Listagem de Estágios

3125. Preparação de potenciais fármacos de origem natural

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Filipa Siopa
Área: Físico-Química, Química
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Milene Fortunato e Filipa Siopa

Descrição: Os produtos naturais (NPs), de organismos terrestres ou aquáticos, fornecem um número enorme de esqueletos químicos estruturalmente diversos, representando um valioso recurso para a descoberta de novos medicamentos. Todos os anos surgem no mercado diversos medicamentos com origem em produtos naturais. A maioria é aplicada ao tratamento de cancro e infeções bacterianas, como os derivados de NPs aprovados em 2017 e 2019, Mundesine e Xenlita, respetivamente. Porém, o acesso a moléculas bioativas derivadas de NPs permanece um grande desafio. O tradicional método de isolamento inclui várias etapas de purificação que, em geral, só permitem a obtenção de baixas quantidades dos compostos alvo. Além disso, a descoberta de compostos bioativos baseados em NPs é realizada principalmente por meio do isolamento de substâncias individuais guiadas pela sua bioatividade, deixando para trás um grande número de compostos estruturalmente diversos que não são bioativos.

Este projeto pretende a criação de uma metodologia integrada que permite a reação ortogonal entre grupos funcionais presentes em diversas moléculas de extratos naturais e unidades químicas contendo estruturas semelhantes a fármacos. Essa estratégia facilitará o isolamento das NOVAS moléculas sintetizadas a partir do extrato bruto, fornecendo uma complexidade adicional.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa Hora: 9h30