Listagem de Estágios

534. Desvendar quimicamente a rotulagem de azeites: um olhar sobre os parâmetros químicos da qualidade

Instituição: Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) Universidade de Évora
Responsável: Raquel Garcia
Data: de 19-07-2021 a 24-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Raquel Garcia

Descrição: Neste estágio os alunos terão a oportunidade de partirem à descoberta de como se rotula um azeite de acordo com as suas características físico-químicas. Com esse objetivo, iniciarão uma aprendizagem sobre as técnicas analíticas e cromatográficas utilizadas no laboratório para a determinação de diversos parâmetros químicos da qualidade de azeites. No final do estágio, os alunos terão a oportunidade de construírem o rótulo para cada um dos azeites analisados experimentalmente.

Local de encontro: Escola de Ciência e Tecnologia- Colégio Luís António Verney (CLAV) em sala a indicar. Hora: 10:00:00
Pessoa de contacto: Raquel Garcia

459. Estarão as plantas sozinhas? - Na descoberta dos microorganismos que as habitam

Responsável: Hélia Cristina Guerra Cardoso
Data: de 30-08-2021 a 03-09-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Hélia Cristina Guerra Cardoso

Descrição: A multiplicação in vitro tem sido amplamente utilizada para a propagação de diversas espécies de plantas. No entanto, o sucesso destas metodologias pode ser comprometido pela ocorrência de contaminações no meio de cultura, normalmente provocadas pelo crescimento de bactérias que colonizam internamente os tecidos da planta (endófitas).
Na presente ação os alunos irão participar nos trabalhos de cultura in vitro envolvendo: i) a preparação de meios de cultura, ii) a multiplicação de espécies vegetais já mantidas em condições in vitro; iii) o estabelecimento de novas culturas (desinfeção de material vegetal), iv) o isolamento de endófitos em meio de cultura.
Para detetar a presença das bactérias endófitos no material vegetal os alunos irão desenvolver trabalho envolvendo técnicas de biologia molecular: i) extração de DNA dos tecidos vegetais, ii) PCR para deteção de bactérias endófitas, iii) preparação de amplicões para sequenciação SANGER, iv) e análise de sequências (BioEdit e BLASTn).
Esta ação integra os investigadores Hélia Cardoso, Catarina Campos, Lénia Rodrigues, Miguel Silvério, Rita Pires e Augusto Peixe.

Local de encontro: Pólo da Mitra - Lab. de Biologia Molecular Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Hélia Cardoso

458. O papel da saliva nas escolhas alimentares

Responsável: Elsa Lamy
Data: de 12-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Elsa Lamy

Descrição: O estudo da saliva tem vindo a crescer de interesse, quer para pesquisa de biomarcadores de doenças, em alternativa ao sangue, quer para avaliação de stress e bem-estar, quer ainda no contexto do comportamento alimentar. De facto, este fluido tem a particularidade de estar em contacto com as estruturas orais e com os alimentos, podendo assim interferir na forma como os mesmos são percebidos. Todos nós temos diferenças, em termos de composição da saliva que temos, para além de, em cada um de nós, essa composição variar com muitos fatores. Assim, essas variações poderão ajudar a explicar porque não temos todos as mesmas preferências alimentares.

Neste estágio vais ter a possibilidade de conhecer melhor a biologia da cavidade oral e a forma como a mesma influencia as escolhas alimentares. Para além disso, vais poder aprender diversas técnicas laboratoriais.
Propomos-te duas semanas com testes de avaliação sensorial, diferentes técnicas laboratoriais, observação de estruturas orais ao microscópio e onde aprenderás mais sobre saliva.
No contexto atual, de pandemia, trabalhar com saliva pode ser um desafio. Mas não tenhas medo, garantimos todas as condições de segurança.

Observações: Necessário o uso de bata

Local de encontro: Colégio do Espirito Santo - Evora Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Elsa Lamy

460. O papel dos genes e das proteínas na resposta das plantas aos stresses ambientais

Responsável: Lénia Rodrigues
Data: de 26-07-2021 a 30-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Lénia Rodrigues

Descrição: Durante o seu ciclo de vida as plantas são expostas a diversos fatores de stress. Vários estudos demonstraram que as mesmas têm capacidade para ajustar as suas funções fisiológicas e moleculares para se adaptarem a condições ambientais adversas. Uma das proteínas com um papel de destaque na regulação e adaptação ao stress é a enzima Oxidase Alternativa (AOX), desempenhando um papel de relevo ao nível da respiração secundária das plantas.
Nesta ação os alunos irão verificar, a nível genético e proteico, em sementes de ervilha, o efeito do stress provocado por temperaturas extremas. Para tal, o trabalho será dividido em duas fases: uma primeira, onde se realizará a extração de RNA dos tecidos vegetais, síntese do cDNA e análise da expressão dos genes por RT-qPCR, e uma segunda, onde será analisado o perfil proteico total das sementes por SDS-PAGE e a expressão da proteína AOX pela técnica Western Blot. Os alunos irão também realizar um ensaio de germinação e observar o efeito destas temperaturas ao nível da viabilidade da semente.
Esta ação integra investigadores do laboratório de Biologia Molecular: Lénia Rodrigues, Hélia Cardoso, Catarina Campos e Cristina Mendes.

Local de encontro: Pólo da Mitra, Edifício Santos Júnior, Lab. Biologia molecular Hora: 10:00:00 AM