Listagem de Estágios

Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança

420. BeeFilm - A aplicação da própolis em filmes comestíveis para conservar alimentos


Instituição: Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Soraia Falcão
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Soraia Falcão; Miguel Vilas Boas


Descrição: Quando se fala em apicultura pensa-se logo no mel como produto por excelência obtido das abelhas, mas existem outros fantásticos produtos, como a própolis. Este produto da colmeia tem uma composição complexa, é recolhida pelas abelhas melíferas a partir de rebentos de plantas. Devido às suas propriedades biológicas e farmacológicas é amplamente utilizada em medicina tradicional e cada vez mais procurada pela indústria cosmética e pela indústria alimentar.
A aplicação de extratos naturais na preservação de alimentos tem recebido crescente atenção no design de filmes comestíveis ativos, como uma alternativa adequada para o controle de microrganismos. Neste estágio vais desenvolver filmes comestíveis de quitosano, isolado de lagostim-vermelho com incorporação de própolis, para aplicação na conservação de alimentos. Para isso vais fazer a extração de compostos fenólicos de uma amostra de própolis e fazer a sua caracterização por cromatografia; isolar e purificar o quitosano apartir dos lagostins-vermelhos; produzir os filmes comestíveis de quitosano incorporados com a própolis; avaliar a atividade biológica dos filmes. Candidata-te e vem conhecer este fascinante produto da colmeia.

Observações: Os alunos deverão trazer bata. Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para alunos candidatos selecionados e afastados do local de habitação

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro de Investigação de Montanha (CIMO) Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Soraia Falcão

Estágio já em curso / terminado

419. Vem descobrir os mistérios associados à azeitona de mesa


Instituição: Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Instituto Politécnico de Bragança
Responsável: Elsa Ramalhosa
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Elsa Ramalhosa / Maria de Fátima Tomé Martins


Descrição: As azeitonas de mesa são um produto fermentado obtido a partir dos frutos da oliveira, Olea europaea L., sendo parte integrante da dieta da região mediterrânea.
Pretende-se com este trabalho dar a conhecer aos alunos diferentes modos de produção de azeitona de mesa, e de serem capazes de avaliar diversas propriedades físico-químicas, tais como a cor, textura, pH, acidez titulável, teores de humidade, cinzas e gordura. Os alunos irão ainda isolar e identificar os principais microrganismos presentes nas azeitonas.
Com este trabalho os alunos poderão verificar que a azeitona de mesa é muito mais que um produto vegetal fermentado, com uma composição e propriedades que o tornam um produto único.

Observações: Os alunos deverão trazer bata. Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para alunos candidatos selecionados e afastados do local de habitação.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Instituto Politécnico de Bragança Hora: 9:30:00 AM
Pessoa de contacto: Elsa Ramalhosa

Estágio já em curso / terminado