Listagem de Estágios

Centro de Química da Madeira (CQM), Universidade da Madeira

379. A Química Orgânica na vida do dia-a-dia

Responsável: Paula Castilho
Investigador(es): Paula Castilho

Descrição: As transformações que acontecem nas moléculas biológicas são muito idênticas às que podemos realizar em laboratório. Neste estágio, vamos desenvolver e documentar algumas reacções de moléculas pequenas que são representativas das reacções que acontecem nos processos vitais, usando material e equipamentos simples de uso corrente. Vamos:
- proceder à extracção de óleos essenciais de plantas através de técnicas de hidrodestilação e modificar selectivamente os componentes por forma poder identificá-los por métodos colorimétricos (mudanças de cor) ou por mudança de estado físico.
- usar testes químicos e técnicas espectroscópicas para identificar substâncias desconhecidas.
- produzir componentes de fármacos e comparar com as substâncias isoladas a partir de fármacos comerciais.
Os estagiários trabalharão em conjunto com estudantes do curso de Bioquímica

Local de encontro: Sala 0.57 do Campus Universitário da Penteada Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Helena Tomás

378. Definir a tipicidade de vinhos provenientes de distintas regiões geográficas através do perfil volátil

Responsável: Rosa Perestrelo
Investigador(es): Rosa Perestrelo

Descrição: Pretende-se estabelecer o perfil volátil de vinhos produzidos em diferentes regiões geográficas (Madeira, Açores, Alentejo, Setúbal), recorrendo à microextração em fase sólida combinada com a cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massa (HS-SPME/GC-MS), como estratégia para definir a tipicidade e a autenticidade do produto e para a sua diferenciação de acordo com a sua região geográfica. Pretende-se ainda estabelecer marcadores geográficos através da aplicação de ferramentas quimiométricas (métodos estatísticos multivariados).

Local de encontro: Centro de Química da Madeira Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Professora Helena Tomás

380. Identificação de metabolitos voláteis em fluidos biológicos potenciais biomarcadores de patologias oncológicas

Responsável: José Câmara
Investigador(es): José Câmara

Descrição: A composição volátil de diferentes fluidos biológicos (saliva, urina, ar exalado), resultante dos diferentes processos metabólicos, tem sido recentemente investigada como estratégia não invasiva para o diagnóstico de diferentes patologias incluindo o cancro. Neste contexto emerge um crescente interesse cientifico na avaliação do potencial dos compostos voláteis presentes na urina, para fins de diagnóstico clínico. Assim, neste trabalho iremos estabelecer o perfil volatómico urinário de indivíduos com cancro da próstata e compará-lo com indivíduos saudáveis como estratégia para identificar compostos voláteis potenciais biomarcadores deste tipo de cancro. Para isso usaremos a microextração em fase sólida em modo espaço de cabeça (HS-SPME) para a extração dos compostos voláteis, combinada com a cromatografia gasosa-espectrometria de massa (GC-MS) para a identificação dos compostos isolados. Os dados obtidos serão tratados com recurso a ferramentas estatísticas avançadas de forma a evidenciar as possíveis correlações obtidas.

Local de encontro: Universidade da Madeira. Campus da Penteada. Piso 0, sala 0.57. Dia 19 Julho. Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Profª Helena Tomás

377. Introdução ao Cálculo Científico e Modelação Molecular

Responsável: Pedro Pires
Nº Alunos: 3 Anos: Área:
Investigador(es): Pedro Pires

Descrição: Este estágio tem por objetivo principal, desenvolver conhecimentos e competências básicas nas áreas do Cálculo Científico e da Modelação Molecular, numa duração aproximada de 24 horas. Nas primeiras 12 horas, os participantes aprenderão a utilizar a folha de cálculo (ex: Excel ou similar) para: realizar cálculos em Química e Física; aprender métodos numéricos para resolução de problemas. Na segunda metade do estágio, utilizarão software específico para modelar e visualizar moléculas simples e proteínas. O estágio não requer conhecimentos prévios de programação, mas os estudantes deverão trazer um computador portátil, com o sistema operativo Windows, onde possam instalar o software.

Local de encontro: Universidade da Madeira, Edifício da Penteada, Piso 0, Sala 0.57 Hora: 10:00:00 AM