Listagem de Estágios

411. Controlar "gordura" para diminuir o risco de cancro?

Instituição: Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), Universidade da Beira Interior
Responsável: Sílvia Socorro
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Sílvia Socorro

Descrição: O excesso de gordura corporal associado à obesidade é um problema que afeta adultos e jovens à escala global. Em 2030, 50% da população europeia poderá vir a sofrer de obesidade! Esta doença, classificada como uma pandemia no século XXI, aumenta o risco de doenças como a diabetes, hipertensão arterial, enfarte do miocárdio, etc. Mas sabias que a obesidade é também um fator de risco para o aparecimento de vários tipos de cancro?
Nesta atividade, os alunos serão incluídos numa equipa de investigação e irão colaborar em diversas abordagens experimentais que estudam: i) de que modo a obesidade contribui para o desenvolvimento do cancro; e ii) como a inibição da metabolização de gorduras pode ser usada no tratamento do cancro. Terão oportunidade de contactar com várias técnicas e metodologias de Biologia Celular e Molecular, tais como, microscopia de fluorescência, cultura de células, extração de ácidos nucleicos, PCR, e deteção e quantificação de proteínas. Os alunos serão ainda desafiados a colaborar em diversas atividades lúdico-pedagógicas que visam alertar para a importância de hábitos de alimentação saudável (e.g. dieta mediterrânica) e a prática de exercício físico.

Local de encontro: Receção da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Eduardo Cavaco

412. Preparação de uma nanovacina manosilada contra a COVID-19

Responsável: Ângela Maria Almeida de Sousa
Nº Alunos: 2 Anos: Área:
Data: de 19-07-2021 a 23-07-2021 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ângela Sousa

Descrição: O presente projeto tem como objetivo a obtenção da vacina de DNA minicircular inovadora que vai codificar duas proteínas do SARS-CoV-2, formulação e caraterização de nanosistemas contendo ligandos de manose para proteger, transportar e entregar a vacina de DNA às células apresentadoras de antigénios. Para tal os alunos vão integrar no grupo de investigação de "Biopharmaceuticals and Biomaterials" do CICS-UBI e realizar técnicas de biotecnologia para a biossíntese, extração e purificação da vacina de DNA minicircular. De seguida a vacina de DNA será encapsulada com um polímero funcionalizado com ligandos de manose para formar nanosistemas (cápsulas de transporte à escala nanométrica) e caracterizar por técnicas de dynamic light scattering, zetasizer e microscopia eletrónica de varrimento. Por fim, serão realizados estudos de transfeção in vitro para avaliar a entrega da nanovacina às células apresentadoras de antigénio por microscopia de fluorescência e a expressão dos antigénios do vírus por PCR e western blot.

Local de encontro: Portaria da Faculdade de Ciências da Saúde localizada próximo ao Hospital Hora: 10:00:00 AM