Este ano, navegámos as ondas gravitacionais até ao horizonte de eventos dos buracos negros, onde a luz não escapa, o Espaço se curva e o tempo estica.

Guiados pelo físico Vítor Cardoso, especialista em relatividade geral e ondas gravitacionais, descobrimos como a ciência moderna está a desvendar enigmas que intrigam cientistas há décadas. Mais de um século depois das previsões teóricas de Einstein, os buracos negros ainda desafiam o que sabemos sobre a Física.

Atraídos pela força da gravidade, "estiiiiicááámooos" os limites da nossa imaginação.

As Conferências de Natal Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. São inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday, e destinam-se a públicos de todas as idades.

Vítor Cardoso

Professor Catedrático Distinto no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e Bohr Professor no Instituto Niels Bohr na Universidade de Copenhaga, onde é Diretor do Centro de Gravidade. Foi Fellow no CERN, no Perimeter Institute e no Waseda Institute for Advanced Study, e Van der Waals Chair em Amesterdão. Os seus interesses de investigação incidem sobre ondas gravitacionais, buracos negros e a física do Espaço, e é um pioneiro em espetroscopia de buracos negros e testes da teoria de Einstein. É autor dos livros “O eclipse do tempo” e “Superradiance” e de mais de 300 artigos publicados em revistas internacionais. Editou o livro “Assim Nasce Uma Ideia” e estabeleceu colaborações com artistas ao longo da carreira.  A sua investigação foi distinguida três vezes pelo European Research Council. É membro eleito da Academia das Ciências de Lisboa e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação. Em 2015, foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago D’Espada, pelas suas contribuições para a ciência. Em 2024, foi-lhe atribuído o Prémio ULisboa, em reconhecimento do seu extraordinário contributo para o desenvolvimento da física teórica e para o progresso da ciência a nível global.

EDIÇÕES ANTERIORES

ORGANIZAÇÃO:

COM O APOIO DE: