Este ano mergulhamos em temas como a exploração e a preservação do mar português. Para nos guiar debaixo de água teremos, na Conferência de Natal ‘23, os biólogos Ana Hilário e Ricardo Calado, especialistas no mar profundo e em biotecnologia.
As conferências de Natal Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. São inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday, e destinam-se a públicos de todas as idades.
Num ambiente descontraído e com muita diversão à mistura, vamos refletir sobre os desafios que o Mundo em geral - e Portugal em particular - enfrenta na promoção do conhecimento e preservação dos oceanos e mares. Vamos também descobrir o papel da biotecnologia na resposta às necessidades de alimentação de uma população mundial em constante crescimento e como algo que afeta o distante fundo do oceano pode acabar a impactar aquilo que comemos.
Desde a tecnologia necessária para descer aos lugares mais recônditos dos oceanos às soluções inovadoras que os cientistas têm criado para desenvolver novos alimentos, esta será uma jornada espetacular do fundo do mar até ao fundo do prato.
© Ana Brígida | Ciência Viva
Ana Hilário
Bióloga marinha, licenciada em Ciências Aquáticas pela Universidade do Porto (2001), e doutorada em Ciências da Terra e do Oceano pela Universidade de Southampton (2005). Atualmente trabalha como ecologista do oceano profundo no CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e Mar da Universidade de Aveiro e, mais recentemente, está envolvida no programa global Challenger 150 - iniciativa científica que pretende estudar a vida dos fundos oceânicos. Já participou em 23 expedições oceanográficas dedicadas ao estudo dos ecossistemas do oceano profundo, tendo embarcado pela primeira vez ainda enquanto tirava a licenciatura! Ana Hilário é metade da dupla de oradores da Conferência de Natal deste ano e irá levar-nos consigo ao mais profundo dos ambientes.
© Ciência Viva
Ricardo Calado
Biólogo formado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde tirou a licenciatura (1999) e doutoramento na especialização de Biotecnologia Animal (2005). Fundou a primeira empresa portuguesa dedicada à aquacultura de espécies marinhas ornamentais - LusoReef e, em 2020, obteve o título de Investigador Principal Agregado com Habilitação em Biologia pela Universidade de Aveiro. É um dos responsáveis pelo ECOMARE da UA - laboratório dedicado à exploração sustentável dos recursos biológicos onde, por exemplo, as conchas de ostras se transformam em rochas artificiais para aquários de recife. Ricardo Calado completa a dupla apresentadora da Conferência de Natal deste ano que nos levará numa viagem gastronómica cheia de peixes e tradições.
© Ciência Viva