Listagem de Est√°gios

Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira

379. A Qu√≠mica Org√Ęnica na vida do dia-a-dia

Respons√°vel: Paula Castilho
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Biologia, Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Tecnologia, Ci√™ncias da Sa√ļde, Bioqu√≠mica
Investigador(es): Paula Castilho

Descri√ß√£o: As transforma√ß√Ķes que acontecem nas mol√©culas biol√≥gicas s√£o muito id√™nticas √†s que podemos realizar em laborat√≥rio. Neste est√°gio, vamos desenvolver e documentar algumas reac√ß√Ķes de mol√©culas pequenas que s√£o representativas das reac√ß√Ķes que acontecem nos processos vitais, usando material e equipamentos simples de uso corrente. Vamos:
- proceder à extracção de óleos essenciais de plantas através de técnicas de hidrodestilação e modificar selectivamente os componentes por forma poder identificá-los por métodos colorimétricos (mudanças de cor) ou por mudança de estado físico.
- usar testes qu√≠micos e t√©cnicas espectrosc√≥picas para identificar subst√Ęncias desconhecidas.
- produzir componentes de f√°rmacos e comparar com as subst√Ęncias isoladas a partir de f√°rmacos comerciais.
Os estagiários trabalharão em conjunto com estudantes do curso de Bioquímica

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Sala 0.57 do Campus Universit√°rio da Penteada Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Helena Tom√°s

Est√°gio j√° em curso / terminado

378. Definir a tipicidade de vinhos provenientes de distintas regi√Ķes geogr√°ficas atrav√©s do perfil vol√°til

Respons√°vel: Rosa Perestrelo
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, Qu√≠mica Anal√≠tica
Investigador(es): Rosa Perestrelo

Descri√ß√£o: Pretende-se estabelecer o perfil vol√°til de vinhos produzidos em diferentes regi√Ķes geogr√°ficas (Madeira, A√ßores, Alentejo, Set√ļbal), recorrendo √† microextra√ß√£o em fase s√≥lida combinada com a cromatografia em fase gasosa acoplada √† espectrometria de massa (HS-SPME/GC-MS), como estrat√©gia para definir a tipicidade e a autenticidade do produto e para a sua diferencia√ß√£o de acordo com a sua regi√£o geogr√°fica. Pretende-se ainda estabelecer marcadores geogr√°ficos atrav√©s da aplica√ß√£o de ferramentas quimiom√©tricas (m√©todos estat√≠sticos multivariados).

Local de encontro: Centro de Química da Madeira Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Professora Helena Tom√°s

Est√°gio j√° em curso / terminado

380. Identificação de metabolitos voláteis em fluidos biológicos potenciais biomarcadores de patologias oncológicas

Respons√°vel: Jos√© C√Ęmara
N¬ļ Alunos: 2 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica
Investigador(es): Jos√© C√Ęmara

Descri√ß√£o: A composi√ß√£o vol√°til de diferentes fluidos biol√≥gicos (saliva, urina, ar exalado), resultante dos diferentes processos metab√≥licos, tem sido recentemente investigada como estrat√©gia n√£o invasiva para o diagn√≥stico de diferentes patologias incluindo o cancro. Neste contexto emerge um crescente interesse cientifico na avalia√ß√£o do potencial dos compostos vol√°teis presentes na urina, para fins de diagn√≥stico cl√≠nico. Assim, neste trabalho iremos estabelecer o perfil volat√≥mico urin√°rio de indiv√≠duos com cancro da pr√≥stata e compar√°-lo com indiv√≠duos saud√°veis como estrat√©gia para identificar compostos vol√°teis potenciais biomarcadores deste tipo de cancro. Para isso usaremos a microextra√ß√£o em fase s√≥lida em modo espa√ßo de cabe√ßa (HS-SPME) para a extra√ß√£o dos compostos vol√°teis, combinada com a cromatografia gasosa-espectrometria de massa (GC-MS) para a identifica√ß√£o dos compostos isolados. Os dados obtidos ser√£o tratados com recurso a ferramentas estat√≠sticas avan√ßadas de forma a evidenciar as poss√≠veis correla√ß√Ķes obtidas.

1¬ļ Dia de Est√°gio

Local de encontro: Universidade da Madeira. Campus da Penteada. Piso 0, sala 0.57. Dia 19 Julho. Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Profª Helena Tomás

377. Introdução ao Cálculo Científico e Modelação Molecular

Respons√°vel: Pedro Pires
N¬ļ Alunos: 3 Anos: 10¬ļ, 11¬ļ, 12¬ļ √Ārea: Qu√≠mica, F√≠sico-Qu√≠mica, Bioqu√≠mica, Nanoqu√≠mica
Investigador(es): Pedro Pires

Descrição: Este estágio tem por objetivo principal, desenvolver conhecimentos e competências básicas nas áreas do Cálculo Científico e da Modelação Molecular, numa duração aproximada de 24 horas. Nas primeiras 12 horas, os participantes aprenderão a utilizar a folha de cálculo (ex: Excel ou similar) para: realizar cálculos em Química e Física; aprender métodos numéricos para resolução de problemas. Na segunda metade do estágio, utilizarão software específico para modelar e visualizar moléculas simples e proteínas. O estágio não requer conhecimentos prévios de programação, mas os estudantes deverão trazer um computador portátil, com o sistema operativo Windows, onde possam instalar o software.

1¬ļ Dia de Est√°gio