Listagem de Estágios

3040. Cool crops – como regulam a videira e o tomateiro a sua temperatura?

Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: miguel costa
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã
Investigador(es): Joaquim Miguel Rangel da Cunha Costa, Mariana Mota

Descrição: Sabias que as plantas também transpiram? E sabes também como regulam a sua temperatura? O/a participante neste estágio ficará a conhecer a forma como a videira e outras espécies se adaptam às altas temperaturas e como as suas folhas regulam a temperatura e se mantêm em funcionamento, e a produzir os compostos necessários para o seu crescimento. Com este “mini-projecto”, o/a participante tomará contacto com os princípios básicos sobre radiação infravermelha, transferências de calor, termografia e sobre os processos da fotossíntese e transpiração. O aluno/a descobrirá as vantagens do uso de imagem térmica na investigação e na agricultura de precisão.
Os participantes medirão a temperatura de folhas de videira e tomateiro com um ou vários tipos de câmara térmica (ex. ligada ao telemóvel) e medirão a transpiração com um medidor portátil de trocas gasosas. O aluno fará também a observação dos estomas nas duas espécies. O estágio implica a elaboração de um pequeno relatório (2.5 páginas texto mais imagens ilustrativas) sobre o trabalho realizado.

Observações: N/A