Listagem de Est√°gios

Físico-Química


385. √Ä Descoberta dos Ze√≥litos: Propriedades e aplica√ß√Ķes na ind√ļstria e no dia-a-dia


Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Respons√°vel: Angela Martins Nunes
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£
Investigador(es): Angela Martins Nunes


Descri√ß√£o: No s√©culo XVIII o mineralogista sueco Cr√∂nsted descobriu uns minerais estranhos aos quais atribuiu o nome de ze√≥litos, por composi√ß√£o das palavras gregas ‚Äúzein‚ÄĚ (ferver) e ‚Äúlithos‚ÄĚ (pedra). Durante muitos anos estes materiais eram apresentados apenas como curiosidades mineral√≥gicas... Actualmente estes materiais t√™m uma vasta aplica√ß√£o industrial.
Propomos com este est√°gio explorar as propriedades f√≠sico-qu√≠micas dos ze√≥litos que est√£o na origem das v√°rias aplica√ß√Ķes industriais destes materiais.
Vamos demonstrar como estes materiais conseguem reter moléculas na sua superfície interna, através de um processo chamado adsorção.
Ir√°s compreender porque os ze√≥litos fazem parte da formula√ß√£o dos detergentes para lavar roupa na m√°quina l√° de casa, pois removem os i√Ķes c√°lcio, respons√°veis pela dureza da √°gua, evitando assim deposi√ß√£o de calc√°rio e protegendo a resist√™ncia da m√°quina de lavar roupa.
Ir√°s descobrir que os ze√≥litos s√£o capazes de acelerar a velocidade de algumas reac√ß√Ķes qu√≠micas, comportando-se como catalisadores. Na verdade, cerca de 80% dos produtos produzidos industrialmente passaram numa das fases de fabrico pela ac√ß√£o de catalisadores.

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: √Ātrio do Edif√≠cio P do ISEL Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Angela Martins Nunes

Est√°gio j√° em curso / terminado

386. A Química na Nossa Vida


Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Hugo Félix Silva e Nelson Alberto Silva
N¬ļ Alunos: 6 Anos: 9¬ļ, 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£
Investigador(es): Hugo Félix Silva e Nelson Alberto Silva


Descri√ß√£o: A Qu√≠mica √© uma ci√™ncia da qual dependemos constantemente no nosso dia-a-dia. Na nossa higiene di√°ria, em que os produtos s√£o fabricados por processos qu√≠micos. O nosso pequeno-almo√ßo ter√° inevitavelmente a presen√ßa das ind√ļstrias qu√≠micas que ajudaram a fabricar o nosso iogurte, os cereais. Vestiremos a nossa roupa fabricada de fibra e tingida por tintas provenientes das f√°bricas de produtos qu√≠micos. Na an√°lise de par√Ęmetros de afetam a nossa sa√ļde. Ao longo do dia estaremos sempre acompanhados pela qu√≠mica a ajudar-nos a ter uma vida mais saud√°vel, saborosa e mais confort√°vel. Neste est√°gio realizaremos a an√°lise de produtos importantes para o nosso dia-a-dia assim como amostras biol√≥gicas para avaliar o nosso estado de sa√ļde. Ir√°s utilizar as t√©cnicas de an√°lise que os qu√≠micos usam nos seus laborat√≥rios. Analisaremos produtos de higiene, como o fluor na pasta dos dentes, o ferro nas √°guas e o teor de s√≥dio e pot√°ssio na tua pr√≥pria urina. Ficar√°s assim a saber como s√£o testados os produtos que todos os dias usas e como se pode avaliar o teor de sal no teu organismo. Ficaras tamb√©m a conhecer o que faz e como faz um qu√≠mico na sua rotina di√°ria. A qu√≠mica ter√° menos segredos!

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: ISEL - √Ātrio principal Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Hugo Félix Silva

Est√°gio j√° em curso / terminado

379. A Qu√≠mica Org√Ęnica na vida do dia-a-dia


Instituição: Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira
Respons√°vel: Paula Castilho
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Tecnologia, Ci√™ncias da Sa√ļde, Bioqu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Paula Castilho


Descri√ß√£o: As transforma√ß√Ķes que acontecem nas mol√©culas biol√≥gicas s√£o muito id√™nticas √†s que podemos realizar em laborat√≥rio. Neste est√°gio, vamos desenvolver e documentar algumas reac√ß√Ķes de mol√©culas pequenas que s√£o representativas das reac√ß√Ķes que acontecem nos processos vitais, usando material e equipamentos simples de uso corrente. Vamos:
- proceder à extracção de óleos essenciais de plantas através de técnicas de hidrodestilação e modificar selectivamente os componentes por forma poder identificá-los por métodos colorimétricos (mudanças de cor) ou por mudança de estado físico.
- usar testes qu√≠micos e t√©cnicas espectrosc√≥picas para identificar subst√Ęncias desconhecidas.
- produzir componentes de f√°rmacos e comparar com as subst√Ęncias isoladas a partir de f√°rmacos comerciais.
Os estagiários trabalharão em conjunto com estudantes do curso de Bioquímica

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Sala 0.57 do Campus Universit√°rio da Penteada Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Helena Tom√°s

Est√°gio j√° em curso / terminado

422. Aprender com Robótica


Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), Instituto Politécnico de Bragança
Respons√°vel: Paulo Leitao
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica, Inform√°tica, Tecnologia, Rob√≥tica, Electr√≥nica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Paulo Leitao


Descrição: Esta atividade pretende disseminar a aprendizagem de robótica móvel e autónoma usando plataformas educacionais, motivando os alunos para a assimilação de diversos tópicos, como sejam a matemática, física, eletrónica e computação.
Cada aluno ter√° que construir dois rob√īs m√≥veis e aut√≥nomos e program√°-los devidamente para executar algumas tarefas, como seguir uma pista marcada no ch√£o, resolver um pequeno labirinto, jogar futebol e programar um rob√ī humanoide a caminhar e reagir a sons e movimentos. As plataformas educacionais a utilizar no est√°gio ser√£o o Lego MindStorms NXT e EV3.

Este est√°gio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: CeDRI Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Paulo Leitao

Est√°gio j√° em curso / terminado

383. Aromas & Essências


Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Respons√°vel: Manuela Garrido
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 9¬ļ, 10¬ļ, 11¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Tecnologia
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Hor√°rio: Manh√£
Investigador(es): E. Manuela Garrido


Descri√ß√£o: Os aromatizantes s√£o compostos naturais ou artificiais que d√£o cheiro e sabor caracter√≠stico aos produtos comest√≠veis (alimentos industrializados) e odor aos produtos n√£o comest√≠veis (cosm√©ticos, aromatizador de ambientes, etc.). Os aromas est√£o diretamente ligados √†s mem√≥rias e √†s emo√ß√Ķes e por isso s√£o criados de modo a valorizar e personalizar cada um dos produtos a desenvolver. O processo criativo de um aroma envolve tecnologia, investiga√ß√£o, conhecimento cient√≠fico, mas acima de tudo sensibilidade.
Os √©steres s√£o subst√Ęncias org√Ęnicas frequentemente encontradas na natureza, e desempenham um papel importante na ind√ļstria farmac√™utica, de perfumes, de pol√≠meros, de cosm√©ticos e est√£o presentes na composi√ß√£o de produtos aliment√≠cios para real√ßar e imitar sabores e aromas. Neste est√°gio cient√≠fico propomos-te que descubras novos aspetos ligados ao uso e investiga√ß√£o de aromas. Poder√°s trabalhar nos nossos laborat√≥rios e descobrir por ti mesmo que a qu√≠mica √© uma ci√™ncia central por detr√°s do sabor e cheiro do mundo que nos rodeia.

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Instituto Superior de Engenharia do Porto - √Ātrio do edif√≠cio H Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Manuela Garrido

Est√°gio j√° em curso / terminado

420. BeeFilm - A aplicação da própolis em filmes comestíveis para conservar alimentos


Instituição: Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança
Respons√°vel: Soraia Falc√£o
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Bioqu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Soraia Falc√£o; Miguel Vilas Boas


Descri√ß√£o: Quando se fala em apicultura pensa-se logo no mel como produto por excel√™ncia obtido das abelhas, mas existem outros fant√°sticos produtos, como a pr√≥polis. Este produto da colmeia tem uma composi√ß√£o complexa, √© recolhida pelas abelhas mel√≠feras a partir de rebentos de plantas. Devido √†s suas propriedades biol√≥gicas e farmacol√≥gicas √© amplamente utilizada em medicina tradicional e cada vez mais procurada pela ind√ļstria cosm√©tica e pela ind√ļstria alimentar.
A aplicação de extratos naturais na preservação de alimentos tem recebido crescente atenção no design de filmes comestíveis ativos, como uma alternativa adequada para o controle de microrganismos. Neste estágio vais desenvolver filmes comestíveis de quitosano, isolado de lagostim-vermelho com incorporação de própolis, para aplicação na conservação de alimentos. Para isso vais fazer a extração de compostos fenólicos de uma amostra de própolis e fazer a sua caracterização por cromatografia; isolar e purificar o quitosano apartir dos lagostins-vermelhos; produzir os filmes comestíveis de quitosano incorporados com a própolis; avaliar a atividade biológica dos filmes. Candidata-te e vem conhecer este fascinante produto da colmeia.

Observa√ß√Ķes: Os alunos dever√£o trazer bata. Est√°gio com oferta de almo√ßo e possibilidade de alojamento para alunos candidatos selecionados e afastados do local de habita√ß√£o

Este est√°gio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Centro de Investigação de Montanha (CIMO) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Soraia Falc√£o

Est√°gio j√° em curso / terminado

543. Compostagem de bagaço de azeitona


Instituição: Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa Faculdade de Ciências e Tecnologia (MEtRICs), Universidade Nova de Lisboa
Responsável: Ana Luísa Fernando
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ, 9¬ļ √Ārea: Agronomia, Biologia, Bioqu√≠mica, Biotecnologia, Ci√™ncias da Sa√ļde, Ci√™ncias do ambiente, F√≠sico-Qu√≠mica, Ind√ļstria Alimentar, Qu√≠mica, Tecnologia
Data: de 12-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Ana Luisa Fernando


Descrição: O bagaço de azeitona e um sub-produto/resíduo obtido na produção de azeite e representa um problema ambiental devido à quantidade de compostos fenólicos e outros. A compostagem deste sub-produto in natura ou em mistura com outros sub-produtos pode resultar na sua valorização.
Neste est√°gio ter√°s oportunidade de analisar a composi√ß√£o do baga√ßo compostado. Nos diferentes produtos de compostagem que est√£o a ser produzidos ser√£o realizadas an√°lises ao pH, condutividade, carbono org√Ęnico, fen√≥is totais, azoto, f√≥sforo, nitratos, fosfatos, azoto amoniacal, entre outros, com o apoio de diferentes alunos de mestrado e doutoramento.
Todas as condi√ß√Ķes de seguran√ßa e de distanciamento est√£o asseguradas.
√Č oferecido o almo√ßo

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: lab 145, edificio departamental, FCT NOVA, Campus Caparica Hora: 10:15:00
Pessoa de contacto: Ana Luisa Fernando

Est√°gio j√° em curso / terminado

404. Construção e Controlo de Drones


Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Respons√°vel: Pedro Torres
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 9¬ļ, 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica, Matem√°tica, Inform√°tica, Tecnologia, Rob√≥tica, Electr√≥nica
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Pedro Torres


Descri√ß√£o: A rob√≥tica √© uma √°rea fundamental de desenvolvimento cient√≠fico e tecnol√≥gico que est√° cada vez mais presente em tudo aquilo que nos rodeia. A par do desenvolvimento da rob√≥tica m√≥vel, t√™m emergido no mercado diversos tipos de aeronaves aut√≥nomas, tamb√©m conhecidas por Drones. Estas aeronaves podem ser utilizadas para actividades mais l√ļdicas e entretenimento, como podem ser muito √ļteis para aplica√ß√Ķes comerciais, como filmagens a√©reas, inspec√ß√£o e identifica√ß√£o, transporte de objectos, entre outros.
O objectivo deste curso √© proporcionar aos alunos mais jovens a oportunidade de construir um Drone de raiz, perceber a sua constru√ß√£o mec√Ęnica, a componente electr√≥nica associada e todo o processo de controlo de voo. De uma forma simples, os alunos constroem o seu Drone e programam-no para voar em forma de teleopera√ß√£o ou aut√≥noma. Assim os alunos s√£o estimulados a aprender fazendo.

Este est√°gio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia do IPCB Hora: 2:00:00 PM
Pessoa de contacto: Pedro Torres

Est√°gio j√° em curso / terminado

373. Cool crops ‚ÄĚ ‚Äď como regulam a videira e o tomateiro a sua temperatura?


Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Respons√°vel: miguel costa
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Agronomia, Biologia, F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica, Rob√≥tica
Data: de 20-07-2021 a 27-07-2021 Hor√°rio: Manh√£
Investigador(es): Joaquim Miguel Rangel da Cunha Costa, Mariana Mota


Descrição: Com este mini-projecto, o/a participante ficará a saber como é que a videira e outras espécies regulam a sua temperatura e como é que as trocas gasosas ao nível das folhas (transpiração) influenciam o balanço energético das folhas e a sua temperatura.
O/A participante tomará contacto com princípios básicos sobre a transferência de calor, radiação infravermelha, termografia e sobre os processos da fotossíntese e transpiração.
O aluno/a descobrir√° as vantagens do uso da imagem t√©rmica na agricultura e na investiga√ß√£o em plantas. Medir√£o a temperatura de folhas de videira e tomateiro com um ou com v√°rios tipos de c√Ęmara t√©rmica (ex. ligada ao tel√©movel). A medi√ß√£o da transpira√ß√£o ser√° aferida com um medidor de trocas gasosas. O aluno far√° tamb√©m a observa√ß√£o de estomas nas duas esp√©cies e far√° um pequeno relat√≥rio (2 p√°ginas) sobre o trabalho realizado.

Observa√ß√Ķes: N/A

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Instituto Superior de Agronomia - Tapada da Ajuda Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Joaquim Miguel Rangel da Cunha Costa

Est√°gio j√° em curso / terminado

478. Da pesquisa de georrecursos à sua caracterização e produção


Instituição: Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GeoBioTec) - FCT NOVA
Respons√°vel: Carlos Galhano
N¬ļ Alunos: 8 Anos: 9¬ļ, 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Matem√°tica, Geologia, Tecnologia, Agronomia, Bioqu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Carlos Galhano


Descri√ß√£o: No √Ęmbito de investiga√ß√Ķes em curso e de atividades do Departamento de Ci√™ncias da Terra (FCT NOVA), prop√Ķe-se o acompanhamento de trabalhos relativos ao percurso que os georrecursos como as √°guas, os minerais ou as rochas seguem desde a fase inicial de avalia√ß√£o de uma √°rea potencial no terreno, passando pela fase de amostragem e ensaios de laborat√≥rio para caracterizar a sua qualidade, culminando na modela√ß√£o, respetiva explora√ß√£o e transforma√ß√£o. Assim, os estagi√°rios ir√£o acompanhar um levantamento de terreno com mapas, aprender a executar ensaios de laborat√≥rio, bem como procedimentos b√°sicos de interpreta√ß√£o e modela√ß√£o com recurso a ferramentas de tecnologias de informa√ß√£o e observar aspetos da extra√ß√£o desses materiais essenciais ao nosso desenvolvimento sustentado.

Observa√ß√Ķes: O est√°gio inclui o almo√ßo para todos os participantes bem como eventuais sa√≠das de campo.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA no Campus de Caparica Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Carlos Galhano

Est√°gio j√° em curso / terminado

403. Descobrir o Nicola Tesla e as suas inven√ß√Ķes


Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: Rogério Pais Dionísio
N¬ļ Alunos: 4 Anos: √Ārea: F√≠sico-Qu√≠mica, Inform√°tica, Tecnologia, Electr√≥nica
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Rogério Pais Dionísio


Descrição: O estágio tem como mote o inventor Nicola Tesla, e pretende desmistificar algumas das suas descobertas tecnológicas. As atividades desenvolvem-se em torno de três temas:

1 - O Eletromagnetimo desmistificado!
- Construção de um eletroíman
- Experi√™ncias com transformadores, e o princ√≠pio da indu√ß√£o m√ļtua
- Experiências com bobines de Tesla.

2 - As ondas eletromagnéticas em ação!
- Princ√≠pio das comunica√ß√Ķes sem fios: R√°dios AM e FM
- Até onde chega um sinal de rádio? Experiências ao ar livre para estimativa do alcance do sinal rádio.

3 - A luz como meio de comunicação!
- Como funciona uma fibra ótica?
- Transmissão de sinais sonoros com fibra ótica

As experiências e atividades serão desenvolvidas no exterior ou no laboratório, usando equipamento de medidas (multímetro, osciloscópio) e de geração de sinais elétricos (corrente contínua e alternada) adequados para a faixa etária dos estagiários.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Em frente à Escola Superior de Tecnologia, Avenida do Empresário, 6000-767 Castelo Branco Hora: 10:30:00 AM
Pessoa de contacto: Rogério Dionísio

Est√°gio j√° em curso / terminado

392. Estudo do aumento da salinidade no Rio Tejo


Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Respons√°vel: Manuel Matos
N¬ļ Alunos: 3 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Manuel Matos


Descrição: Nos rios que desaguam no mar é normal a mistura de água doce com água salgada na zona da foz. Temos o exemplo do Rio Tejo em que no seu estuário, a água tem praticamente a salinidade (teor de sal) da água do mar. Este efeito diminui à medida que nos afastamos da foz do rio e a água do rio apresenta as características de "água doce" alguns quilómetros a montante da foz.
O efeito da salinidade acentua-se com a diminuição dos caudais dos rios. Ou seja, quanto menor o caudal do rio mais a água do mar sobe no percurso do rio. Este efeito tem sido observado no Rio Tejo devido à diminuição do caudal deste rio. O aumento da salinidade da água do tem impacto nas culturas que diminuem a sua produtividade podendo mesmo secar. Este efeito é particularmente importante na zona da Lezíria em que a água do Rio Tejo é usada para a rega de grandes áreas de cultivo.
Neste trabalho estudaremos a evolução da salinidade do Rio Tejo entre Lisboa e Vila-Franca-de-Xira.
Ser√£o recolhidas amostras de √°gua do rio em v√°rios locais e ser√° medida a sua salinidade, pH e temperatura.
Ser√° elaborado um mapa de salinidade entre Lisboa e Vila-Franca-de-Xira.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Entrada Principal, ISEL, R. Cons. Emidio Navarro, Lisboa Hora: 10:30:00 AM
Pessoa de contacto: Manuel Matos

Est√°gio j√° em curso / terminado

838. Fibras electrónicas que geram energia!


Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Respons√°vel: Prof. Doutora Elvira Maria Correia Fortunato
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ, 9¬ļ √Ārea: Electr√≥nica, Engenharia de Materiais, F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Suman Nandy, Sumita Goswami, Guilherme


Descri√ß√£o: O trabalho que tem sido desenvolvido pela Universidade compreende a produ√ß√£o de um dispositivo de alta performance t√©cnica e de baixo custo para aplica√ß√Ķes de gera√ß√£o de energia em ‚ÄúWearables‚ÄĚ apontando ao aproveitamento da energia dissipada pelo movimento di√°rio do corpo humano. O projeto proposto envolve o tratamento/funcionaliza√ß√£o de fibras t√™xteis com dopantes qu√≠micos que possibilitam atribuir √†s fibras caracter√≠sticas eletr√≥nicas favor√°veis, para as tornar em agentes produtores de energia el√©trica. Estas fibras s√£o posteriormente encapsuladas em materiais polim√©ricos ou t√™xteis para simular pe√ßas de vesti√°rio. Estes sistemas baseados em tecido t√™m alta performance eletr√≥nica e podem permitir serem facilmente incorporados em objetos do nosso dia-a-dia.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: CENIMAT Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Sumita Goswami, Guilherme

Est√°gio j√° em curso / terminado

843. Imprime a tua ideia em 3D


Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Respons√°vel: Prof. Doutora Elvira Maria Correia Fortunato
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ, 9¬ļ √Ārea: Engenharia de Materiais, F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Elvira Fortunato, Sara Silvestre e Francisco Silva


Descri√ß√£o: Neste est√°gio vais ter a oportunidade de aprender a usar softwares de desenho 3D e de imprimir os teus pr√≥prios prot√≥tipos. Com os prot√≥tipos impressos podes desenvolver um pequeno projeto de introdu√ß√£o √† eletr√≥nica. Desafiamos-te a vir p√īr a tua criatividade √† prova!

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: CENIMAT Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Elvira Fortunato, Sara Silvestre e Francisco Silva

Est√°gio j√° em curso / terminado

377. Introdução ao Cálculo Científico e Modelação Molecular


Instituição: Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira
Respons√°vel: Pedro Pires
N¬ļ Alunos: 3 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Bioqu√≠mica, Nanoqu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Pedro Pires


Descrição: Este estágio tem por objetivo principal, desenvolver conhecimentos e competências básicas nas áreas do Cálculo Científico e da Modelação Molecular, numa duração aproximada de 24 horas. Nas primeiras 12 horas, os participantes aprenderão a utilizar a folha de cálculo (ex: Excel ou similar) para: realizar cálculos em Química e Física; aprender métodos numéricos para resolução de problemas. Na segunda metade do estágio, utilizarão software específico para modelar e visualizar moléculas simples e proteínas. O estágio não requer conhecimentos prévios de programação, mas os estudantes deverão trazer um computador portátil, com o sistema operativo Windows, onde possam instalar o software.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Universidade da Madeira, Edifício da Penteada, Piso 0, Sala 0.57 Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Helena Tom√°s

Est√°gio j√° em curso / terminado

525. Isolamento e identificação de bactérias redutoras de sulfato acidófilas ou tolerantes a pH ácido a partir de amostras ambientais afetadas pela atividade mineira


Instituição: Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Universidade do Algarve
Respons√°vel: Jorge Carlier
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, F√≠sico-Qu√≠mica, Geologia, Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 30-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Jorge Carlier


Descri√ß√£o: As bact√©rias redutoras de sulfato (SRB) t√™m vindo a ser utlizadas de forma eficiente para o tratamento de √°guas √°cidas de mina (AMD). Contudo, os processos de biorremedia√ß√£o ambiental em que est√£o envolvidas requerem uma etapa pr√©via de neutraliza√ß√£o da AMD dada a intoler√Ęncia da maior parte destas bact√©rias ao pH √°cido da AMD.
A utilização de SRB acidófilas em processos de biorremediação da AMD, diminuindo a amplitude (ou mesmo abdicando) da etapa de pré-tratamento químico, constituiria uma vantagem do ponto de vista económico e ambiental.
Os estagiários serão convidados a preparar culturas enriquecidas de SRB para além de outros procedimentos em curso no laboratório, tendo em vista o objetivo de enriquecer culturas líquidas em meios de cultura adaptados com valores de pH ácido, e posteriormente isolar colónias de SRB em meio sólido a partir dessas culturas.

Observa√ß√Ķes: N/A

Este est√°gio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Frente ao edf. 7 - campus de Gambelas da UAlg Hora: 10:00:00
Pessoa de contacto: Jorge Carlier

Est√°gio j√° em curso / terminado

382. Naturalmente... Lim√£o


Instituição: Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI), Instituto Superior de Engenharia do Porto
Respons√°vel: Jorge Garrido
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 9¬ļ, 10¬ļ, 11¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Tecnologia
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Hor√°rio: Manh√£
Investigador(es): Jorge Garrido


Descri√ß√£o: A natureza sempre despertou na humanidade um fasc√≠nio encantador n√£o s√≥ pelos recursos oferecidos para a alimenta√ß√£o humana como tamb√©m por ser respons√°vel pela obten√ß√£o da maioria das subst√Ęncias org√Ęnicas conhecidas e usadas atualmente. A rela√ß√£o entre o homem e as plantas foi muito estreita ao longo do desenvolvimento de quase todas as civiliza√ß√Ķes.
Para al√©m de alimentos, muitas plantas e frutos produzem/possuem produtos org√Ęnicos de alto valor econ√≥mico (√≥leos, resinas, borracha, gomas, cera, corantes, aromas, etc.). Neste est√°gio cient√≠fico propomos-te que descubras novos aspetos ligados ao uso, aplica√ß√£o e investiga√ß√£o de produtos naturais. Poder√°s trabalhar nos nossos laborat√≥rios e descobrir por ti mesmo como se obt√©m o √°cido c√≠trico, uma das subst√Ęncias mais utilizadas pela ind√ļstria alimentar e de bebidas, a partir do lim√£o.

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Instituto Superior de Engenharia do Porto - √Ātrio do edif√≠cio H Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Jorge Garrido

Est√°gio j√° em curso / terminado

371. Produção de maioneses vegan


Instituição: Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Respons√°vel: Sara Sim√Ķes
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ, 9¬ļ √Ārea: F√≠sico-Qu√≠mica, Ind√ļstria Alimentar, Tecnologia
Data: de 26-07-2021 a 30-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Sara Sim√Ķes/ Anabela Raymundo


Descri√ß√£o: Este est√°gio, inserido no projeto CleanLabel+, tem como objetivo dar a conhecer aos alunos o fundamento da produ√ß√£o de emuls√Ķes alimentares, nomeadamente maioneses. Tendo em conta as tend√™ncias do setor agro-alimentar, nomeadamente a sustentabilidade e a alimenta√ß√£o plant-based, faz todo o sentido reformular a maionese, um produto muito apreciado pelo consumidor comum, mas que apresenta pelo menos um ingrediente de origem animal, o ovo. Para al√©m de produzir e caracterizar maioneses sem ovo (substituindo-o por prote√≠nas vegetais), estas v√£o ainda ser adicionadas de produtos fermentados e/ou microalgas, ingredientes que introduzem valor nutricional mas tamb√©m capacidade de conserva√ß√£o.

Observa√ß√Ķes: Os alunos devem trazer bata.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Edifício Principal do Instituto Superior de Agronomia Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Anabela Raymundo

Est√°gio j√° em curso / terminado

409. Química do quotidiano no laboratório


Instituição: Unidade de I&D Química-Física Molecular, Universidade de Coimbra
Responsável: Daniel Martín Fernández
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 9¬ļ, 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Daniel Martín Fernández


Descri√ß√£o: √Č fundamental conhecer as opera√ß√Ķes b√°sicas de rotina de um laborat√≥rio de qu√≠mica para ter um primeiro contato com as ci√™ncias experimentais. Atrav√©s deste est√°gio os alunos conhecer√£o o material utilizado no trabalho di√°rio de um laborat√≥rio de investiga√ß√£o. Aprender√£o como se preparam as quantidades de reagentes necess√°rias para fazer as experi√™ncias e tamb√©m os processos qu√≠micos e f√≠sicos que acontecem nas rea√ß√Ķes. Essas experi√™ncias poder√£o ser relacionadas com processos do quotidiano.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Porta do Departamento de Química da Universidade de Coimbra Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Daniel Martín Fernández

Est√°gio j√° em curso / terminado

472. Qu√≠mica e Sa√ļde: a descoberta de candidatos a novos antibi√≥ticos para aplica√ß√£o em t√™xteis inteligentes!


Instituição: Centro de Química (CQUM), Universidade Minho
Respons√°vel: Alice Maria Esteves Dias
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Bioqu√≠mica
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Alice Maria Esteves Dias


Descri√ß√£o: Na sociedade atual, a √°rea da Sa√ļde tem sido quase exclusivamente associada √† Medicina e o contributo da Qu√≠mica tem sido praticamente ignorado por todos. No entanto, o sucesso dos M√©dicos no tratamento das doen√ßas depende estritamente dos medicamentos e estes s√£o, na verdade, desenvolvidos e produzidos por Qu√≠micos, uma vez que s√≥ os Qu√≠micos sabem preparar as mol√©culas necess√°rias para o desenvolvimento de um novo medicamento.
Nas √ļltimas duas d√©cadas, o problema das infe√ß√Ķes provocadas por microorganismos patog√©nicos est√° a converter-se de novo numa das prioridades da comunidade cient√≠fica, devido incid√™ncia das infe√ß√Ķes sist√©micas e ao cont√≠nuo aparecimento de estirpes multi-resistentes √† terap√™utica dispon√≠vel.
No nosso grupo de investiga√ß√£o, est√£o a ser desenvolvidas mol√©culas inovadoras como candidatos a novos antibi√≥ticos para aplica√ß√£o em t√™xteis inteligentes a serem utilizados na √°rea biom√©dica, uma vez que demonstraram uma potente atividade antimicrobiana em agentes patog√©nicos com relev√Ęncia cl√≠nica . Neste √Ęmbito, o aluno vai participar na s√≠ntese e caracteriza√ß√£o de mol√©culas para avalia√ß√£o da atividade antimicrobiana.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Escola de Ciências, Departamento de Química Hora: 9:15:00 AM
Pessoa de contacto: Prof. Alice Dias

Est√°gio j√° em curso / terminado

384. Química no Duche


Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Respons√°vel: Nelson Guerreiro Cortez Nunes
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£
Investigador(es): Nelson Guerreiro Cortez Nunes


Descri√ß√£o: Neste est√°gio propomos que fiques a conhecer algumas propriedades f√≠sico-qu√≠micas de produtos de uso di√°rio como champ√īs, gel de banho ou sabonete assim como poder√°s produzir alguns destes produtos.
Sabias que quando estás rodeado de espuma durante o banho a propriedade físico-química responsável chama-se tensão superficial?
E quando colocas champ√ī na cabe√ßa? Claro que n√£o desejas que ele escorra imediatamente, n√£o √©? A propriedade f√≠sico-qu√≠mica respons√°vel chama-se viscosidade!
Para que a tua pele não fique irritada na presença destes produtos é necessário que o pH seja adequado.
Vamos neste est√°gio tentar produzir alguns destes detergentes e ao mesmo tempo caracterizar e comparar as principais propriedades f√≠sico-qu√≠micas destes materiais com outros produtos comerciais como champ√īs e g√©is de banho.

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: √Ātrio do Edif√≠cio P do ISEL Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Nelson Nunes

Est√°gio j√° em curso / terminado

461. Químicos Medicinais no combate ao cancro


Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Respons√°vel: Maria M. M. Santos
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Ci√™ncias da Sa√ļde, Bioqu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Ana Paula Francisco e Maria M. M. Santos


Descri√ß√£o: O(A) aluno(a) ser√° integrado numa equipa de investiga√ß√£o de qu√≠mica medicinal que sintetiza compostos para inibi√ß√£o de enzimas, e compostos para inibi√ß√£o de intera√ß√Ķes prote√≠na-prote√≠na, para potencial aplica√ß√£o terap√™utica na √°rea de oncologia. Durante o est√°gio o(a) aluno(a) ir√° acompanhar e participar na s√≠ntese de novas mol√©culas com interesse terap√™utico para o cancro. Os compostos a serem sintetizados ir√£o ser purificados utilizando t√©cnicas de cromatografia e de recristaliza√ß√£o. A identifica√ß√£o e caracteriza√ß√£o dos compostos ser√° feita atrav√©s de t√©cnicas espectrosc√≥picas de Infravermelho (IV), Resson√Ęncia Magn√©tica Nuclear (RMN) e medi√ß√£o do ponto de fus√£o. Tamb√©m ir√° acompanhar ensaios de estudos de estabilidade de potenciais futuros f√°rmacos por ulta-violeta (UV) e cromatografia l√≠quida de alta resolu√ß√£o (HPLC). No final do est√°gio o(a) aluno(a) ir√° apresentar e discutir os resultados alcan√ßados, recorrendo a aplica√ß√Ķes multim√©dia.

Observa√ß√Ķes: Os alunos devem trazer bata e um caderno para registar as experi√™ncias realizadas.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farm√°cia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Adelaide Fernandes

Est√°gio j√° em curso / terminado

394. Remoção de poluentes de efluentes industriais por membranas poliméricas de acetato de celulose


Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Luís Miguel Minhalma
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, F√≠sica, Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Tecnologia
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Hor√°rio: Tarde
Investigador(es): Luís Miguel Minhalma, Ana Sofia Figueiro


Descri√ß√£o: O est√°gio pretende dar a conhecer as Opera√ß√Ķes de Membranas, nomeadamente a opera√ß√£o de Ultrafiltra√ß√£o (UF), que s√£o tecnologias inovadoras utilizadas no tratamento de efluentes industriais e que permitem tornar os processos industriais mais "limpos".
O est√°gio ter√° cinco componentes: 1) descri√ß√£o dos processos de membranas, sua classifica√ß√£o e poss√≠veis aplica√ß√Ķes, 2) prepara√ß√£o de membranas de UF no laborat√≥rio, 3) caracteriza√ß√£o dessas mesmas membranas e 4) aplica√ß√£o das membranas de UF no tratamento de √°guas residuais provenientes da ind√ļstria do processamento da corti√ßa, tendo em vista a remo√ß√£o de poluentes e 5) an√°lise das diferentes correntes geradas no processo em termos de condutividade, carbono org√Ęnico total (COT) e cor.
No final do est√°gio os alunos realizam um poster, onde apresentam os resultados obtidos.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Laboratório de Engenharia do Ambiente Hora: 2:00:00 PM
Pessoa de contacto: Miguel Minhalma

Est√°gio j√° em curso / terminado

453. Ser Cientista Social em Tempos de Pandemia


Instituição: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), Instituto Universitário de Lisboa
Respons√°vel: Sofia Rocha
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, F√≠sica, Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Matem√°tica, Inform√°tica, Geologia, Tecnologia, Rob√≥tica, Sociologia
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Sofia Rocha


Descrição: O estágio organizado pelo CIES-Iscte pretende proporcionar o contacto com um centro de investigação em ciências sociais - os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias - e a forma como se têm adaptado à atual crise pandémica.

Os estagiários serão integrados em equipas de investigação com projetos em curso sobre diversas temáticas, experimentando diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, bem como distintas formas de apresentação e divulgação dos resultados científicos.

Pretende-se que os estagiários experimentem as diversas atividades inerentes à pesquisa em ciências sociais, sob a orientação de equipas de investigadores do Centro.

Ao longo do estágio, para além da apresentação do Centro e do contexto universitário envolvente, procurar-se-á proporcionar uma noção prática e diversificada do que é a investigação em ciências sociais, assim como desmistificar a imagem e conceito de cientista.

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Gabinete do CIES-Iscte Sala 2W10, Edifício Sedas Nunes, Iscte- Instituto Universitário de Lisboa, Av. das Forças Armadas. 1649-026 Lisboa (Portugal) Hora: 11:00:00 AM
Pessoa de contacto: Sofia Rocha

Est√°gio j√° em curso / terminado

393. Síntese de bioplásticos produzidos com polímeros naturais


Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Respons√°vel: Ana Catarina Cardoso de Sousa
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 11¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Tecnologia
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Hor√°rio: Manh√£
Investigador(es): Ana Catarina Cardoso de Sousa


Descri√ß√£o: Este trabalho tem como objetivo a produ√ß√£o de diferentes biopl√°sticos obtidos a partir de amido e gelatina, ambas subst√Ęncias com origem em fontes renov√°veis. Como agentes plastificantes ser√£o utilizados o glicerol e o √≥leo de girassol, materiais biodegrad√°veis e de baixa toxicidade. Os filmes produzidos ser√£o analisados e comparados entre si no que se refere √† maleabilidade e resist√™ncia.

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Laborat√≥rio de Qu√≠mica Inorg√Ęnica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Ana Catarina Sousa

Est√°gio j√° em curso / terminado

517. Tecnologia alimentar - desenvolver novos produtos e prepara-los para o mercado


Instituição: Programa Cultivar - Centro de Ecologia Funcional (CFE) & Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar de Castelo Branco (CATAA))
Respons√°vel: Christophe Espirito Santo
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 12¬ļ √Ārea: Biologia, Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Ci√™ncias da Sa√ļde, Bioqu√≠mica
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Christophe Espirito Santo


Descrição: Vem ter uma visão geral do processo de apoio ao sector agroalimentar. Este estágio promete ser bastante completo. Vais passar pelo desenvolvimento de novos produtos e conservação (Unidades Piloto (UP)) e pelos laboratórios de Físico-Química (LFQ), Biologia Molecular (BM), Analise Sensorial (AS) e Microbiologia (LM):
Dia 1
UP: Os alunos serão consciencializados sobre o processo de desidratação, como uma técnica de conservação e que reduz o desperdício alimentar e apoiar no desenvolvimento de novos produtos. Neste trabalho será desenvolvido um produto desidratado
Dia 2
BM: este laborat√≥rio √© munido de uma t√©cnica de sequencia√ß√£o massiva de nova gera√ß√£o, ir√£o conhecer o processo e como √© aplicado na ind√ļstria alimentar
AS: os produtos previamente desenvolvidos (desidratados) ser√£o avaliados para perceberem como funciona uma an√°lise sensorial
Dia 3
UP: compreender a tecnologia inovadora de conservação por atmosfera controlada e frio; LFQ: aprender as analises de avaliação da qualidade da cereja ao longo da conservação
Dia 4
UP: A esferificação permite criar um caviar de qualquer líquido. Terão uma nova perspetiva sobre a apresentação dos alimentos
Dia 5
LM: conhecer todo o sistema de trabalho de um laboratório de Microbiologia alimentar

Este est√°gio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar (CATAA) Hora: 10:30:00 AM
Pessoa de contacto: Christophe Espírito Santo

Est√°gio j√° em curso / terminado

841. Transforma uma folha de papel em testes de diagnóstico para a diabetes ou COVID-19


Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Respons√°vel: Prof. Doutora Elvira Maria Correia Fortunato
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ, 9¬ļ √Ārea: Engenharia de Materiais, F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Elvira Fortunato, Ana Marques e Tom√°s Pinheiro


Descri√ß√£o: O papel √© um material com m√ļltiplas aplica√ß√Ķes, neste est√°gio vais utilizar uma folha de papel para fazeres um teste de glucose e um teste r√°pido para a COVID-19, utilizando uma simples impressora. Vem descobrir o outro lado de uma simples folha de papel.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: CENIMAT Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Elvira Fortunato_ Ana Marques e Tom√°s Pinheiro

Est√°gio j√° em curso / terminado

839. Uma folha de papel pode ser um circuito integrado


Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Respons√°vel: Prof. Doutora Elvira Maria Correia Fortunato
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ, 9¬ļ √Ārea: Electr√≥nica, Engenharia de Materiais, F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Luís Pereira, Raquel Barras, Tiago Carvalho, Cristina Gaspar


Descri√ß√£o: Criar dispositivos electr√≥nicos recicl√°veis e de baixo custo √© muito importante para alguns produtos de consumo intensivo como as embalagens inteligentes. A utiliza√ß√£o de materiais naturais e amigos do ambiente, como o papel, e de tecnologias de processamento de baixo custo, como a impress√£o, s√£o vitais para este objectivo. Neste trabalho podes projectar e criar circuitos electr√≥nicos simples com capacidade para detectar varia√ß√Ķes de temperatura ou pH e indicar essas altera√ß√Ķes num pequeno mostrador que muda de cor. No final ver√°s como podes reciclar e reutilizar todos os materiais que utilizaste.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: CENIMAT Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Luís Pereira_ Raquel Barras, Tiago Carvalho, Cristina Gaspar

Est√°gio j√° em curso / terminado

408. Valorização de Plantas Endógenas da Costa Marítima Portuguesa


Instituição: Unidade de I&D Química-Física Molecular, Universidade de Coimbra
Respons√°vel: Joana Marques
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 02-08-2021 a 06-08-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Joana Marques


Descri√ß√£o: Os compostos fitoqu√≠micos constituem um vasto grupo de compostos de origem natural, presentes na dieta humana em quantidades apreci√°veis nas frutas e vegetais, apresentando um extenso leque de fun√ß√Ķes biol√≥gicas.
A costa litoral portuguesa é rica em muitas plantas halófitas e marítimas, cujas características físico-químicas e biológicas, estão ainda pouco exploradas ao nível científico.
O projecto proposto visa preencher esta lacuna, através do estudo do perfil biológico, de
extractos de plantas halófitas e marítimas, permitindo a valorização destes recursos naturais endógenos. Irão ser preparados extractos de plantas e será avaliado o seu potencial antioxidante através de métodos espectrofotométricos.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Porta do Departamento de Química da Universidade de Coimbra Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Joana Marques

Est√°gio j√° em curso / terminado

446. Valorização sintética do extrato bruto de folha de oliveira


Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Respons√°vel: Carlos A. M. Afonso
N¬ļ Alunos: 1 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Carlos A. M. Afonso


Descri√ß√£o: Esta proposta de est√°gio visa trazer experi√™ncia e conhecimento na valoriza√ß√£o de recursos bio renov√°veis, atrav√©s da aplica√ß√£o de metodologias de qu√≠mica org√Ęnica sint√©tica que permitem a cria√ß√£o de mol√©culas derivadas de recursos naturais prontamente dispon√≠veis, como as folhas de oliveira.
A oleropeína (OLE) é um dos principais compostos encontrados na folha da oliveira (0,5-2% (p / p) seco) seguida de uma variedade de outros compostos fenólicos. Esta, é constituída por três blocos: hidroxitirosol, glicose e monoterpeno que mantêm características químicas atraentes e tem atividade antimicrobiana e antiviral.
A nossa proposta de trabalho consiste então na extração de oleropeína das folhas de oliveira seguida de uma reação de metanólise catalisada por Amberlyst 15 (uma resina com características acídicas) que visa a clivagem exclusiva da ligação acetal entre o glicosídeo e as subunidades de monoterpeno, e elimina assim a porção glicosídica.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farm√°cia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Adelaide Fernandes

Est√°gio j√° em curso / terminado

419. Vem descobrir os mistérios associados à azeitona de mesa


Instituição: Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança
Respons√°vel: Elsa Ramalhosa
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Elsa Ramalhosa / Maria de Fátima Tomé Martins


Descri√ß√£o: As azeitonas de mesa s√£o um produto fermentado obtido a partir dos frutos da oliveira, Olea europaea L., sendo parte integrante da dieta da regi√£o mediterr√Ęnea.
Pretende-se com este trabalho dar a conhecer aos alunos diferentes modos de produção de azeitona de mesa, e de serem capazes de avaliar diversas propriedades físico-químicas, tais como a cor, textura, pH, acidez titulável, teores de humidade, cinzas e gordura. Os alunos irão ainda isolar e identificar os principais microrganismos presentes nas azeitonas.
Com este trabalho os alunos poder√£o verificar que a azeitona de mesa √© muito mais que um produto vegetal fermentado, com uma composi√ß√£o e propriedades que o tornam um produto √ļnico.

Observa√ß√Ķes: Os alunos dever√£o trazer bata. Est√°gio com oferta de almo√ßo e possibilidade de alojamento para alunos candidatos selecionados e afastados do local de habita√ß√£o.

Este est√°gio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Elsa Ramalhosa

Est√°gio j√° em curso / terminado

840. Vem imprimir grafeno


Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), Universidade Nova de Lisboa
Respons√°vel: Prof. Doutora Elvira Maria Correia Fortunato
N¬ļ Alunos: 4 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ, 9¬ļ √Ārea: Engenharia de Materiais, F√≠sica, F√≠sico-Qu√≠mica
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Hor√°rio: Manh√£ + Tarde
Investigador(es): Elvira Fortunato, Jo√£o Coelho e Sara Silvestre


Descrição: O prémio Nobel da Física foi atribuído à descoberta do grafeno face às excelentes propriedades deste material em particular na condução eléctrica. Muito embora a produção de grafeno seja complexa e dispendiosa, no CENIMAT|i3N é utilizada uma nova tecnologia sustentável e amiga do ambiente para produzir grafeno recorrendo a uma tecnologia laser. Neste estágio vais fazer grafeno e aplicar este material a sensores, baterias e circuitos integrados.

Este estágio disponibiliza almoços

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: CENIMAT Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Elvira Fortunato_ Jo√£o Coelho e Sara Silvestre

Est√°gio j√° em curso / terminado