Listagem de Estágios

Matemática


496. Problemas inversos


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Nuno Martins
Nº Alunos: 4 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Matemática
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Nuno Martins


Descrição: A famosa fórmula de Albert Einstein E=mc^2 estabelece uma relação entre energia (E) e massa (m). Neste modelo, é fácil calcular a energia sabendo a massa e vice versa. Este é o chamado problema direto.

No problema inverso, o objectivo é o de reconstruir o modelo a partir de um conjunto de dados. Por exemplo dado um conjunto de medições (massa,energia) como chegar ao modelo de Einstein?

Neste estágio científico vamos ver exemplos de problemas inversos em diversos contextos como matemática, física, engenharia, medicina e iremos reconstruir parâmetros de um modelo a partir de um conjunto de dados obtidos por simulação computacional.

Observações: Os estagiários deverão ter o excel (ou programa equivalente) instalado.
Farão ainda parte integrante deste estágio algumas palestras de interesse geral na área da Matemática e algumas atividades lúdicas. Este estágio decorrerá online (através da plataforma Zoom), sendo posteriormente enviado aos participantes o horário e os links de acesso para todas as atividades. Caso seja compatível com as condições epidémicas da altura, haverá no dia 22/7, quinta-feira, uma visita guiada presencial ao campus da FCT NOVA onde poderão conhecer as instalações do Departamento de Matemática e alguns dos seus professores e alunos.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Reunião Zoom (link a enviar aos participantes) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Nuno Martins

Estágio já em curso / terminado

502. "O futuro constrói-se hoje"


Instituição: INESC TEC
Responsável: Catarina Carvalho
Nº Alunos: 3 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica, Ciências da Saúde
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): INESC TEC (institucional)


Descrição: "O futuro constrói-se hoje" é o título do estágio oferecido pelo INESC TEC. Aqui os alunos terão a oportunidade de estar em contacto direto com diferentes áreas científicas, em ambiente de laboratório, acompanhados por investigadores que mostrarão como é feito o seu trabalho. Além disso, terão acesso a módulos teórico-práticos para cada uma dessas áreas, nomeadamente:
- Robótica ("A robótica e a presença sustentável no mar")
- Redes e Veículos Elétricos ("Eficiência energética e veículos elétricos")
- Tecnologias Óticas ("Como comunicamos sem fios")
- Indústria ("Os robôs e a indústria - realidade ou ilusão")
- Interação e Jogos ("Visão Computacional: como é que os computadores aprendem a ver?")
- Microfabricação ("Explorar tecnologias de fibras óticas")
- Computação Sonora ("Como ensinar os computadores a ouvir música")
Estas atividades visam dotar os alunos de "inspiração" para, no último dia do estágio, pensar e estruturar uma ideia inovadora para o futuro. O objetivo é que consigam refletir sobre tudo que aprenderam ao longo da semana e se aventurem no lançamento de uma tecnologia que ainda não exista. Essa ideia deverá ser apresentada num pitch a um painel de avaliadores.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Sede INESC TEC - Campus da FEUP, Rua Dr. Roberto Frias, 4200 - 465 Porto Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Catarina Carvalho

Estágio já em curso / terminado

491. A matemática do comportamento humano durante uma epidemia


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Paula Patrício
Nº Alunos: 3 Anos: 11º, 12º Área: Matemática
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Paula Patrício e Paulo Doutor


Descrição: Durante um fenómeno epidemiológico, como a corrente pandemia de covid19, é importante considerar o comportamento humano na modelação da evolução da epidemia. De facto, para além da implementação de medidas de saúde pública decretadas pelas autoridades de saúde, há um impacto determinante provocado pela alteração voluntária dos hábitos individuais. Muito interessante é considerar que esta alteração de hábitos individuais depende de decisões também elas individuais e que não se mantém constantes ao longo do tempo. Os indivíduos tomam opções quanto às medidas de segurança e mesmo quanto à vacinação tendo em conta o conhecimento que têm da situação epidémica, podendo ser mais precavidos quando esta se agrava e menos quando esta se atenua. Neste estágio propomos que trabalhes connosco na modelação de uma epidemia em que consideramos alterações voluntárias do comportamento humano. Durante o estágio irás ajudar-nos a compreender como os parâmetros que definem o comportamento humano afetam os resultados da epidemia. Utilizaremos ferramentas matemáticas e computacionais de ponta, nomeadamente equações diferenciais e programação em Python, que poderás facilmente ensaiar em tua casa.

Observações: Farão ainda parte integrante deste estágio algumas palestras de interesse geral na área da Matemática e algumas atividades lúdicas. Este estágio decorrerá online (através da plataforma Zoom), sendo posteriormente enviado aos participantes o horário e os links de acesso para todas as atividades. Caso seja compatível com as condições epidémicas da altura, haverá no dia 22/7, quinta-feira, uma visita guiada presencial ao campus da FCT NOVA onde poderão conhecer as instalações do Departamento de Matemática e alguns dos seus professores e alunos.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Reunião Zoom (link a enviar aos participantes) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Paula Patrício

Estágio já em curso / terminado

493. As equações diferenciais e o mundo


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: José Maria Gomes
Nº Alunos: 4 Anos: 12º Área: Matemática
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): José Maria Gomes


Descrição: Neste estágio que envolve Matemática um pouco mais "teórica", irás aprender a descrever o mundo que nos rodeia com equações diferenciais. Estes objectos matemáticos fascinantes permitem descobertas tão importantes quanto as órbitas planetárias, datações de achados arqueológicos e evoluções epidemiológicas. Vais descobrir o poder da Matemática e aplicar os conhecimentos que adquirires na datação das pinturas de Lascaux.

Observações: Farão ainda parte integrante deste estágio algumas palestras de interesse geral na área da Matemática e algumas atividades lúdicas. Este estágio decorrerá online (através da plataforma Zoom), sendo posteriormente enviado aos participantes o horário e os links de acesso para todas as atividades. Caso seja compatível com as condições epidémicas da altura, haverá no dia 22/7, quinta-feira, uma visita guiada presencial ao campus da FCT NOVA onde poderão conhecer as instalações do Departamento de Matemática e alguns dos seus professores e alunos.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Reunião Zoom (link a enviar aos participantes) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: José Maria Gomes

Estágio já em curso / terminado

495. Breve introdução à análise de clusters e ao software R


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Filipe Marques
Nº Alunos: 4 Anos: 12º Área: Matemática
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Filipe Marques e Regina Bispo


Descrição: A análise de clusters é uma técnica estatística usada para classificar elementos em grupos, de forma a que os elementos pertencentes a um grupo sejam o mais semelhantes possível entre si e diferentes dos restantes. Neste estágio será feita uma breve introdução a esta técnica utilizando o software R. Os resultados estudados serão aplicados num problema de classificação de ocorrências de incêndios urbanos.

Observações: Farão ainda parte integrante deste estágio algumas palestras de interesse geral na área da Matemática e algumas atividades lúdicas. Este estágio decorrerá online (através da plataforma Zoom), sendo posteriormente enviado aos participantes o horário e os links de acesso para todas as atividades. Caso seja compatível com as condições epidémicas da altura, haverá no dia 22/7, quinta-feira, uma visita guiada presencial ao campus da FCT NOVA onde poderão conhecer as instalações do Departamento de Matemática e alguns dos seus professores e alunos.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Reunião Zoom (link a enviar aos participantes) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Filipe Marques

Estágio já em curso / terminado

497. Como a Teoria de Jogos contribui para a compreensão dos mercados financeiros


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Marta Faias
Nº Alunos: 3 Anos: 11º, 12º Área: Matemática
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Marta Faias


Descrição: Diariamente são transacionados milhões de euros em ativos financeiros por todo o mundo. A matemática é fundamental para perceber as dinâmicas associadas aos preços, para mitigar os riscos.
Lloyd Shapley (1923-2016) foi um matemático e economista norte-americano que recebeu o prémio Nobel da Economia em 2012. O seu trabalho em teoria de jogos (uma área da matemática aplicada) teve tantas aplicações relevantes em economia que lhe valeu o prémio Nobel de Economia. Um dos destaques do seu trabalho foi a conceção do valor de Shapley, uma solução para jogos cooperativos que estabelece o benefício justo que cada jogador deve receber tendo em conta a sua contribuição para o resultado global do jogo. O valor de Shapley foi utilizado recentemente em modelos financeiros, com o objetivo de perceber o risco que cada produto financeiro aporta quando se transacionam produtos variados. "The Shapley value decomposition of optimal portfolios" é um trabalho publicado na revista científica Annals of Finance, em 2020.
Neste projeto aplicar-se-á o valor de Shapley a casos reais para perceber o seu contributo para os mercados financeiros e com o intuito de melhorar a eficácia da sua utilização.

Observações: Farão ainda parte integrante deste estágio algumas palestras de interesse geral na área da Matemática e algumas atividades lúdicas. Este estágio decorrerá online (através da plataforma Zoom), sendo posteriormente enviado aos participantes o horário e os links de acesso para todas as atividades. Caso seja compatível com as condições epidémicas da altura, haverá no dia 22/7, quinta-feira, uma visita guiada presencial ao campus da FCT NOVA onde poderão conhecer as instalações do Departamento de Matemática e alguns dos seus professores e alunos.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Reunião Zoom (link a enviar aos participantes) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Marta Faias

Estágio já em curso / terminado

404. Construção e Controlo de Drones


Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: Pedro Torres
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Física, Físico-Química, Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Torres


Descrição: A robótica é uma área fundamental de desenvolvimento científico e tecnológico que está cada vez mais presente em tudo aquilo que nos rodeia. A par do desenvolvimento da robótica móvel, têm emergido no mercado diversos tipos de aeronaves autónomas, também conhecidas por Drones. Estas aeronaves podem ser utilizadas para actividades mais lúdicas e entretenimento, como podem ser muito úteis para aplicações comerciais, como filmagens aéreas, inspecção e identificação, transporte de objectos, entre outros.
O objectivo deste curso é proporcionar aos alunos mais jovens a oportunidade de construir um Drone de raiz, perceber a sua construção mecânica, a componente electrónica associada e todo o processo de controlo de voo. De uma forma simples, os alunos constroem o seu Drone e programam-no para voar em forma de teleoperação ou autónoma. Assim os alunos são estimulados a aprender fazendo.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia do IPCB Hora: 2:00:00 PM
Pessoa de contacto: Pedro Torres

Estágio já em curso / terminado

478. Da pesquisa de georrecursos à sua caracterização e produção


Instituição: Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GeoBioTec) - FCT NOVA
Responsável: Carlos Galhano
Nº Alunos: 8 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Química, Físico-Química, Matemática, Geologia, Tecnologia, Agronomia, Bioquímica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carlos Galhano


Descrição: No âmbito de investigações em curso e de atividades do Departamento de Ciências da Terra (FCT NOVA), propõe-se o acompanhamento de trabalhos relativos ao percurso que os georrecursos como as águas, os minerais ou as rochas seguem desde a fase inicial de avaliação de uma área potencial no terreno, passando pela fase de amostragem e ensaios de laboratório para caracterizar a sua qualidade, culminando na modelação, respetiva exploração e transformação. Assim, os estagiários irão acompanhar um levantamento de terreno com mapas, aprender a executar ensaios de laboratório, bem como procedimentos básicos de interpretação e modelação com recurso a ferramentas de tecnologias de informação e observar aspetos da extração desses materiais essenciais ao nosso desenvolvimento sustentado.

Observações: O estágio inclui o almoço para todos os participantes bem como eventuais saídas de campo.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA no Campus de Caparica Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Carlos Galhano

Estágio já em curso / terminado

423. Desenvolvimento de Exterior Lights panel para cockpit Airbus A320


Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: José Augusto Carvalho
Nº Alunos: 2 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Matemática, Tecnologia, Electrónica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): José Augusto Carvalho


Descrição: O estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo do Exterior Lights Panel, integração no cockpit A320 desenvolvido no Instituto Politécnico de Bragança. A implementação do protótipo será efetuado num microcontrolador PIC da Microchip, suportando as funções de comando das iluminação: do trem de aterragem, pista, asas, beacon, strobe, nav&logo. Assim, como, o comando de arranque da Auxiliary Power Unity (APU). Os testes serão efetuados aos comados dos A320 do cockpit do IPB no qual os estagiários terão a pilotar.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: José Augusto Carvalho

Estágio já em curso / terminado

492. Desperdício Alimentar: Portugal vs. Polónia


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Miguel Fonseca
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º Área: Matemática
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Miguel Fonseca


Descrição: O objectivo deste trabalho é de analisar um questionário acerca dos hábitos comportamentos relativos ao desperdício alimentar, feito em Portugal e da Polónia. Pretende-se caracterizar hábitos e comportamentos de ambas as populações, bem como identificar características inerentes às mesmas.

Observações: Farão ainda parte integrante deste estágio algumas palestras de interesse geral na área da Matemática e algumas atividades lúdicas. Este estágio decorrerá online (através da plataforma Zoom), sendo posteriormente enviado aos participantes o horário e os links de acesso para todas as atividades. Caso seja compatível com as condições epidémicas da altura, haverá no dia 22/7, quinta-feira, uma visita guiada presencial ao campus da FCT NOVA onde poderão conhecer as instalações do Departamento de Matemática e alguns dos seus professores e alunos.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Reunião Zoom (link a enviar aos participantes) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Miguel Fonseca

Estágio já em curso / terminado

413. Introdução aos Biossinais (INBIO-1)


Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Responsável: Hugo Plácido da Silva
Nº Alunos: 4 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Física, Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica, Ciências da Saúde
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Hugo Plácido da Silva


Descrição: Este estágio pretende fazer uma introdução aos biosinais, instrumentação biomédica e telecomunicações. Corresponde a 30 horas (3 de manhã e 3 de tarde durante 5 dias). As manhãs são dedicadas a apresentações em grupo, visitas a laboratórios e sessões experimentais. Durante as tardes os estagiários vão dedicar-se a montar "kits" de aquisição de biossinais e experimentar sensores biomédicos em primeira mão. Os estagiários vão ter contacto com as técnicas de fabrico e teste de circuitos impressos, soldar os componentes dos "kits", fabricar alguns dos componentes a utilizar e testar os circuitos no final. O programa de apresentações em grupo englobarão: introdução à engenharia biomédica, fisiologia de sistemas, sinais e sistemas, fundamentos de instrumentação biomédica, inteligência artificial, comunicações em rede e Internet, comunicações móveis, codificação e análise de vídeo, e transmissão de energia sem fios.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Átrio da Torre Norte do IST Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Hugo Plácido da Silva

Estágio já em curso / terminado

414. Introdução aos Biossinais (INBIO-2)


Instituição: Instituto de Telecomunicações (IT)
Responsável: afred@lx.it.pt
Nº Alunos: 4 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Física, Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica, Ciências da Saúde
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Luisa Nobre Fred


Descrição: Este estágio pretende fazer uma introdução aos biosinais, instrumentação biomédica e telecomunicações. Corresponde a 30 horas (3 de manhã e 3 de tarde durante 5 dias). As manhãs são dedicadas a apresentações em grupo, visitas a laboratórios e sessões experimentais. Durante as tardes os estagiários vão dedicar-se a montar "kits" de aquisição de biossinais e experimentar sensores biomédicos em primeira mão. Os estagiários vão ter contacto com as técnicas de fabrico e teste de circuitos impressos, soldar os componentes dos "kits", fabricar alguns dos componentes a utilizar e testar os circuitos no final. O programa de apresentações em grupo englobarão: introdução à engenharia biomédica, fisiologia de sistemas, sinais e sistemas, fundamentos de instrumentação biomédica, inteligência artificial, comunicações em rede e Internet, comunicações móveis, codificação e análise de vídeo, e transmissão de energia sem fios.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Átrio da Torre Norte do IST Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Hugo Plácido da Silva

Estágio já em curso / terminado

421. MathE - Sistema de Apoio ao Estudo


Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Ana Isabel Pinheiro Nunes Pereira
Nº Alunos: 2 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Matemática
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Isabel Pinheiro Nunes Pereira


Descrição: MathE (mathe.pixel-online.org) é uma plataforma europeia de apoio ao estudo da matemática. Pretende-se desenvolver um procedimento dinâmico e adaptativo baseado em data mining para a identificação de problemas matemáticos a resolver pelo aluno.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: CeDRI - Lab 2I Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Ana I. Pereira

Estágio já em curso / terminado

494. Mil e uma definições de derivada de ordem não inteira


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Magda Rebelo
Nº Alunos: 4 Anos: 12º Área: Matemática
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Magda Rebelo


Descrição: Em 1695, Leibniz escreveu uma carta a L´Hôpital a perguntar se faria sentido generalizar o conceito de derivada de ordem não inteira. L´Hôpital respondeu que a questão era interessante e replicou com outra questão: "E se a ordem da derivada for 1/2?" Leibniz, numa carta datada de 30 de setembro do mesmo ano respondeu: "Isso levará a um paradoxo, a partir do qual um dia consequências úteis serão tiradas!" A data de 30 de setembro de 1695 ficou marcada como o início do Cálculo Fracionário!
Nos últimos anos dada a aplicação das derivadas de ordem não inteira para descrever vários fenómenos (mercados financeiros, crescimento de um tumor, moldes de materiais, modelos epidemiológicos, etc) deu-se uma explosão na investigação associada a esta área com inúmeros cientistas a aplicar este tipo de derivadas para modelar de forma mais realista determinados problemas.
Neste estágio irás perceber o conceito de derivada de ordem não inteira, analisar algumas das definições que existem, as vantagens em utilizar este tipo de derivadas, e desenvolver um algoritmo que permite comparar as várias definições abordadas. Se possível, irás ainda aplicar este tipo de derivadas a um problema em concreto.

Observações: Farão ainda parte integrante deste estágio algumas palestras de interesse geral na área da Matemática e algumas atividades lúdicas. Este estágio decorrerá online (através da plataforma Zoom), sendo posteriormente enviado aos participantes o horário e os links de acesso para todas as atividades. Caso seja compatível com as condições epidémicas da altura, haverá no dia 22/7, quinta-feira, uma visita guiada presencial ao campus da FCT NOVA onde poderão conhecer as instalações do Departamento de Matemática e alguns dos seus professores e alunos.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Reunião Zoom (link a enviar aos participantes) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Magda Rebelo

Estágio já em curso / terminado

397. Mix-Reality: Interligando Robots Reais e Mundos Virtuais 3D


Instituição: Intelligent Sensing and Ubiquitous Systems (ISUS), Universidade Fernando Pessoa
Responsável: Rui S. Moreira
Nº Alunos: 8 Anos: 10º, 11º, 12º, 9º Área: Física, Matemática, Informática, Tecnologia, Robótica, Electrónica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Rui S. Moreira


Descrição: Nesta actividade os alunos terão oportunidade de construir e programar Robots reais e interligá-los com mundos virtuais 3D. Em concreto o estágio permitirá: i) montar Robots (que batizamos de Farruscos) com recurso a sensores e actuadores e módulos de controlo Arduino e Raspberry Pi; ii) programar os Robots para desenvolverem diversas atividades autonomas (e.g. seguir linhas, paredes, pessoas, etc.) iii) criar uma réplica do Lab ISUS e respectivos Avatars dos Robots em 3D (opensimulator); por fim iv) ligar os movimentos dos Robot virtuais 3D aos Robots reais, mimificando as suas acções nos dois mundos.

Observações: A realização do estágio estará dependente da aquisição de 4 kits robóticos.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Em frente ao edifício da Reitoria da UFP (entrada pelo portão principal, no topo do jardim de Arca D'Água) Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Rui S. Moreira

Estágio já em curso / terminado

406. Modelação Digital 3D - MD3D


Instituição: Centro de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais (CIMOSM), Instituto Superior Engenharia de Lisboa
Responsável: José Alberto Rodrigues
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Matemática, Informática, Tecnologia
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã
Investigador(es): José Alberto Rodrigues, Amélia Loja, André Carvalho, Ana Pinto, Ana Filipa Mota


Descrição: A modelação digital 3D traduz-se na construção de um modelo tridimensional,
com recurso a um software baseado em modelos matemáticos de representação.
A modelação 3D tem vindo a evoluir significativamente nas últimas décadas,
o que permite trabalhar a forma tridimensional, quer na criação de novos objetos,
quer na reprodução de objetos existentes, o designado procedimento de engenharia inversa.
Estes progressos beneficiam as indústrias que trabalham no contexto de digitalização de objetos, impressão 3D, e visualizações foto-realistas de modelos digitais,
ou até mesmo a Animação 3D e Efeitos Visuais para Cinema.
Neste estágio acompanharemos os processos desde a reprodução/criação de modelos até à sua impressão 3D.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Átrio do edifício P (edifício principal) Hora: 9:15:00 AM
Pessoa de contacto: Prof José Alberto Rodrigues

Estágio já em curso / terminado

476. Radiação ionizante - medição e monitorização


Instituição: Centro de Engenharia Mecânica Materiais e Processos (CEMMPRE), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Responsável: Marco Paulo Duarte Naia
Nº Alunos: 2 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Física, Matemática, Geologia, Tecnologia, Ciências da Saúde
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Marco Paulo Duarte Naia e Armando Soares


Descrição: O trabalho de estágio tem como principal objetivo mostrar aos estudantes a deteção experimental da radiação ionizante e como o fenómeno faz parte do ambiente onde vivemos.
As atividades dos alunos consistirão no seguinte:
a) apresentação do detetor Geiger-Müller e realização de uma experiência algumas experiências sobre a radioatividade em ambiente laboratorial;
b) desenvolvimento de modelos para descrição quantitativa dos resultados experimentais;
c) comparação resultados obtidos com modelos teóricos propostos na literatura;
d) medição da taxas de contagens em vários pontos do campus para construção de um mapa da radiação ambiente;
e) construção do mapa e discussão sobre as semelhanças/diferença dos ambientes monitorizados

Observações: Estágio com oferta de almoço e com possibilidade de alojamento para alguns candidatos (jantar incluído).

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Departamento de Física da UTAD : Polo II da ECT no Campus de Quinta de Prados Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Marco Paulo Duarte Naia

Estágio já em curso / terminado

453. Ser Cientista Social em Tempos de Pandemia


Instituição: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), Instituto Universitário de Lisboa
Responsável: Sofia Rocha
Nº Alunos: 4 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Biologia, Física, Química, Físico-Química, Matemática, Informática, Geologia, Tecnologia, Robótica, Sociologia
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Sofia Rocha


Descrição: O estágio organizado pelo CIES-Iscte pretende proporcionar o contacto com um centro de investigação em ciências sociais - os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias - e a forma como se têm adaptado à atual crise pandémica.

Os estagiários serão integrados em equipas de investigação com projetos em curso sobre diversas temáticas, experimentando diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, bem como distintas formas de apresentação e divulgação dos resultados científicos.

Pretende-se que os estagiários experimentem as diversas atividades inerentes à pesquisa em ciências sociais, sob a orientação de equipas de investigadores do Centro.

Ao longo do estágio, para além da apresentação do Centro e do contexto universitário envolvente, procurar-se-á proporcionar uma noção prática e diversificada do que é a investigação em ciências sociais, assim como desmistificar a imagem e conceito de cientista.

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Gabinete do CIES-Iscte Sala 2W10, Edifício Sedas Nunes, Iscte- Instituto Universitário de Lisboa, Av. das Forças Armadas. 1649-026 Lisboa (Portugal) Hora: 11:00:00 AM
Pessoa de contacto: Sofia Rocha

Estágio já em curso / terminado

402. Sistemas inteligentes no nosso dia a dia, aplicações com microcontrolador!


Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: José Vieira
Nº Alunos: 4 Anos: 9º, 10º, 11º, 12º Área: Física, Matemática, Informática, Electrónica
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): José António Barros Vieira


Descrição: O objetivo do estágio é de integrar os participantes nas atividades de investigação e desenvolvimento no laboratório de Sistemas Eletrónicos e inteligência artificial. Para tal, serão formados grupos que irão desenvolver aplicações simples de sistemas inteligentes com microcontroladores.
Os exercícios a realizar serão: um órgão digital, escrita de mensagens em LCDs, medida e visualização de temperaturas, implementação de um semáforo.
Como projeto final propomos a implementação e o controlo de um sistema de iluminação a LEDs (Light Emition Diodes) RGB (Red Green Blue) com definição da cor e intensidade desejada.
Estes exercícios serão desenvolvidos programando em linguagem C e com hardware físico real.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: O local de encontro será dia 12/7 às 10:00 no hall de entrada da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Prof. José Vieira

Estágio já em curso / terminado

477. TSF - Transmissão sem fios


Instituição: Centro de Engenharia Mecânica Materiais e Processos (CEMMPRE), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Responsável: Marco Paulo Duarte Naia
Nº Alunos: 2 Anos: 10º, 11º, 12º Área: Física, Matemática, Tecnologia, Electrónica
Data: de 26-07-2021 a 30-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Marco Paulo Duarte Naia e Armando Soares


Descrição: O trabalho de estágio tem como principal objetivo montar a experiência de Hetz de transmissão de um sinal elétrico à distância
As atividades dos alunos consistirão no seguinte:
a) experiência em ambiente laboratorial com circuitos oscilatórios;
b) utilização do osciloscópio;
c) circuitos com condensadores;
d) circuitos com bobinas, ;
e) montagem da experiência de Hertz.

Observações: Estágio com oferta de almoço , com possibilidade de alojamento para alguns candidatos (jantar incluído).

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Departamento de Física da UTAD. Polo da ECT no Campus da Quinta de Prados. Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Marco Paulo Duarte Naia

Estágio já em curso / terminado