Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Pedro Barquinha
Nº Alunos: 4
Data: de 15-07-2024 a 19-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Santa, Inês Santos, Mariana Cortinhal
Descrição: Certamente saberás que metais como o cobre, o alumínio ou a prata são bons condutores elétricos, sendo usados em todos os dispositivos eletrónicos. E se fosse possível que esses mesmos metais fossem também transparentes e mecanicamente flexíveis, permitindo assim termos condutores elétricos invisíveis em qualquer superfície, desde o corpo humano até a uma folha de papel? Convidamos-te a explorar neste estágio o mundo das redes metálicas à micro e nanoescala, que permitem precisamente tudo isso. Vais poder desenhar a tua própria rede metálica e depois fabricá-la em ambiente de sala limpa, através da deposição de filmes finos metálicos e da definição de padrões usando técnicas avançadas de laser, que permitem desenhar linhas com apenas 600 nm de largura. Naturalmente, vais ainda caracterizar elétrica e opticamente as tuas redes metálicas.
Observações: Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de Ciência no Cenimat, Cemop e DCM.
Este estágio decorre todos os dias das 10:00h às 17:00h e inclui almoço.
Este ano, infelizmente, não podemos disponibilizar alojamento para alunos deslocados pois a residência de estudantes está encerrada para obras.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Edificio II - DCM Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Pedro Barquinha
As inscrições para este estágio encontram-se encerradas