O Departamento de Física (DF), formalmente criado em 1986, foi pioneiro em Portugal no ensino da Engenharia Física. Actualmente, o DF desenvolve as suas actividades de ensino (1º, 2º e 3º ciclos), de investigação fundamental e aplicada e de desenvolvimento tecnológico nos domínios da Física, da Engenharia Física e da Engenharia Biomédica. Está ainda vocacionado para a prestação de serviços e para a divulgação científica nestes domínios.
Instituição: Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Jorge Carvalho Silva
Nº Alunos: 8
Anos: 11º, 12º
Área: Ciências da Saúde
Data: de 08-07-2024 a 12-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Jorge Carvalho Silva, Célia Henriques, Hugo Gamboa, Cláudia Quaresma, Ana Rita Londral, Valentina Vassilenko.
Descrição: A Engenharia Biomédica desenvolve tecnologias inovadoras para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde e para a compreensão do funcionamento do corpo humano. Durante o estágio tomarás contacto com diversas áreas de investigação em Engenharia Biomédica existentes na NOVA FCT:
- Como podemos promover a regeneração de tecidos e orgãos? A Engenharia de Tecidos procura a solução combinando biomateriais, células e moléculas sinalizadoras. Irás usar metodologias a que recorre para processar biomateriais e para avaliar a interação destes com células.
- Como dar sentido aos biossinais? Aquisição e processamento de dados fisiológicos para retirar informação relevante.
- A Termografia como ferramenta clínica: aplicações de termografia em medicina dentária.
- As aplicações em saúde digital: telemonitorização e apoio à decisão.
- Como a impressão 3D pode ajudar na Saúde.
Observações: Este estágio ilustra as atividades de investigação desenvolvidas por docentes e investigadores do Departamento de Física que trabalham na área da Engenharia Biomédica. O estágio decorre todos os dias das 9h30 às 17h00 e inclui almoço. Não é possível disponibilizar alojamento para alunos deslocados pois a residência de estudantes está encerrada para obras.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Átrio do edifício I, Departamento de Física Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Jorge Carvalho Silva
Estágio Esgotado
Instituição: Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Jorge Machado
Nº Alunos: 8
Data: de 08-07-2024 a 12-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Jorge Machado, Mauro Guerra, Jorge Carvalho Silva
Descrição: A Engenharia Física é uma disciplina que combina os princípios da física com a prática da engenharia, focada na aplicação de conceitos científicos para resolver problemas tecnológicos complexos. Os engenheiros físicos desenvolvem e implementam soluções inovadoras em diversas áreas tecnológicas.
Nestes estágios de Engenharia Física, os alunos terão a oportunidade de se envolver em experiências práticas no campo da Engenharia Física, explorando tanto os princípios fundamentais da Física Clássica quanto as mais recentes inovações da Física Moderna.
Estas experiências estão cuidadosamente alinhadas não só com as áreas de investigação proeminentes do Departamento de Física da FCT NOVA mas também com a oferta pedagógica do Departamento, garantindo uma integração fluida entre teoria e experiência. Nos estágios serão apresentados os seguintes tópicos:
• Raios-X
• Eletromagnetismo.
• Física Atómica e Molecular
• Laser Solar
• Óptica
• Física Nuclear
• Criogenia
• Física de Superfícies e Tecnologias de Vácuo
Observações: Este estágio ilustra as atividades de investigação desenvolvidas por docentes e investigadores do Departamento de Física que trabalham na área da Física/Engenharia Física. O estágio decorre todos os dias das 9h30 às 17h00 e inclui almoço. Não é possível disponibilizar alojamento para alunos deslocados pois a residência de estudantes está encerrada para obras.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Átrio Ed. I FCT NOVA Campus de Caparica Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Jorge Machado
Estágio Esgotado