Listagem de Estágios

Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa

484. O que é perguntar em Ciências Sociais?


Instituição: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
Responsável: Tatiana Ferreira
Nº Alunos: 4 Anos: Área:
Data: de 12-07-2021 a 16-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Tatiana Ferreira


Descrição: Todos os dias nos media aparecem inquéritos sobre vários temas; sondagens, nomeadamente eleitorais; entrevistas a personalidades ou a cidadãos comuns; ou, ainda, a observação, quando a reportagem assume uma duração mais longa.
O carácter espontâneo destas formas de interrogar sugere que qualquer pessoa estará habilitada a fazer perguntas a outras e a tirar as conclusões que entende, a partir das respostas dadas.
Ora, nas suas pesquisas, as Ciências Sociais utilizam estas mesmas técnicas para investigar os problemas que estuda. Mas elas obedecem a critérios científicos. Como se sabe, na base de uma boa pesquisa tem de estar sempre uma boa pergunta…
Neste estágio vais entrar em contacto com diferentes cientistas sociais que te irão convidar a experimentar os bastidores de "o que é perguntar": fazer um guião para entrevista (sociologia); elaborar um inquérito para questionário (psicologia social); conceber uma sondagem (ciência política); fazer uma grelha de observação (antropologia). Se as condições o permitirem, irás fazer uma saída de campo.
No final do estágio terás adquirido um conjunto de conhecimentos e competências que poderás utilizar nos teus projetos escolares.

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: ICS-Ulisboa, Av Prof. Aníbal de Bettencourt, 9, Lisboa Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Tatiana Ferreira

Estágio já em curso / terminado