Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Inauguração da exposição itinerante LIFE RIBERMINE

ID: 3223

O projeto LIFE RIBERMINE (LIFE18 ENV/ES/000181) destina-se a minas com diferentes contextos (metálicos e não metálicos), localizadas em Espanha e Portugal. É coordenado pela Dirección General de Transición Energética que pertence à Consejería de Desarrollo Sostenible del Gobierno de Castilla-La Mancha, e tem como parceiros a CAOBAR, S. A. (Empresa Mineira), a ACCV-Lousal (Associação Centro Ciência Viva do Lousal), a GEACAM (Gestão Ambiental de Castilla - La Mancha Gov.) e a UCM (Universidade Complutense de Madrid).
Ao abrigo deste projeto, propõe-se uma abordagem baseada na combinação de recuperação de solos, restauração ecológica, despoluição das águas contaminadas pela atividade mineira e melhoria da qualidade ambiental, com o objetivo de favorecer a restituição dos ecossistemas características das regiões intervencionadas.
Enquanto veículo de comunicação e divulgação do conhecimento científico e tecnológico, o Centro Ciência Viva do Lousal, para além da reabilitação de uma área piloto no Lousal, tem a responsabilidade de dar a conhecer as práticas e os resultados deste projeto.
No dia 16 de maio, convidamos a conhecer o projeto LIFE RIBERMINE, numa sessão totalmente dedicada, que contará com uma breve apresentação do projeto, a que se seguirá uma visita à área piloto no Lousal.
Durante a sessão, terá ainda a oportunidade de assistir à inauguração da exposição itinerante LIFE RIBERMINE, constituída por diversos elementos de comunicação e divulgação que dão a conhecer os diferentes aspetos da abordagem de restauração ecossistémica levada a cabo em Portugal e Espanha. Os conhecimentos obtidos com este projeto pioneiro de reabilitação de minas são veículo de novos conhecimentos e inovações metodológicas que poderão ser aplicados futuramente na reabilitação de minas em diferentes contextos.
A atividade decorrerá no Centro Ciência Viva do Lousal, de forma gratuita. No entanto, carece de confirmação através do contacto 269750520

Duração: 1.30 Horas

Observações: Inscrição obrigatória através do contacto 269750520 (atividade gratuita)

Instituição: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Exposições, Passeios Científicos, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 60

Localidade: Lousal

Concelho: GRÂNDOLA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://lousal.cienciaviva.pt/ciencia-viva/inauguracao-da-exposicao-life-ribermine-16-de-maio/

Imagens:

Data:

16-05-2023 14:00