Listagem de Estágios

513. Síntese de um Fotossensibilizador com Potencial Aplicação em Terapia Fotodinâmica

Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Investigador(es): Susana Lopes e Isabel Soares

Descrição: A terapia fotodinâmina (PDT, do inglês Photodynamic Therapy) é uma terapia não invasiva que permite eliminar células tumorais através da combinação de um fotossensibilizador com uma fonte de luz. Os fotossensiblizadores acumulam-se seletivamente nos tecidos tumorais e, após irradiação, induzem a sua destruição através de um processo que envolve a geração de espécies reativas de oxigénio. O objetivo deste projeto é sintetizar e caraterizar uma molécula com caraterísticas de fotossensibilizador com potencial aplicação em terapia fotodinâmica.

Local de encontro: Entrada do Departamento de Química, Polo I da Universidade de Coimbra Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Sérgio Rodrigues

512. Síntese e caracterização de um BODIPY

Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Abílio Sobral, Chrislaura Carmo e Juliana Araújo ( Sérgio Rodrigues, coordenação do estágio)

Descrição: O objectivo deste estágio é a síntese, purificação (cromatografia em coluna de sílica e placas de sílica) e caracterização por ressonância magnética do BODIPY.
Os BODIPYs (do inglês boron dipyrromethenes) são uma classe interessante de moléculas orgânicas contendo boro e flúor que apresentam uma grande versatilidade estrutural, excelente estabilidade fotoquímica e boa solubilidade. Estes fotossensibilizadores têm sido estudados em diversas áreas, tendo revelado resultados muitos promissores para a aplicação em células fotovoltaicas orgânicas, OLEDs mas também na medicina, através da terapia fotodinâmica e diagnóstico de tumores.
Um dos pontos de investigação do grupo passa pelo desenvolvimento de BODIPYs para futuras aplicações biomédicas. O BODIPY analisado é um desses compostos sintetizados pelo grupo que está a ser alvo de estudo como um fotossensibilizador para utilização em tomografia por emissão de positrões (PET) e terapia fotodinâmica.

Pessoa de contacto: Sérgio Rodrogues

510. Síntese e caracterização química e fotofísica de uma porfirina

Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): João Pina e Ana Lúcia Cardoso

Descrição: As porfirinas são compostos intensamente corados presentes na Natureza, onde são preponderantes em vários processos fundamentais à vida. Exemplos representativos são o grupo heme e a clorofila. O heme, um complexo de ferro, está presente na hemoglobina e na mioglobina, onde é responsável pelo transporte e armazenamento de oxigénio. Devido às suas características químicas e fototofísicas, as porfirinas e os seus derivados têm sido utilizados com sucesso como fotossensibilizadores (FS) na Terapia Fotodinâmica e no fotodiagnóstico. A Terapia Fotodinâmica, é uma modalidade terapêutica clinicamente aprovada para o tratamento de doenças oncológicas e não oncológicas (e.g., dermatológicas, oftalmológicas, etc). Esta terapia induz a destruição seletiva do tumor, minimizando os danos nos tecidos adjacentes e os efeitos secundários inerentes às terapias convencionais.
O estágio está dividido em duas partes. Inicialmente, os alunos sintetizam, purificam e caracterizam uma porfirina. Seguidamente, os alunos fazem a caracterização fotofísica da porfirina e avaliam a sua capacidade para absorver na janela terapêutica e produzir oxigénio singleto (fundamentais para um fotossensibilizador).

Pessoa de contacto: Ana Lúcia Cardoso

511. Síntese e caracterização química e fotofísica de uma porfirina (II)

Investigador(es): Ana Lúcia Cardoso e João Pina

Pessoa de contacto: Ana Lúcia Cardoso

509. Trilhos e percursos químicos

Nº Alunos: 6 Anos: Área:
Data: de 05-07-2021 a 09-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Sérgio P. J. Rodrigues

Descrição: Neste estágio, os estudantes terão oportunidade de investigar e refletir sofre a química que se pode encontrar nas ruas e jardins perto da Universidade de Coimbra. Partindo de vários caminhos já marcados e efetuados (Rodrigues, 2021), novos trilhos e pistas serão procurados ativamente com a colaboração dos jovens investigadores que participarem neste estágio.

Pessoa de contacto: Sérgio Rodrigues