Listagem de Estágios

439. Bacteriófagos: os vírus devoradores de bactérias

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Sandra Simões
Investigador(es): Daniela Pinto

Descrição: O laboratório PhaBRIC - Phage Biology Research and Infection Control dedica-se ao estudo da biologia dos bacteriófagos e à sua exploração para o desenvolvimento de novas estratégias antibacterianas. Os bacteriófagos, ou fagos, são vírus que infetam bactérias, sendo por isso um dos seus predadores naturais. São importantes modelos de investigação na área da microbiologia e da biologia molecular há mais de 100 anos, tendo estado na base de descobertas científicas revolucionarias. Mais recentemente, devido ao problema grave das resistências aos antibióticos, os fagos voltaram a ganhar importância como potenciais agentes terapêuticos para combater bactérias multirresistentes (terapia fágica). Para além disso, o laboratório PhaBRIC também se dedica ao estudo das proteínas que os fagos usam para explodir as bactérias após se terem replicado dentro delas. Entre essas proteínas estão as endolisinas, enzimas que degradam a parede celular bacteriana (enzibióticos). Neste estágio, os alunos terão oportunidade de ficar a conhecer estes vírus particulares e de executar experiências laboratoriais que permitem ver a ação letal de bacteriófagos, e das suas enzimas, sobre bactérias.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Adelaide Fernandes

440. Como morrem as nossas células?

Responsável: Cecília Rodrigues
Investigador(es): Cecília Rodrigues

Descrição: Parte das nossas células vai morrendo, ao longo da vida, porque a vida é impossível sem a morte... Algumas células morrem com o envelhecimento, mas outras morrem em qualquer idade e por motivos diferentes: na sequência de uma doença, por exposição a agentes tóxicos físicos, químicos ou biológicos, ou simplesmente porque deixaram de ser necessárias ou passaram a ser indesejáveis. Curiosamente, há células que resistem à morte, tornando a vida impossível...
Mas, como morrem as células? E o que as impede de morrer? Será possível reprogramar e reconduzir as células para a vida ou para a morte? Este estágio proporciona a integração dos alunos numa equipa de investigação, execução de experiências simples, visitas a laboratórios, sempre acompanhados por investigadores que procuram diariamente respostas para estas, e outras, perguntas.

443. Conhecer de perto as células imunitárias do cérebro

Responsável: Adelaide Fernandes
Investigador(es): Adelaide Fernandes

Descrição: Que células nervosas existem no cérebro para além dos neurónios e como "conversam" entre si? Este estágio dá a conhecer as diferentes células nervosas, e foca-se nas células da microglia, as células com função imunológica do cérebro, e no seu papel nas doenças neurodegenerativas.

O estágio iniciar-se-á com uma interação entre os alunos dos diversos estágios onde serão divulgadas as atividades científicas.

Os alunos irão contactar de perto com as células do cérebro, e de como estas podem ser modelos de estudo nas doenças neurodegenerativas onde a inflamação tem um papel chave. Poderão observar a microglia numa caixa de cultura e como interage com as outras células no tecido nervoso, perceber as alterações da sua morfologia, como reage perante o dano e quais as vias de resposta e disfunção, recorrendo nomeadamente à microscopia de fluorescência.

No final os alunos apresentarão e discutirão a informação recolhida numa sessão conjunta com colegas de outros estágios na Faculdade.

A participação neste estágio contribuirá para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, integrando diferentes domínios do conhecimento, nomeadamente as Ciências Farmacêuticas e o Medicamento.

Observações: Trazer bata

Pessoa de contacto: Adelaide Fernandes

444. Cosmecêuticos nanoformulados. Sabes o que são? Vem descobrir!

Responsável: Sandra Simões
Investigador(es): Sandra Simões

Descrição: O cosmecêuticos são produtos que realizam ações cosméticas muito mais ativas, ou seja, são mais eficazes no cuidado da pele porque lhe fornecem compostos que a ajudam a ser mais saudável e mais bonita. Os cosméticos nanoformulados possuem uma característica adicional que é a de possuírem estruturas nanométricas que ajudam a que a ação na pele dos compostos veiculados seja mais eficaz. Este estágio pretende dar a conhecer a aplicação da nanotecnologia à cosmética e as técnicas utilizadas para a preparação e caracterização de lipossomas de origem natural. O estágio permitirá também descobrir os benefícios de alguns ingredientes que usamos na cozinha na preparação de cosmecêuticos.

447. Descontaminação de armas químicas de guerra

Responsável: Carlos Afonso
Investigador(es): Carlos Afonso

Descrição: O uso de agentes químicos de guerra (AQG) é uma séria ameaça nos dias de hoje, devido a vários ataques terroristas em diferentes países (por exemplo, no metro de Tóquio e recentemente na guerra civil Síria). Embora tratados internacionais tenham proibido o seu desenvolvimento, produção e armazenamento, os agentes químicos de guerra são ainda produzidos em alguns países. O número de possíveis vítimas de um ataque químico depende muito da rapidez de resposta a neutralizar o agente químico. Neste projeto (NATO SPS "Biofriendly decontamination of Chemical Warfare Agents project (EnzIL - G5713)") propõe-se uma nova abordagem de descontaminação de agentes químicos de guerra, que tem como base o uso de Líquidos Iónicos (LIs). Para isso os estudantes irão sintetizar líquidos iónicos nos Laboratório de Química Orgânica da Faculdade de Farmácia , que depois serão aplicados para a descontaminação de simulantes de armas de guerra no Laboratório Militar de Defesa Química.

442. Desenvolvimento de Fármacos Anti-convulsivantes

Responsável: Maria de Jesus Saldanha Rocha
Investigador(es): Maria de Jesus Perry

Descrição: A Epilepsia ocupa o 4º lugar nas doenças neurológicas. Sabe-se que 1 em cada 26 pessoas desenvolverá epilepsia em qualquer altura da sua vida.
Para além da doença em si condicionar a vida dos doentes, os tratamentos médicos e cirúrgicos utilizados estão associados a um número elevado de efeitos secundários adversos. Como os anti-convulsivantes existentes partilham estes efeitos secundários (sedação, apatia, irritabilidade, dificuldade de falar, depressão, etc...), verifica-se que muitos pacientes abandonam as terapêuticas. Neste projecto pretende-se que os alunos se envolvam na síntese, identificação estrutural e estudo de estabilidade de um anti-convulsivante, com a dinâmica própria das metodologias aplicadas pela química terapêutica. No final ser-lhes-á proporcionada a apresentação e discussão dos resultados alcançados por recurso a aplicações multimédia.

Observações: Trazer bata.

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:30:00 AM

449. Hidrogenação em fluxo contínuo de diamino ciclopentenonas

Responsável: Carlos A. M. Afonso
Investigador(es): Carlos Afonso

Descrição: Durante o estágio serão realizadas hidrogenações em fluxo contínuo usando o reator H-Cube® Mini Plus. A reação compreenderá a hidrogenação de diamino ciclopentenonas e posterior eliminação para obter as enaminonas correspondentes. Será possível avaliar as vantagens de reações em fluxo contínuo em relação a condições de batch.
Com este trabalho o(a) aluno(a) terá a oportunidade de presenciar o dia-a-dia num laboratório de investigação em química orgânica e aprender técnicas laboratoriais usuais para purificação de compostos e análise estrutural.

Observações: O(A) aluno(a) deve trazer bata de laboratório e óculos de proteção. É aconselhável trazer um caderno de apontamentos.

Pessoa de contacto: Adelaide Fernandes

441. Queres combater a invasão microbiana no mundo dos dispositivos médicos?

Responsável: Isabel Ribeiro
Investigador(es): Isabel Ribeiro

Descrição: O que é um dispositivo médico? Porque podem os dispositivos médicos estar associados a infeções? Quais os agentes patogénicos responsáveis por essas infeções? Que estratégias selecionar para prevenir a infeção? Como aferir o sucesso da estratégia seguida?
Estas questões serão abordadas no decorrer do estágio seguindo-se a realização de diferentes trabalhos laboratoriais relacionados com prevenção da colonização, por microrganismos patogénicos, de superfícies de biomateriais destinados à produção de dispositivos médicos (nomeadamente cateteres e implantes ósseos). Os alunos irão produzir por via biotecnológica antimicrobianos para a funcionalização de silicone usado na produção de cateteres. Avaliarão as propriedades antibiofilme/antibacterianas dos materiais funcionalizados e realizarão alguns ensaios de caracterização de superfície. Vão também estudar a libertação de fármacos antimicrobianos adicionados a cimentos ósseos e avaliar a citocompatibilidade em células de mamífero de alguns biomateriais.
Espera-se que no final os alunos façam uma apresentação do trabalho desenvolvido e respetiva discussão.
Estágio no âmbito do projeto de investigação PTDC/BTM-SAL/29335/2017.

Observações: Trazer bata.

461. Químicos Medicinais no combate ao cancro

Responsável: Maria M. M. Santos
Investigador(es): Ana Paula Francisco e Maria M. M. Santos

Descrição: O(A) aluno(a) será integrado numa equipa de investigação de química medicinal que sintetiza compostos para inibição de enzimas, e compostos para inibição de interações proteína-proteína, para potencial aplicação terapêutica na área de oncologia. Durante o estágio o(a) aluno(a) irá acompanhar e participar na síntese de novas moléculas com interesse terapêutico para o cancro. Os compostos a serem sintetizados irão ser purificados utilizando técnicas de cromatografia e de recristalização. A identificação e caracterização dos compostos será feita através de técnicas espectroscópicas de Infravermelho (IV), Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e medição do ponto de fusão. Também irá acompanhar ensaios de estudos de estabilidade de potenciais futuros fármacos por ulta-violeta (UV) e cromatografia líquida de alta resolução (HPLC). No final do estágio o(a) aluno(a) irá apresentar e discutir os resultados alcançados, recorrendo a aplicações multimédia.

Observações: Os alunos devem trazer bata e um caderno para registar as experiências realizadas.

451. Reações concertadas (Diels-Alder) em alta pressão

Responsável: Rafael F. A. Gomes
Investigador(es): Rafael F. A. Gomes

Descrição: Durante o estágio serão feitas reações concertadas de Diels-Alder usando um reator de alta pressão (2000 atm) a - 20 ᵒC e os resultados serão analisados por Ressonância Magnética Nuclear quantitativa. Como modelo serão utilizados furanos obtidos de tratamento acídico da biomassa, numa perspetiva de valorização sustentável de produtos da bio refinaria. O aluno aprenderá técnicas básicas utilizadas em laboratórios de química orgânica, purificação de compostos, análise estrutural e regras de segurança.

Observações: O aluno deve usar bata e óculos de proteção durante a sua estadia no laboratório.

448. Transformação de sais de piridinium usando luz

Responsável: João Sousa
Investigador(es): Filipa Siopa

Descrição: Aminociclopentitóis são uma classe de moléculas com um vasto espectro de atividades biológicas, evidenciando-se a sua aplicação como inibidores da glicosidase. Os inibidores da glicosidase já estão no mercado como fármacos contra a diabetes tipo II, a gripe suína e para o tratamento da doença de Gaucher. Uma atrativa abordagem para a síntese de aminociclopentitóis é a transformação fotoquímica de sais de piridínio a aziridinas-bicíclicas, seguida da abertura do anel da aziridina originando aminociclopentenos, um intermediário versátil na síntese de aminociclopentitóis.

Este projeto pretende contribuir nesta área através da descoberta de uma nova transformação fotoquímica de piridínio assistida por fluxo contínuo. O impacto deste conceito será enorme nos domínios da síntese orgânica assim como na área da fotoquímica, uma vez que os resultados esperados vão originar um novo método para a síntese de precursores de aminociclopentitóis. Os produtos obtidos abrirão uma nova área de compostos biologicamente ativos que podem ser aplicados para desenvolver novas moléculas com potencial atividade.

Pessoa de contacto: Carlos Afonso

450. Valorização do tremoço

Responsável: Raquel Durão
Investigador(es): Carlos Afonso

Descrição: A Lupanina é um produto natural presente nas sementes do tremoço (Lupinus albus) que apresenta algumas atividades farmacológicas, nomeadamente antimicrobial, anti-hipertensivo, antidiabético e agente hiperglicémico. Neste estágio, os alunos poderão proceder à extração da Lupanina a partir das águas provenientes das sementes do tremoço e ainda acompanhar todo o processo de extração até à formação de alguns dos seus derivados. Posteriormente, estes alunos terão a possibilidade de funcionalizar a Lupanina através de um processo eletroquímico, tanto em "batch" como em fluxo contínuo. A eletroquímica é uma alternativa bastante eficiente, económica e amiga do ambiente em comparação com os processos de oxidação/redução convencionais, pois permite realizar reações de oxidação/redução que envolvem a transferência de eletrões para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. De uma forma geral, neste estágio os alunos poderão acompanhar o dia a dia de um investigador num laboratório de química orgânica, aprendendo e experienciando várias técnicas e métodos laboratoriais.

446. Valorização sintética do extrato bruto de folha de oliveira

Responsável: Carlos A. M. Afonso
Investigador(es): Carlos A. M. Afonso

Descrição: Esta proposta de estágio visa trazer experiência e conhecimento na valorização de recursos bio renováveis, através da aplicação de metodologias de química orgânica sintética que permitem a criação de moléculas derivadas de recursos naturais prontamente disponíveis, como as folhas de oliveira.
A oleropeína (OLE) é um dos principais compostos encontrados na folha da oliveira (0,5-2% (p / p) seco) seguida de uma variedade de outros compostos fenólicos. Esta, é constituída por três blocos: hidroxitirosol, glicose e monoterpeno que mantêm características químicas atraentes e tem atividade antimicrobiana e antiviral.
A nossa proposta de trabalho consiste então na extração de oleropeína das folhas de oliveira seguida de uma reação de metanólise catalisada por Amberlyst 15 (uma resina com características acídicas) que visa a clivagem exclusiva da ligação acetal entre o glicosídeo e as subunidades de monoterpeno, e elimina assim a porção glicosídica.

445. Vamos prevenir a formação de metástases cerebrais de cancro da mama

Responsável: Maria Alexandra Brito
Investigador(es): Maria Alexandra Brito

Descrição: As metástases cerebrais de cancro da mama são uma situação clínica muito preocupante, pelo facto de estarem associadas a reduzida qualidade de vida e diminuta sobrevivência dos pacientes. O Laboratório Neurovascular dedica-se ao estudo dos mecanismos subjacentes à passagem das células de cancro da mama através dos capilares sanguíneos cerebrais e ao desenvolvimento de estratégias para a sua prevenção de modo a evitar a formação das metástases cerebrais. O objetivo do presente estágio é proporcionar aos alunos a compreensão dos fundamentos científicos do processo de metastização cerebral, bem como de abordagens experimentais para o seu estudo. Para o efeito, durante o estágio o aluno terá contacto com diversas técnicas de biologia celular e molecular. Entre estas, conta-se a cultura das células de cancro da mama e das células endoteliais que revestem os capilares sanguíneos, isoladamente e em conjunto, bem como a análise da expressão de proteínas de interesse por imunofluorescência com vista a avaliar o efeito da interação e sua modelação. Este estágio permitirá ao aluno acompanhar diretamente o trabalho de jovens cientistas, em contexto real de investigação.