, que convida todos a  a aprender a explorar os céus e a saber mais sobre astronomia.

As atividades estendem-se ao longo dos três dias - o arranque está marcado para dia 5, às 21.30h, com uma noite de observações astronómicas -  e são variadas.

Se quiser começar o percurso para ser um astrónomo, porque não aproveitar o mini-curso de Astronomia, marcado para a manhã de dia 6? Pode também saber mais sobre o céu e o que sentiu Fernão Magalhães durante a sua viagem à volta do Mundo nas sessões de planetário "O céu que os nossos olhos veem"; "Os Céus de Fernão Magalhães" e "Perdidos no Mar". Há ainda a possibilidade de começar a manhã de dia 6 a observar o nascer do sol, depois de um "Passeio pelo céu" noturno conduzido por Máximo Ferreira, Diretor do Centro Ciência Viva de Constância.

As propostas da XXVII Astrofesta incluem ainda observações do céu com telescópios, durante toda a noite, várias palestras, livros (O astrofísico David Sobral apresenta o "O Nosso Lugar no Universo") ou um percurso cultural por sítios arqueológicos da zona.

Os Centros Ciência Viva do Algarve ( CCV de Lagos , Algarve e Tavira ) também apresentam atividades incluídas numa programação organizada pelo CCV de Constância e que foi apoiada pela Ciência Viva.

Pode saber mais detalhes e sobre a programação, horários e locais no site do CCV de Constância.